Lista completa de Questões de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às competências legais da enfermagem, considere as seguintes afirmativas: 1. O auxiliar de enfermagem exerce atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão, bem como a participação em nível de execução simples em processos de tratamento. 2. Ao auxiliar de enfermagem cabe especialmente observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, executar ações de tratamento simples, prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente e participar da equipe de saúde. 3. Desde que tenha sido delegado pelo enfermeiro, um técnico de enfermagem pode realizar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimento de base científica. Assinale a alternativa correta.
Sintomas de mal-estar, em geral, são comuns nos ambientes de trabalho e podem estar associados a diversos fatores. Diante de uma situação de mal-estar, um técnico de enfermagem, ao verificar os dados vitais, depara-se com a medida da pressão arterial com o valor igual a 90x50 mmHg. Qual o termo correto para classificar esse sinal?
A pessoa portadora de doença de Alzheimer apresenta muitas dificuldades para viver uma vida normal devido às muitas alterações que ocorrem em seu cérebro. Isso afeta também a dinâmica familiar. O profissional de enfermagem tem papel importante na educação em saúde da pessoa com a doença e sua família, tanto no esclarecimento como no preparo de cuidadores familiares. As indicações abaixo dizem respeito a aspectos que devem ser abordados nesse processo. Assinale a alternativa correta.
Cuidar para não deixar transparecer que se trata de uma doença grave, para não gerar muita ansiedade nos familiares, uma vez que os sintomas mais incapacitantes para o doente poderão surgir somente em torno de quinze anos após o início da doença.
A higiene e o vestuário não serão afetados, considerando que a progressão dos sintomas é lenta; assim o paciente poderá continuar realizando atividades rotineiras.
O reconhecimento dos membros da família não é afetado pela evolução da doença, porque o doente continua com a memória remota e recente.
O ambiente de uma pessoa portadora de Alzheimer deverá ser modificado; objetos e mobiliários que obstruam sua passagem deverão ser retirados para evitar acidentes
Em estágio avançado, a pessoa possui memória remota e recente, mas fica debilitado fisicamente, sendo necessário auxílio em todos os aspectos do dia-a-dia.
Quanto à doença de Parkinson, é INCORRETO afirmar:
É um distúrbio neurológico progressivo e irreversível causado pela degeneração dos neurônios.
Com o surgimento de medicamentos como o levodopa aumentou a expectativa de vida das pessoas portadoras do mal de Parkinson.
É uma doença crônica degenerativa que evolui de forma muito lenta, e seus sinais e sintomas pouco alteram a rotina do dia-a-dia da pessoa portadora dessa patologia
Tremores dos membros superiores, alterações na marcha e no equilíbrio, rigidez muscular, micrografia, alterações sensoriais são sinais e sintomas de Parkinson.
É uma das doenças degenerativas do sistema nervoso, cujos sintomas podem ser amenizados com uso de medicamentos.
A educação em saúde para a pessoa com a doença de Parkinson e sua família tem como objetivos esclarecer e motivar o preparo de cuidadores familiares. Qual das alternativas abaixo é correta para manter o paciente mais independente e ativo?
Estimular o paciente a ingerir alimentos sólidos e não pensar na deglutição ao alimentar-se.
Estimular a manutenção de objetos como tapetes e adereços na casa, pois o paciente precisa acostumar-se a deambular e desviar dos obstáculos.
Estimular o paciente a ler em voz baixa e falar lentamente, pois isso auxilia na tonificação da musculatura, que é prejudicada pelas alterações musculares da doença.
O paciente deve fazer suas refeições utilizando talheres com cabos retos e curtos, minimizando a frustração decorrente da limitação imposta pela doença
O paciente deve utilizar roupas com velcro ao invés de botões ou zíper. Sapatos sem fivelas e cadarços são medidas que facilitam a tarefa de vestir-se
A fim de estabelecer o diagnóstico de enfermagem em relação ao nível de consciência de uma pessoa, qual das alternativas abaixo nos fornece esse diagnóstico?
A orientação quanto ao tempo, espaço e pessoa.
A avaliação da espasticidade e da fala arrastada.
A dificuldade de lembrar fatos de acontecimentos remotos e desmielinização.
A dificuldade na articulação das palavras e agrafia.
Os níveis de ansiedade, estresse e agnosia.
As interações que os profissionais de enfermagem estabelecem com o usuário são capazes de torná-lo mais ajustado e aumentar sua auto-estima, ou seja, sua comunicação com o usuário pode e deve ser terapêutica. Com base no assunto, é correto afirmar:
Todo profissional de saúde tem o dever de desenvolver a competência interpessoal, apropriando-se de conhecimentos da comunicação humana e terapêutica para estabelecer uma relação de ajuda com o usuário.
Realizar comunicação terapêutica é de responsabilidade exclusiva dos psicólogos e médicos.
O enfermeiro não deve interagir de modo a se apropriar de fatos íntimos do usuário, pois tais assuntos são confidenciais e o código de ética da enfermagem enfatiza que atitude como essa é antiética, já que invade a privacidade.
Quando o enfermeiro informar ou orientar alguma coisa ao usuário, já estará realizando uma comunicação terapêutica, ou seja, estabelecerá uma relação de ajuda.
A relação interpessoal para ser efetiva ou terapêutica deverá ser programada para acontecer durante as palestras educativas que o enfermeiro realizar.
A partir da década de 20, surge a Previdência Social no Brasil e cria-se a primeira Caixa de Aposentadoria e Pensões – CAP dos ferroviários, à qual seguiram-se outras CAPs. Com relação à Previdência Social, assinale a alternativa correta.
No ano de 1932 com a Lei Getúlio Vargas, surge a Previdência Social.
No ano de 1923 com a Lei Elói Chaves, surge a Previdência Social.
No ano de 1920 com a Lei 8.080, surge a Previdência Social.
No ano de 1920 com a Lei 8.142, surge a Previdência Social.
No ano de 1940 com a Lei Café Filho, surge a Previdência Social.
Considerando-se a Política de Saúde no final dos anos 70, que ocasionou uma crise fiscal do Estado com fortes repercussões na Previdência Social, o modelo médico-assistencial que privilegiava a iniciativa privada apresentou fortes inadequações à realidade sanitária nacional. A respeito do modelo médico-assistencial e da situação de saúde desse período histórico, considere as seguintes afirmativas:
I. A prática médica dominante, a flexeneriana, baseada nos aspectos curativo-reabilitadores, era capaz de alterar os perfis de morbimortalidade.
II. A prática médica dominante, a flexeneriana, viabilizou a expansão do sistema de saúde, considerando o baixo custo dos procedimentos.
III. O modelo médico-assistencial gerava superposições, descoordenações e ausência de controle.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...