Lista completa de Questões de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao realizar uma visita domiciliar você necessita obter os dados antropométricos. Entretanto, o paciente está debilitado e apresenta dificuldades em manter-se ereto para a verificação da altura. Para obtenção dessa medida antropométrica utiliza-se como medida o comprimento da perna (CP). Qual é a fórmula para se obter a estatura do homem?
Estatura do homem = 84,88 – { 0, 24 x idade (anos)} + 1,93 x CP (cm).
Estatura do homem = 84,88 – { 0, 04 x idade (anos)} + 2,03 x CP (cm).
Estatura do homem = 64,88 – { 0, 24 x idade (anos)} + 1,83 x CP (cm).
Estatura do homem = 84,18 – { 0, 24 x idade (anos)} + 2,01 x CP (cm
Estatura do homem = 64,19 – { 0, 04 x idade (anos)} + 2,02 x CP (cm).
A proteção de pacientes e também dos profissionais de saúde que trabalham em unidades ambulatoriais é de fundamental importância, visto que todos estão constantemente expostos a riscos diversos. Contudo, faz-se necessário adotar medidas de biossegurança relacionadas diretamente com o atendimento do paciente. Nesse contexto, é correto afirmar:
A higienização ou lavagem rigorosa das mãos, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e cuidados no manuseio de material perfurocortante garantem a biossegurança.
O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) garante a biossegurança.
O uso de álcool glicerinado a 70% garante a biossegurança.
A higienização rigorosa das mãos garante a biossegurança.
O uso de luvas no manuseio de material perfurocortante garante a biossegurança.
No período de 1990 a 2001, foram registrados no Brasil 458 casos de raiva humana. A média foi de 38 casos por ano. Historicamente, as regiões Norte e Nordeste são responsáveis por 80% dos casos no Brasil. Quanto aos animais transmissores, o cão foi responsável por 74% dos casos no início do período analisado, seguido pelo morcego (12%) e pelo gato (5%). No período de 2000 e 2001, o macaco surgiu como potencial transmissor. Entre 1998 e 2000, observou-se o aumento na proporção de transmissão na área urbana, passando de 55% para 69%, também sendo observado que a transmissão canina, em área urbana, foi três vezes maior do que por outra espécie. Reconhecendo a importância da atuação do profissional enfermeiro na Vigilância Epidemiológica, no controle da raiva e na indicação do tratamento profilático anti-rábico humano pós-exposição, assinale a alternativa correta.
Em caso de acidente grave (lambedura de pele íntegra) envolvendo um animal sem suspeita de raiva, é indicado iniciar imediatamente 4 (quatro) doses de vacina de cultivo celular (células VERO), administradas nos dias 0, 3, 7 e 28.
Em caso de acidente grave (ferimento profundo) envolvendo um animal desaparecido, é indicado iniciar imediatamente o tratamento com soro e 5 (cinco) doses de vacina de cultivo celular (células VERO), administradas nos dias 0, 3, 7, 14 e 28.
Em caso de acidente grave (lambedura de mucosa) envolvendo um animal clinicamente sadio, é indicado iniciar imediatamente o tratamento com soro e 7 (sete) doses de vacina de cultivo celular (células VERO), administradas nos dias 0, 3, 5, 7, 9, 14 e 28.
Em caso de acidente leve (ferimentos na planta dos pés) envolvendo um animal desaparecido, é indicado iniciar imediatamente o tratamento com soro, adiando a vacinação para (10) dez dias após o tratamento soroterápico.
Em caso de acidente grave (ferimentos profundos e múltiplos em qualquer região do corpo) envolvendo um macaco, é indicado observar o animal durante 5 meses, e após essa observação, caso o mesmo entre em óbito, iniciar um esquema de 10 (dez) doses de vacina de cultivo celular (células VERO), administradas em dias consecutivos
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, foram notificados 222.356 casos de Aids entre 1980 e 2001. A estimativa de soropositividade para o HIV (vírus da imunodeficiência humana) na população de 15 a 49 anos na região Sul é de 0,72%. Portanto, considerando as diferenças de sexo, estima-se para Curitiba a soropositividade de 4.289 homens e 2.607 mulheres nessa faixa etária (SMS, 2002). Assim sendo, o enfermeiro que desenvolver seu processo de trabalho em Unidades Básicas de Saúde necessariamente irá deparar-se com essa realidade. Com base no assunto, assinale a alternativa correta.
Portadores com contagem de CD4 menor que 350 células e carga viral próxima de 100.000 cópias são considerados imunologicamente estáveis
A infecção pelo HIV apresenta duas fases: infecção aguda e Aids.
A infecção pelo HIV é uma doença de caráter evolutivo crônico e potencialmente controlável.
Todos os cuidados devem ser tomados no sentido de garantir sigilo das informações, inclusive a não notificação de casos novos.
A detecção precoce do HIV é de fundamental importância como ação de controle da epidemia, porém o teste anti-HIV não possibilita avaliar a progressão dos novos casos.
Com relação à vacina contra a infecção por Haemophilus influenza tipo b (Hib), é correto afirmar:
O esquema básico compreende 4 doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
O Hib é o tipo mais importante de Haemophilus influenza por ser o agente causador de várias doenças invasivas em crianças até os 5 anos de idade, tais como meningite, septicemia, pneumonia, epiglotite, artrite séptica e osteomielite.
A via de administração da vacina Hib é subcutânea, preferencialmente na face externa do antebraço.
O Hib é o tipo mais importante de Haemophilus influenza por ser o agente causador de gripes e resfriados em crianças até os 5 anos de idade.
A vacina Hib também é apresentada na forma tetravalente, em conjunto com as vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola.
Segundo Asa Cristina Laurell, o processo saúde-doença da coletividade pode ser entendido como "o modo específico pelo qual ocorre, nos grupos, o processo biológico de desgaste e reprodução, destacando a presença de um funcionamento biológico diferente, com conseqüências para o desenvolvimento regular de atividades cotidianas, isto é, o surgimento da doença". Levando em consideração essa definição, assinale a alternativa correta.
O enfermeiro atua na análise e na aplicação de medidas de prevenção e controle dos fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença.
A expressão saúde-doença refere-se ao processo biológico de adoecimento da coletividade.
O conjunto de processos sociais não influencia o processo saúde-doença individual.
O enfermeiro atua no processo saúde-doença individual, porém não no de uma coletividade.
A Vigilância Epidemiológica não atua no processo saúde-doença da coletividade.
A amamentação natural é o modo mais prático, seguro e econômico de alimentar a criança pequena. O leite humano é um alimento complexo e essencial, com a capacidade de adaptar-se às mudanças e necessidades nutricionais, imunológicas e afetivas do bebê. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
O uso de chupeta no período de apojadura ajuda na deglutição de enzimas presentes na saliva e evita perdas energéticas do bebê.
A toxoplasmose não contra-indica a amamentação, pois não é transmitida pelo leite humano.
É indicada a amamentação cruzada quando existe a contra-indicação da amamentação materna.
É contra-indicada a amamentação materna para a criança que possui lábio leporino.
Não existe contra-indicação para a mãe portadora de HIV amamentar, pois o vírus não é transmitido pelo leite materno.
O crescimento é considerado um dos melhores indicadores de saúde da criança. Com relação à avaliação do peso, assinale a alternativa correta.
Aos 8 meses de vida, o peso duplica em relação ao peso do nascimento.
Aos 5 meses de vida, o peso triplica em relação ao peso do nascimento.
Aos 8 meses de vida, o peso quadruplica em relação ao peso do nascimento.
Aos 7 meses de vida, o peso triplica em relação ao peso do nascimento.
Aos 5 meses de vida, o peso duplica em relação ao peso do nascimento.
Assinale a alternativa que apresenta a forma correta de se calcular o coeficiente de prevalência de uma doença em uma população.
Divide-se o número de casos novos de uma determinada doença pela população geral e multiplica-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10.
Divide-se o número de casos conhecidos de uma determinada doença pela população exposta ao risco no período e multiplica-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10.
Divide-se o número de casos novos de uma determinada doença pela população exposta ao risco no período e multiplica-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10.
Divide-se o número de casos conhecidos de uma determinada doença pela população geral e multiplica-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10
Divide-se o número de óbitos por uma determinada doença pela população exposta ao risco no período e multiplica-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10.
Quanto às hepatites virais, é correto afirmar:
Os agentes etiológicos, os vírus, possuem como característica o tropismo primário pelo fígado.
A via de transmissão da hepatite A é sexual e parenteral, e a via de transmissão da hepatite E é fecal-oral.
A via de transmissão da hepatite A é fecal-oral, e a via de transmissão da hepatite E é sexual e parenteral.
Os agentes etiológicos, as bactérias, possuem como característica o tropismo primário pelo fígado
A via de transmissão da hepatite C é fecal-oral, e a via de transmissão da hepatite B é sexual e parenteral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...