Lista completa de Questões de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A obstrução pode ser parcial ou completa, e sua gravidade depende da região do intestino afetada.
no pneumotórax aberto, a gravidade não depende da velocidade de sangramento torácico.
não é necessário aliviar o pneumotórax hipertensivo, pois esta não é considerada uma medida de emergência.
a ocorrência de enfisema subcutâneo depende do tipo de trauma torácico.
um dos sinais é a dor súbita, que pode ser pleurística.
a expansão torácica continua simétrica no caso de um pneumotórax hipertensivo.
Durante a circulação extracorpórea, podem ocorrer alterações importantes do delicado equilíbrio entre ácidos e bases, capazes de produzir sérios transtornos da função celular e determinar complicações tais como:
I. A retenção de O2 nos oxigenadores de membranas, pode ocorrer pela administração de gás rico em oxigênio (FiO2 Fração Inspirada de Oxigênio elevada) porém com fluxo baixo.
II. A retenção de CO2, com produção de acidose respiratória, durante a perfusão, pode ocorrer por alterações do mecanismo dispersor de oxigênio na câmara de oxigenação dos oxigenadores de bolhas, geralmente por defeitos de fabricação ou controle.
III. A acidose respiratória durante a perfusão deve ser tratada pelo aumento da oferta de oxigênio ao oxigenador de bolhas ou pelo aumento da oferta de gás ao oxigenador de membranas, sob controle rigoroso da gasometria arterial.
IV. A alcalose respiratória, apesar de ser extremamente rara, principalmente quando os fluxômetros de gás usados não são precisos e apenas permitem ajustes de fluxo de 1 em 1 litro, pode produzir vasoconstrição, que se manifesta com maior intensidade nos vasos cerebrais e, nessas circunstâncias, a hiperventilação é a regra.
V. A acidose metabólica é um distúrbio bastante frequente, durante a circulação extracorpórea, e a causa mais comum deste distúrbio é uma deficiente oxigenação dos tecidos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
Somente a afirmativa IV está correta.
Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
Com o aumento significativo de pessoas portadoras de diabetes mellitus (DM) no Brasil, o Ministério da Saúde vem implementando diversas estratégias de saúde pública, economicamente eficazes, para prevenir o diabetes e suas complicações, através do cuidado integral a esse agravo de forma resolutiva e com qualidade. Em relação ao DM, analise as afirmativas abaixo.
I. O monitoramento do bem-estar físico e emocional do paciente com diabetes é um desafio para a equipe de saúde, especialmente para poder ajudar o paciente a mudar seu modo de viver, o que está diretamente ligado à vida de seus familiares e amigos.
II. O termo diabetes tipo 2 é usado para designar uma deficiência relativa de insulina. A administração de insulina nesses casos, se efetuada, não visa evitar cetoacidose, mas alcançar controle do quadro hiperglicêmico.
III. O teste sanguíneo de hemoglobina glicada, também conhecida como glicohemoglobina e pelas siglas A1C e HbA1C, é muito importante para avaliar o controle glicêmico de médio prazo, refletindo os níveis médios de glicemia ocorridos nos últimos 2 a 3 meses.
IV. As causas modificáveis do diabetes tipo 2 são alimentação inadequada (qualidade e quantidade) e inatividade física.
V. A insulina não deve ser aplicada, via de regra, em local que será muito exercitado, pois pode afetar sua velocidade de absorção.
VI. O efeito da insulina NPH aplicado pela manhã é avaliado pela glicemia antes do jantar; o da insulina noturna, pela glicemia antes do café da manhã do dia seguinte.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, II, IV e VI estão corretas.
Somente as afirmativas II, III, V e VI estão corretas.
Somente as afirmativas II, III, V e VI estão corretas.
Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.
O preparo do sistema e a condução da perfusão requer em que o perfusionista conheça:
I. Os principais dados do paciente e dados específicos como hematócrito, tempo de coagulação ou tempo de protrombina, existência de diabetes ou de outras doenças, alterações da coagulação, uso de medicamentos e alergias.
II. O peso e a altura do paciente e o tipo de cirurgia a ser realizada.
III. A hemodiluição, que deve ser cautelosa, respeitando-se o limite máximo de 100 ml/kg de peso. A hemodiluição diminui a viscosidade do sangue e melhora acentuadamente a perfusão dos tecidos.
IV. Dados do equipamento e técnicas, como o modelo do oxigenador, reservatórios, dose inicial de heparina, hemodiluição, fluxos de perfusão e de gás.
V. A heparinização que deve ser realizada preferencialmente com a heparina sódica de origem suína, na preparação comercial que contém 5.000 U.I. (50 mg) para cada mililitro da solução.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
Somente a afirmativa IV está correta.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
Com relação aos distúrbios respiratórios, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada que apresentem hipóxia, distúrbio de conduta, com desorientação e agitação, têm indicação de sedação, uma vez que os sedativos em nada interferem no centro respiratório e ajudam a acalmar o paciente em estado de agitação.
( ) Taquicardia, tremores e palpitações são efeitos colaterais mais comuns dos broncodilatadores.
( ) Não administrar alta vazão de O2 a pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada, sob risco de provocar parada cardiorrespiratória porque a hipóxia é o principal mecanismo de estímulo do centro respiratório nestes indivíduos.
( ) A presença de dor torácica com apreensão, sensação de morte iminente, cianose, dispneia e taquipneia são sintomas comuns na embolia pulmonar.
( ) No sistema de drenagem torácica de frasco único em selo de água, o borbulhamento no tubo de drenagem pode significar o extravazamento persistente de ar a partir do pulmão ou de outros tecidos ou, ainda, um vazamento no sistema.
( ) A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada por vírus, cuja transmissão se dá de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro e de contato com secreções de vias respiratórias de pessoas infectadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V F V F V F
F V V V V V
V V F F V V
F F V V F F
V V F V F V
Assinale a alternativa CORRETA.
A monitorização, no seu significado mais amplo, consiste de duas etapas: a observação atenta de um determinado fenômeno variável e a interpretação do significado da sua variação. Os parâmetros que compõem o processo de monitorização mais frequentemente utilizados na circulação extracorpórea são:
temperaturas: da água, do sangue arterial, do paciente; pressão arterial média e pressão da linha arterial; fluxo de perfusão e equilíbrio ácido-base, potássio e hematócrito; anticoagulação, diurese e tempo de perfusão; e circuito.
temperaturas: da água, do sangue arterial, do paciente; pressão arterial média e pressão da linha arterial; fluxo de perfusão e equilíbrio ácido-base, potássio e hematócrito; anticoagulação, diurese e tempo de perfusão; circuito; e nível de consciência.
protocolo de anestesia do paciente; temperaturas: da água, do sangue arterial, do paciente; pressão arterial média e pressão da linha arterial; fluxo de perfusão e equilíbrio ácido-base, potássio e hematócrito; anticoagulação, diurese e tempo de perfusão; e circuito.
presença de convulsão; temperaturas: da água, do sangue arterial, do paciente; pressão arterial média e pressão da linha arterial; fluxo de perfusão e equilíbrio ácido-base, potássio e hematócrito; anticoagulação, diurese e tempo de perfusão; e circuito.
No ambiente hospitalar, a enfermagem é responsável pela administração dos medicamentos prescritos pelo médico aos pacientes, portanto, deve conhecer e estar atenta às reações adversas que podem ocorrer. Relacione a coluna 1 com a coluna 2, no que diz respeito às reações adversas dos medicamentos anti-hipertensivos.
´
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
5 1 4 2 3
4 5 3 2 1
5 2 1 4 3
1 3 5 4 2
5 1 2 4 3
Sobre o comportamento hemodinâmico do organismo, durante a circulação extracorpórea, é CORRETO afirmar que:
a pressão arterial, durante a circulação extracorpórea, reflete a relação entre o fluxo linear de perfusão e a resistência arterial sistêmica; esta última depende do tônus das veias e da viscosidade de sangue.
a energia para a circulação do sangue é fornecida pela bomba arterial que produz turbilhonamento em diversos pontos do circuito.
via de regra a pressão arterial é alta no início da perfusão e se estabiliza nos primeiros 5 a 10 minutos, atingindo um ponto de equilíbrio.
a perfusão cerebral é mantida às custas da preservação dos mecanismos especiais de autorregulação que dependem da pressão arterial, do fluxo da bomba, do pH e, principalmente, da PO2.
inexiste relação direta entre a duração da perfusão e o aparecimento de lesões neurológicas como delírio ou desorientação.
Sobre a cirrose hepática, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) É um distúrbio crônico marcado pela obstrução difusa e regeneração fibrótica das células hepáticas.
( ) Dentre os tipos de cirrose hepática temos a cirrose pós-nefrótica, causada pelo comprometimento hepático a partir da insuficiência cardíaca esquerda.
( ) A cirrose caracteriza-se por lesão crônica irreversível do fígado, fibrose extensa e crescimento nodular.
( ) Independentemente do tipo de cirrose, o paciente pode apresentar sinais e sintomas gastrointestinais como: anorexia, indigestão, náusea e vômitos, constipação e diarreia, e dor abdominal difusa.
( ) Prurido intenso, ressecamento extremo da pele, turgor tissular deficiente e pigmentação anormal da pele estão presentes apenas na cirrose hepática causada por desnutrição e ingestão crônica de álcool.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F F V V F
V V F V V
V F V V F
F V F F V
V V V F F
A necessidade de proteger o miocárdio, durante a circulação extracorpórea, contra os efeitos da isquemia durante a realização das operações é conhecida de longa data. Analise as afirmativas abaixo, sobre as principais estratégias de proteção do miocárdio.
I. A hipotermia confere um certo grau de proteção miocárdica contra a injúria da isquemia.
II. Quando a aorta é clampeada, durante a cirurgia, por um tempo inferior a 15 ou 20 minutos, e a reserva miocárdica é grande, a isquemia produz lesões da esfera bioquímica e metabólica, inteiramente reversíveis.
III. O manitol e o alopurinol são as principais purinas que têm a propriedade de captar e neutralizar os radicais livres durante a circulação extracorpórea.
IV. A cardioplegia cristaloide intermitente com cloreto de magnésio e cloreto de potássio protege o coração.
V. A cardioplegia sanguínea com o perfusato oxigenado induz a parada diastólica do coração somente em situações de hipotermia.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
Somente a afirmativa IV está correta.
Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...