Lista completa de Questões de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Programa Nacional de Imunização – PNI foi criado em 1973, há mais de 30 anos no Brasil. As campanhas nacionais de vacinação direcionadas a diferentes faixas etárias proporcionaram o crescimento da conscientização social a respeito da cultura em saúde. Sobre o PNI, marque a alternativa correta.
Em 1973, o Brasil definiu as vacinas obrigatórias para menores de 1 (um) ano de idade: contra tuberculose, poliomielite, sarampo, difteria, tétano e coqueluche (Portaria Ministerial nº 438, de 7/10).
Em 1973, o país sofre com a falta de estoques de soros antiofídicos, e aumenta a incidência de óbito por essa causa; ainda nesse ano, a BCG passa a ser responsabilidade do PNI.
Fazem parte do calendário básico brasileiro de vacina da criança vacinas: BCG – ID, contra hepatite B, contra poliomielite, DTP+Hib, contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana.
Quando o PNI foi criado, eram apenas três vacinas que faziam parte do calendário vacinal da criança: contra sarampo, a BCG e contra poliomielite; no calendário de vacinação do adulto e do idoso, atualmente existem, apenas, as vacinas contra dT e contra febre amarela.
A vacina contra febre amarela, que faz parte do calendário vacinal da criança, é feita em dose única no primeiro mês de vida.
A expressão Vigilância Epidemiológica passou a ser aplicada no controle das doenças transmissíveis, na década de 50 (Rouquayrol, 2003). Quanto a este conjunto de ações, coloque V para Verdadeiro e F para Falso nas sentenças abaixo.
( ) O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) foi instituído através da Lei 6.259/75 e do Decreto 78.231/76. Esses instrumentos tornaram obrigatória a notificação de doenças transmissíveis selecionadas, constantes de relação estabelecida por Portaria do Ministério da Saúde.
( ) Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), a Lei 8.080/90 define a vigilância epidemiológica como "um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos".
( ) São funções da vigilância epidemiológica: coleta de dados, processamento de dados coletados, análise e interpretação dos dados processados, recomendação das medidas do controle apropriadas, promoção das ações de controle indicadas, avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas, divulgação de informações pertinentes.
( ) A coleta de dados ocorre em todos os níveis de atuação do sistema de saúde. A força e o valor do dado analisado dependem da precisão com que o dado é gerado.
( ) Os dados de morbidade não são utilizados em vigilância epidemiológica, por não permitirem a detecção precoce de problemas sanitários.
Assinale a alternativa correta.
V, V, F, F, F.
F, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
V, F, V, F, V.
F, F, V, F, V.
A violência contra a criança e o adolescente é considerada um grave problema de saúde pública e um importante fator de morbi-mortalidade. Para o atendimento à criança e ao adolescente vitimizados, o enfermeiro deve
identificar comportamento autodestrutivo, ansiedade, baixa auto-estima, uso de álcool e de outras drogas como efeitos a curto prazo da violência.
estar alerta aos sinais de violência apresentados pela criança e pelo adolescente, resguardando o sigilo profissional, revelando-o apenas à autoridade competente, quando se tratar de maus-tratos.
investigar ansiedade, dispersão, dificuldade de concentração, baixo rendimento escolar como principais efeitos do abuso sexual em escolares
reconhecer que as lesões no esqueleto e no sistema nervoso central são mais comumente identificadas em crianças e adolescentes vitimizados por maus-tratos físicos.
em caso de confirmação de abuso sexual, dar atenção especial às estruturas torácicas e abdominais decorrentes de compressão
A verificação dos Sinais Vitais (SSVV), pulso, respiração, temperatura e pressão arterial constitui-se em um cuidado obrigatório no internamento do cliente. Sobre esta afirmação, leia as alternativas abaixo e assinale a correta.
A axila é o único local para verificar temperatura axilar na criança e no idoso.
A verificação do pulso é feita mais comumente na artéria radial, onde o examinador utiliza a mão direita para verificar o pulso esquerdo e vice-versa
A freqüência normal da respiração do adulto varia de 10 a 14 mov/resp/min, e na criança, de 7 a 10 mov/resp/min.
A verificação da pressão arterial deve ser feita, apenas, uma vez ao dia, pois foi identificado na tomada da pressão de admissão do paciente que ele não é hipertenso
Na obtenção da pressão arterial, identificamos a pressão diastólica com os dedos médio e indicador da mão direita.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Ao instalar um cateter nasal para oxigenoterapia, o Técnico de Enfermagem deve
manter o paciente sentado.
manter um respirador próximo.
introduzir, apenas, a ponta do cateter.
solicitar que o paciente respire pelo nariz.
lubrificar o cateter.
Enfermagem - Bioética e Legislação Profissional - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A regulamentação do exercício profissional de enfermagem legalmente está baseada no
Código de Ética, que cria os Conselhos Federais e Estaduais de Enfermagem.
Código de Deontologia e no Código de Servidor Público
Juramento da profissão e no Conselho Regional de Enfermagem.
Código de Ética e na Lei, que regulamenta o exercício da profissão
Código do servidor e na Lei do Serviço de Saúde.
Uma das atribuições do Técnico de Enfermagem é a de verificar e identificar alteração nos Sinais Vitais (SSVV). Ao avaliar um paciente internado em uma clínica médica com diagnóstico de Hemorragia Digestiva Alta (HDA), identificou os seguintes SSVV: PA= 80x40mmHg, P=53bat/min., R= 12mov/resp./min, T= 36ºC e classificou o paciente como
normotenso, normofígmico, taquipnéico e hipotermia.
hipotenso, normofígmico, eupnéico e hipertermia.
hipotenso. bradisfígmico, bradpnéico e afebril.
hipertenso, taquisfígmico, eupnéico e apirexia.
normotenso,taquisfigmico, bradpnéico e febril.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A administração de medicação pode ser feita pelas vias (oral, sublingual, retal e parenteral). Como Técnico de Enfermagem, ele reconhece que
na administração de medicação intramuscular, a agulha é inserida num ângulo de 45º o conteúdo é introduzido rapidamente.
a administração da medicação das 02 horas da manhã vai ser administrada por ele, mesmo que não tenha preparado, uma vez que já iniciou o horário do descanso permitido por Lei, e o técnico responsável pelo paciente está no descanso.
deve identificar o paciente através do leito, pois a enfermaria é muito grande (45 leitos), ficando impossível identificar os pacientes pelo nome na hora de administrar medicação.
deve ler cuidadosamente a prescrição médica, evitar pegar o medicamento diretamente com os dedos e nunca usar medicamentos sem rótulos
deve deixar a medicação das 4 horas na mesa de cabeceira, o paciente está dormindo e o acompanhante administra quando ele acordar.
A sondagem nasogástrica (SNG) é a introdução de uma sonda do nariz até o estômago. Ao chegar na enfermaria e encontrar um paciente sondado, o Auxiliar de Enfermagem deve estar apto para identificar que
uma SNG conectada a um coletor com sistema fechado é a forma correta de se manter este dispositivo em um paciente no pós-operatório imediato de cirurgia abdominal.
a SNG deve ser mantida aberta após a gavagem, para evitar distensão abdominal.
após a gavagem, a SNG deve ser cuidadosamente limpa, deve-se administrar água para lavar e, em seguida, fechá-la. O paciente deve ser mantido em vigilância
as luvas utilizadas na introdução da SNG são estéreis, porque o procedimento requer técnica asséptica.
a técnica da SNG deve ser feita, apenas, pelo médico, no centro cirúrgico, para evitar contaminação do paciente.
Em uma enfermaria da clínica médica, o paciente JRS, refere disúria. Após avaliação médica, foi prescrita a coleta de urocultura e para realizar o procedimento, é necessário
utilizar frasco estéril, coletar todo jato da segunda urina da manhã
utilizar frasco estéril, realizar higiene íntima, coletar todo o jato da segunda urina da manhã.
orientar o paciente quanto à higiene íntima com água e sabão e a coleta da diurese em frasco de soro.
desprezar o primeiro jato de urina, coletando o segundo em frasco limpo e encaminhar ao laboratório.
após higiene íntima, desprezar o primeiro jato de urina, coletando o segundo jato em vidro estéril rotulado e encaminhar ao laboratório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...