Questões de Engenharia Aeronáutica

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Para os sistemas de proteção contraincêndio e respectivos circuitos elétricos, instalados em aeronaves,

  • A.

    detectores tipo Fenwal spot são ligados em paralelo entre si e, em série, com lâmpadas indicadoras de fogo.

  • B.

    diversos interruptores térmicos são ligados em série com uma lâmpada indicadora de fogo.

  • C.

    detectores de monóxido de carbono são instalados nos compartimentos dos motores a jato.

  • D.

    interruptores térmicos são mais adequados para compartimentos de bagagens, nos quais materiais queimam- -se vagarosamente e sem chama.

  • E.

    se houver uma abertura ou curto-circuito no circuito elétrico, os detectores acionam a lâmpada indicadora de fogo.

Assinale a alternativa que indica o agente extintor de fogo considerado por ter a menor toxidade.

  • A.

    Bromotrifluorometano (Halon 1301).

  • B.

    Bromometano (Halon 1001).

  • C.

    Dibromodifluorometano (Halon 1202).

  • D.

    Bromoclorometano (Halon 1011).

  • E.

    Tetracloreto de Carbono (Halon 104).

Nos painéis da cabine, os instrumentos ou displays eletrônicos estão agrupados, por analogia de função ou pelo sistema a que pertencem, tais como:

  • A.

    de precisão e de calibração.

  • B.

    elétricos, eletrônicos digitais e mecânicos.

  • C.

    eletrônicos digitais e analógicos.

  • D.

    de voo, de navegação, de motor.

  • E.

    ajustáveis e fixos.

Um suprimento de componentes eletrônicos é utilizado na manutenção de instrumentos de aeronaves. Em uma primeira ordem de serviço, foi consumido três oitavos da quantidade desses componentes. Na segunda ordem de serviço, foi consumido um quinto do que sobrou do suprimento. Por fim, na última ordem de serviço, foi consumido cinco oitavos da nova quantidade restante. Qual é a fração que indica a quantidade final de componentes eletrônicos restantes?

  • A.

    1/8.

  • B.

    5/12.

  • C.

    3/16.

  • D.

    3/8.

  • E.

    5/16.

Um sistema arranque-gerador funciona como

  • A.

    gerador de calor para o sistema de aquecimento.

  • B.

    turbina eólica, a partir do escoamento aerodinâmico.

  • C.

    atuador linear e gerador de energia elétrica.

  • D.

    servoacionamento e gerador de energia elétrica.

  • E.

    motor e gerador de energia elétrica.

O ar atmosférico, inicialmente em repouso, entra na turbina de um avião que se desloca com velocidade de 360 km/h. O ar sai da turbina com a velocidade de 720 km/h, medida em relação ao avião. Sabendo que a potência transmitida pelo motor ao ar que passa dentro da turbina é de 500 kW, assinale a opção que representa a força de empuxo exercida sobre o motor do avião.

  • A.

    20 000 N

  • B.

    18 000 N

  • C.

    15 000 N

  • D.

    12 000 N

  • E.

    10 000 N

Um tubo de Pitot é utilizado para medir a velocidade de um avião que voa a uma altitude onde a temperatura do ar é – 10 ºC. Dentro do tubo de Pitot, em virtude do aumento da pressão, a temperatura do ar eleva-se para 10 ºC.

Considere a entalpia do ar h = CP . T, onde CP = 1000 J/kg . K, e assinale a opção que representa a velocidade do avião.

  • A.

    360 km/h

  • B.

    480 km/h

  • C.

    600 km/h

  • D.

    720 km/h

  • E.

    840 km/h

Um avião passa sobre um observador em repouso, voando acima da velocidade do som. Depois de três segundos, o observador ouve o barulho provocado pelas ondas de pressão. Conhecendo a velocidade do som nesta situação c = 300 m/s e o ângulo β = 30°, formado pelo cone das ondas de pressão, assinale a alternativa que representa a altura do avião ao passar sobre o observador. O ângulo β é formado pela reta horizontal e pela reta inclinada que chega até o observador, ambas passando pelo avião.

Adote: tg 30 = 1/31/2

  • A.

    200 x 21/2 m

  • B.

    300 x 21/2 m

  • C.

    400 x 21/2 m

  • D.

    600 x 21/2 m

  • E.

    600 x 31/2 m

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