Lista completa de Questões de Engenharia Aeronáutica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
30 kPa
40 kPa
50 kPa
60 kPa
70 kPa
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Uma turbina a gás tem vários estágios de pressão, cada um deles contendo um conjunto de bocais que provocam a aceleração do gás, seguidos por paletas ligadas ao rotor. A função dos bocais é enviar para as pás uma quantidade de gases em alta velocidade, para provocar a rotação do rotor. São conhecidos os seguintes dados relativos ao gás que passa pelo bocal de expansão.
Temperatura na entrada: 462,5 K
Temperatura na saída: 400 K
Velocidade na entrada: 10 m/s
Calor específico do ar: CP = 1,0 kJ/kg . K
Entalpia do ar: h = CP.T
Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que mais se aproxima da velocidade na saída do bocal.
14,0 m/s
15,0 m/s
16,0 m/s
17,0 m/s
18,0 m/s
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere um fluxo de ar escoando ao logo de uma superfície de forma alongada, e a possibilidade de a camada-limite sofrer um descolamento da superfície, provocando turbulências que alteram a força de arraste sobre o corpo. Examine as afirmações a seguir e assinale a que apresenta corretamente uma análise do comportamento do ar e das forças que interagem com o corpo.
O deslocamento da camada-limite causa um gradiente adverso de pressão, provocando um aumento da força de arraste em virtude do aumento da tensão de cisalhamento.
Um perfil aerodinâmico de forma alongada diminui a possibilidade do descolamento da camada-limite, portanto, quanto mais alongado for o corpo, menor será a força de arraste.
Em um perfil aerodinâmico muito alongado onde não se verifica o descolamento da camada-limite, a força de arraste é nula.
A força de arraste depende da forma da superfície, mas não depende da área da superfície envolvida pelo ar.
A melhor forma aerodinâmica é aquela que concilia os menores efeitos de descolamento da camada-limite com a menor superfície sujeita à tensão de cisalhamento.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Uma pedra de gelo sujeita à temperatura de 270 K foi descongelada pelo contato com uma massa de 20 kg de vapor saturado na temperatura de 400 K. Verificou-se que o título deste vapor foi reduzido em 5% devido à troca de calor com a massa de gelo. Considerando que a troca de calor entre dois corpos é irreversível, conclui-se que este processo é acompanhado de uma variação de entropia.
Sabendo que o calor específico de condensação do vapor é 540 kcal/kg, pode-se calcular a variação total de entropia neste processo, que vale: 0,65 kcal/K
2,35 kcal/K
+ 0,35 kcal/K
+ 0,65 kcal/K
+ 1,65 kcal/K
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O ciclo ideal de um motor de combustão interna apresenta os seguintes processos:
Compressão adiabática com variação de temperatura entre 30 °C e 300 °C.
Aquecimento sob pressão constante, até a temperatura de 1 800 °C.
Expansão adiabática, resultando na temperatura final de 930 °C.
Considerar a entalpia do ar h = CPT onde CP = 1,0 kJ/kg.K
Assinale a alternativa que representa o valor aproximado do rendimento desse motor.
25%
30%
35%
40%
45%
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere o enunciado a seguir para responder às questões de números 51 a 53.
Para montagem de uma estrutura mecânica, será necessária a aplicação de uma força de 50 kN. Para transmitir esta força de montagem, será tracionada uma barra de aço cilíndrica e homogênea, de diâmetro igual a 20 mm, cujo módulo de elasticidade longitudinal é de aproximadamente 200 000 MPa. O peso próprio da barra pode ser desprezado, e os engastamentos da barra são rígidos, de deformação elástica desprezível. A montagem correta só poderá ser feita se a barra cilíndrica, que vai operar no regime elástico, sofrer uma deformação elástica limitada a 0,5 mm.Considerando ¦Ð = 3, ¨¦ correto afirmar que o m¨¢ximo comprimento livre recomend¨¢vel para a barra ser¨¢ de
Dado: ¦Ò¦Ñ = ¦Å . E2 400 mm.
240 mm.
600 mm.
60 mm.
166,7 mm.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere o enunciado a seguir para responder às questões de números 51 a 53.
Para montagem de uma estrutura mecânica, será necessária a aplicação de uma força de 50 kN. Para transmitir esta força de montagem, será tracionada uma barra de aço cilíndrica e homogênea, de diâmetro igual a 20 mm, cujo módulo de elasticidade longitudinal é de aproximadamente 200 000 MPa. O peso próprio da barra pode ser desprezado, e os engastamentos da barra são rígidos, de deformação elástica desprezível. A montagem correta só poderá ser feita se a barra cilíndrica, que vai operar no regime elástico, sofrer uma deformação elástica limitada a 0,5 mm.Para esta montagem, à extremidade da barra foi soldado um flange de alta rigidez, com alguns furos. Pelos furos passarão Z parafusos M8, cujas porcas serão apertadas simultaneamente por um dispositivo especial, gerando a força de 50 kN necessária. O dispositivo é capaz de aplicar um torque limite de 16 N.m em cada porca. Considerando que o torque de aperto das porcas pode ser estimado por T = 0,2 . Fap . d, é correto afirmar que será necessário distribuir uniformemente e apertar um número Z, de porcas, igual a
2.
3.
4.
5.
6.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere o enunciado a seguir para responder às questões de números 51 a 53.
Para montagem de uma estrutura mecânica, será necessária a aplicação de uma força de 50 kN. Para transmitir esta força de montagem, será tracionada uma barra de aço cilíndrica e homogênea, de diâmetro igual a 20 mm, cujo módulo de elasticidade longitudinal é de aproximadamente 200 000 MPa. O peso próprio da barra pode ser desprezado, e os engastamentos da barra são rígidos, de deformação elástica desprezível. A montagem correta só poderá ser feita se a barra cilíndrica, que vai operar no regime elástico, sofrer uma deformação elástica limitada a 0,5 mm.Uma das características que influenciaram no sucesso das aplicações dos aços, em relação a outros materiais, é a sua propriedade de baixa deformação elástica ao operar sob tração. É importante e fundamental que as propriedades dos materiais sejam entendidas, assim como os valores numéricos que as representam, para que sejam aproveitadas nos projetos mecânicos. Sabe-se que o alumínio possui uma rigidez bem menor que os aços, apresentando o triplo de deformação elástica sob tração. Sem considerar qualquer outro problema de resistência mecânica, se a barra de aço for substituída por uma barra cilíndrica homogênea de alumínio, é correto afirmar que, para se conseguir as mesmas condições de montagem citadas,
o comprimento da barra deverá ser de aproximadamente 66,67 mm, se o diâmetro for mantido.
o comprimento da barra deverá ser de 1 800 mm, se o diâmetro for mantido.
o diâmetro da barra deverá ser de aproximadamente 34,64 mm, se o comprimento for mantido.
o diâmetro da barra deverá ser de 60 mm, se o comprimento for mantido.
tanto o comprimento quanto o diâmetro deverão ser mantidos, uma vez que a força a ser aplicada não mudará.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Um redutor especial deverá ser projetado e construído. No projeto, definiu-se que serão utilizadas 6 engrenagens cilíndricas de dentes retos. Com o objetivo de não gerar engrenagens muito grandes, a relação de transmissão do último par de engrenagens (saída) será igual a 3, e a dos demais pares será igual a 5. O rendimento total do redutor é de 80%. Cada eixo será apoiado sobre 2 rolamentos SKF 6306, exceto o último eixo, cujo rolamento será o SKF 6311.
É correto afirmar que a relação total de transmissão do redutor será igual a13, e o número total de rolamentos necessários será igual a 6, sendo o maior deles de diâmetro 55 mm.
60, e o número total de rolamentos necessários será igual a 8, sendo o maior deles de diâmetro 55 mm.
375, e o número total de rolamentos necessários será igual a 8, sendo o menor rolamento de diâmetro 30 mm.
300, e o número total de rolamentos necessários será igual a 10, sendo o menor rolamento de diâmetro 30 mm.
75, e o número total de rolamentos necessários será igual a 8, sendo o maior rolamento de diâmetro 55 mm.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A economia de energia elétrica é palavra de ordem na atualidade. Sendo os motores elétricos os maiores consumidores, na maioria das indústrias, é de fundamental importância que o profissional de mecânica conheça detalhadamente suas características funcionais, para que possa executar projetos e utilizá-los de modo correto e racional. Neste contexto, é correto afirmar que o rendimento dos motores elétricos trifásicos de maior utilização nas máquinas e equipamentos
torna-se menor quando eles fornecem pouca potência no eixo, e que o fator de potência tem esta mesma característica.
torna-se maior quando eles fornecem pouca potência no eixo, e que o fator de potência tem esta mesma característica.
só atinge valor máximo quando eles fornecem potência nula no eixo, e que o fator de potência tem esta mesma característica.
é único para cada fabricante, porém pode ser baixo para aqueles fabricantes que utilizam técnicas e materiais inferiores na construção do motor.
é maior para os motores de melhor qualidade, e que o fator de potência só supera ou se iguala a 0,92 quando o motor opera em vazio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...