Lista completa de Questões de Engenharia Aeronáutica do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.
Em geral, o uso de técnicas de gerenciamento de estresse para reduzir seus efeitos constitui importante recurso a ser utilizado durante o voo pela tripulação da cabine, contudo não se recomendam as interrupções da rotina por breves momentos, como, por exemplo, para acalmar a respiração, visto que levam ao desvio de foco, podendo prejudicar o processo de tomada de decisão.
No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.
O piloto é o responsável pela segurança da aeronave, não podendo compartilhar sua liderança com os demais membros da tripulação.
A estabilidade lateral estática das aeronaves pode ser definida como um momento restaurador, criado sempre que suas asas saem de uma condição nivelada. Além disso, a referida estabilidade é influenciada pela posição da asa em relação à fuselagem (alta, média ou baixa), pelo enflechamento, pelo ângulo de diedro e pela superfície vertical da empenagem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.
O ângulo de diedro, ângulo formado entre o plano da asa e um plano horizontal, contribui para a estabilidade lateral estática de um avião. O referido ângulo será positivo se a ponta da asa estiver em uma posição acima da raiz e, se a ponta da asa estiver em uma posição abaixo da raiz, será negativo.
Acerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os itens de 113 a 116.
Em aeronaves turbo-fan ou turbo-hélice movidas a querosene de aviação, pode-se utilizar gasolina de aviação sem quaisquer restrições de tempo de voo, temperatura do combustível na decolagem ou altitude de voo, desde que se verifique constantemente o funcionamento das bombas de combustível.
Acerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os itens de 113 a 116.
Em operações de decolagem, pouso e descidas de emergência, a chave seletora deve estar posicionada em Ignição em Voo (ou ON), o que proverá ação contínua às velas de ignição. A chave não deverá ser acionada em condição de voo nivelado com precipitação forte, turbulência ou mau tempo.
A respeito do voo em condições de gelo e dos métodos e sistemas de proteção contra a formação de gelo, julgue os próximos itens.
Os aquecedores de tubos de pitot e de tomadas estáticas são ligados somente à barra principal de energia das aeronaves, tendo em vista que, em casos de falha elétrica parcial, esse sistema será mantido inoperante para evitar sobrecarga à barra de emergência da aeronave.
A respeito do voo em condições de gelo e dos métodos e sistemas de proteção contra a formação de gelo, julgue os próximos itens.
O acúmulo de gelo nas diversas superfícies de uma aeronave afeta o seu desempenho, devido ao aumento da resistência ao avanço, do peso e do arrasto do avião, com redução da sustentação, da potência do motor e da eficiência da hélice, o que reduz consideravelmente a eficiência aerodinâmica do avião.
Em um helicóptero com tendência a se inclinar para fora das curvas durante um procedimento de táxi, a aplicação do pedal requer aplicação proporcional do cíclico a fim de evitar que a fuselagem role para fora, exigindo que sejam coordenados o comando lateral de cíclico e a aplicação do pedal para curvas, especialmente quando o vento estiver de través. Com base nessa situação hipotética, julgue o item abaixo.
Em caso de suspeita de início do rolamento para fora da curva, será uma ação preventiva reduzir, simultaneamente, o pedal de dentro e aplicar mais cíclico lateral do lado de dentro da curva.
Sabendo que uma das formas de definir o leiaute do terminal de passageiros é a distribuição física das aeronaves em relação ao edifício do terminal, julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de leiaute.
Terminais do tipo remoto apresentam como vantagens a redução de movimento de aeronaves no pátio, a possibilidade de se moldar à demanda e a redução de distâncias percorridas pelos passageiros e como desvantagem principal a elevação do tempo de processamento de embarque e desembarque.
Sabendo que uma das formas de definir o leiaute do terminal de passageiros é a distribuição física das aeronaves em relação ao edifício do terminal, julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de leiaute.
Em terminais do tipo linear, as aeronaves ficam estacionadas junto ao corpo do edifício terminal e a corredores que estendem a área de acesso às aeronaves, e as áreas de processamento ficam concentradas no corpo principal e as áreas de acomodação são distribuídas pelo corredor.
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