Lista completa de Questões de Engenharia Aeronáutica do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.
Os ailerons, profundores e lemes de direção permitem as manobras e acrobacias da aeronave nos eixos lateral, longitudinal e vertical, respectivamente.
Durante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir.
As aeronaves que possuam dispositivos de hipersustentação devem, obrigatoriamente, utilizá-los em procedimentos normais ou de emergência, em pouso e decolagem, para melhorar o arrasto e a sustentação.Durante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir.
Nas aeronaves de alta velocidade, estando o yaw damper (amortecedor de guinada) inoperante, o piloto não deverá utilizar o comando do leme de direção para corrigir tendências de instabilidade de voo dentro dos eixos vertical e lateral, pois isso poderia aumentar a instabilidade e os efeitos de dutch roll.
Durante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir.
Os compensadores com mola são usados com os mesmos propósitos dos atuadores pneumáticos ou hidráulicos e servem para melhorar as movimentações das superfícies dos grupos primários de voo.
Diferentemente da maioria dos aviões, os helicópteros podem pairar no ar, situação em que várias forças permanecem atuantes no helicóptero. Com relação a esse assunto, julgue o item abaixo.
Quando o helicóptero paira no ar, a sustentação criada pelas pás do rotor principal é igual em todas as posições correspondentes em torno do disco principal.
Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.
Para conectar partes estacionárias com partes móveis em locais sujeitos a vibração devem-se utilizar tubulações rígidas, pois são mais resistentes.
Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.
Os cabos de comando 7 × 7 são menos flexíveis que os cabos de comando 7 × 19, utilizados para aplicação nos sistemas de controle primários de voo. Para o tensionamento de tais cabos nas aeronaves, utilizam-se os esticadores, e, em seguida, para frenagem, utilizam-se clipes de travamento.
Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.
Diversos tipos de materiais plásticos são utilizados na construção de aeronaves pressurizadas, sendo o plástico sólido mais resistente a rachaduras que o plástico laminado.
Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.
Na limpeza externa de aeronaves, utilizam-se, para remoção de todo tipo de resíduo, como graxa, óleo, salinidade, corrosão, coberturas por óxidos, poeira e depósitos de carvão dos gases de escapamento, uma mistura de solvente e sabão neutro e água em abundância.
Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.
Aumenta-se a dureza de determinadas ligas de alumínio por meio de tratamento térmico; no entanto, se o alumínio for fundido com aço, o material resultante, além de duro, será frágil.
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