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Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Os processos de usinagem e as máquinas operatrizes ganharam evoluções significativas nas últimas décadas. Um bom planejamento de usinagem inclui um amplo conhecimento dos recursos oferecidos pelas máquinas, ferramentas, dispositivos etc. A competência técnica de quem define e planeja tais processos é fundamental para o bom aproveitamento dos recursos oferecidos, em prol de uma usinagem bem sucedida. Sobre as modernas máquinas denominadas High Speed, para HSM, e sobre as usinagens nelas realizadas, é correto afirmar que
podem exigir materiais e revestimentos nobres de ferramentas, como por exemplo, PCD para os não ferrosos, CBN para os ferros fundidos, TiN em usinagem de aço etc., normalmente com operações leves e rápidas.
demandam a aplicação de revestimentos nobres de ferramentas, como por exemplo, PCD para os aços, CBN para os ferros fundidos, TiN em usinagem de alumínio e ligas de titânio etc., normalmente com operações leves.
geralmente exigem materiais nobres de ferramentas, como por exemplo, PCD ou CBN para ferros fundidos, TiN em usinagem de titânio e suas ligas etc., normalmente com operações de alto torque.
exigem dispositivos mais robustos, devido às rápidas mudanças de direção da ferramenta na usinagem e as grandes forças proporcionadas pelo elevado torque disponível na máquina.
a fixação da ferramenta deveria ser feita por interferência (ajuste forçado), mas isso é tecnicamente inviável e causaria desbalanceamento nocivo às altas rotações, que envolvem forças de corte bem elevadas.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O ajuste de um pino em seu furo pode ser feito de vários modos. Para funcionamento aceitável de um pino de diâmetro 16 mm, um projetista selecionou três ajustes recomendados numa tabela prática de seu departamento, que são H7j6, H7h6 e H6k5. As tolerâncias correspondentes indicam para H7 e H6 os afastamentos superiores e inferiores, em μm, valem, respectivamente, (+18; 0) e (+11; 0). Para j6, h6 e k5, estes afastamentos valem, em μm, respectivamente, (+8; 3), (0; 11) e (+9; +1).
É correto afirmar queo ajuste mais fino e de maior precisão é o H7j6, cuja interferência máxima prevista é de 0,08 mm.
é de qualidade mais refinada o ajuste H6k5, cuja interferência máxima é de 0,009 mm.
H7j6 é um ajuste incerto tendendo à interferência.
H7h6 é um ajuste com interferência, de folga mínima nula.
H6k5 é um ajuste com folga, de folga mínima igual a 0,009 mm.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O enunciado seguinte deverá ser considerado para resolução das questões de números 68 e 69.
Os controladores eletrônicos são importantes atores do estado atual de modernidade dos projetos mecânicos de automação industrial. O projeto de mecanismos complexos foi fortemente beneficiado. Movimentos complexos, posicionamentos rápidos, precisão de posicionamento etc., receberam benefícios e ampliaram suas possibilidades graças, por exemplo, aos controladores, servomotores, motores elétricos, sensores etc., cuja aplicação exige conhecimento mais profundo de seus funcionamentos e possibilidades.Um mecanismo especial de montagem industrial deverá receber movimento rotativo de um motor elétrico adequado. É correto dizer que, ao se utilizar um motor de corrente alternada, trifásico, do tipo assíncrono, de 4 polos, controlado por um inversor de frequência
vetorial, com malha de controle fechada, será possível o controle tanto da rotação quanto do torque do motor, com boa precisão.
escalar, com malha de controle aberta, será possível o controle tanto da rotação quanto do torque do motor, com boa precisão.
vetorial, com malha de controle fechada, o escorregamento do motor passará a ser nulo, e a potência fornecida no eixo do motor ficará constante, garantindo o controle de torque em toda a faixa possível de rotação.
escalar, o escorregamento do motor passará a ser nulo, e a potência fornecida no eixo do motor ficará constante, garantindo o controle de torque em toda a faixa possível de rotações.
vetorial, a tensão e a corrente elétrica de alimentação do motor serão constantes nas frequências superiores a 60 Hz, garantindo-lhe torque constante no eixo.
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O enunciado seguinte deverá ser considerado para resolução das questões de números 68 e 69.
Os controladores eletrônicos são importantes atores do estado atual de modernidade dos projetos mecânicos de automação industrial. O projeto de mecanismos complexos foi fortemente beneficiado. Movimentos complexos, posicionamentos rápidos, precisão de posicionamento etc., receberam benefícios e ampliaram suas possibilidades graças, por exemplo, aos controladores, servomotores, motores elétricos, sensores etc., cuja aplicação exige conhecimento mais profundo de seus funcionamentos e possibilidades.Malha de controle aberta demanda o uso de
encoder, que é um sensor de efeito Hall, destinado apenas ao controle de rotações.
resolver, que é um sensor de efeito Hall, destinado apenas ao controle de rotações.
encoder, que é um sensor eletromagnético, destinado apenas ao controle de rotações.
encoder, que é um sensor óptico, destinado ao controle de rotações e posicionamentos angulares.
resolver, que é um sensor óptico, destinado apenas ao controle de rotações e posicionamentos angulares.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
terá valor máximo sempre menor ou igual a F1, pois trata-se de uma alavanca, cuja função é facilitar e reduzir a força aplicada.
será igual a 50 N quando x = w.
será igual a 1 000 N, quando x = 200 mm.
será igual a 110 N, quando x = 20 mm.
será onze vezes o valor de F1, quando w for igual a dez vezes o valor de x.
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cisalhar, alongar, flexionar e torcer.
alongar, encurtar, torcer e flexionar.
encurtar, cisalhar, flexionar e flexionar.
alongar, cisalhar, torcer e torcer.
encurtar, cisalhar, flexionar e torcer.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
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elástico linear.
rígido plástico.
elástico não-linear.
plástico.
visco-elástico.
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