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Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Um gerador de gás básico funciona com os seguintes componentes:
compressor, câmara de combustão e turbina.
bocal de entrada, turbina e câmara de combustão.
compressor, turbina e bocal de saída.
combustor e turbina axial.
compressor e turbina livre.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Quais os tipos de motores aeronáuticos a reação usados na aviação civil?
turbojato, turbofan, turboeixo e turbo-hélice.
motor a turbina, motor a pistão e turbo-hélice.
ran-jet, turbojato e turbo-hélice.
turbojato, turbofan e turbo-hélice.
motor radial, motor de alta derivação e motor foguete.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Uma aeronave com estabilidade estática longitudinal ao sofrer uma perturbação que aumente seu ângulo de ataque
irá subir para uma nova altitude.
tenderá a diminuir o ângulo de ataque.
tenderá a aumentar o ângulo de ataque.
oscilará até reestabelecer o equilíbrio.
tenderá a um movimento que depende da geometria do estabilizador horizontal.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O centro aerodinâmico e o centro de pressão de uma aeronave são locais importantes.
É correto afirmar quesão equivalentes e localizam-se a 25% da corda da asa.
são equivalentes e localizam-se à frente do centro de gravidade da aeronave.
é um ponto da aeronave onde o momento de arfagem é constante e, um ponto onde o momento de arfagem é zero, respectivamente.
a localização de ambos varia ao longo da corda conforme o ângulo de ataque.
o centro aerodinâmico depende da incidência da asa e o centro de pressão depende da geometria da asa.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Trecho A-B ocorre flexo-tração;
Trecho B-C ocorre tração quando a asa está sustentando; Trecho B-D ocorre flexão. Asa cantilever.Trecho A-B ocorre flexo-compressão;
Trecho B-C ocorre flambagem quando a asa está sustentando; Trecho B-D ocorre flexão. Asa semi-cantilever.Trecho A-B ocorre flexo-compressão;
Trecho B-C ocorre tração quando a asa está sustentando; Trecho B-D ocorre flexão. Asa semi-cantilever.Trecho A-B ocorre flexo-compressão,
Trecho B-C ocorre tração quando a asa está sustentando. Trecho B-D ocorre flexão. Asa estaiada.Trecho A-B ocorre flexo-compressão;
Trecho B-C ocorre tração quando a aeronave está parada; Trecho B-D ocorre flexão. Asa cantilever.Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Num voo no regime transônico, é correto afirmar que:
o Mach de voo é supersônico e não há onda de choque no extradorso da asa.
o Mach de voo é subsônico e só há onda de choque no intradorso da asa.
a aeronave pode estar voando no Mach crítico; ocorre onda de choque no extradorso da asa e pode ocorrer no intradorso também.
evita-se voar nesse regime de voo devido aos efeitos de compressibilidade do ar.
se o perfil aerodinâmico da asa for do tipo supercrítico não ocorrerá ondas de choque na superfície da asa.
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longarinas principais, nervuras, bordo de ataque, bordo de fuga, cobertura e ponta de asa.
longarinas primárias e secundárias, nervuras, bordo de ataque principal, bordo de fuga, entelagem e ponta de asa.
nervuras, perfil aerodinâmico, sistema antigelo, flape e ponta de asa.
longarinas principais, bordo de fuga, nervuras, bordo de ataque, cobertura e ponta de asa.
longarina principal, longarina secundária, perfil aerodinâmico, bordo de ataque, entelagem e wing-let.
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33 m2; 7,5 graus, 5 graus; 7 660,0 km.
30 m2; 8 graus, 7 graus; 7 000,0 km.
33 m2; 7,5 graus, 5 graus; 8 734,0
45 m2; 8 graus, 3 graus; 7 000,0 km.
30 m2; 6 graus, 4 graus; 8 884,7 km.
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Uma das funções principais das agências administradoras da aviação civil é a homologação aeronáutica. As siglas das agências americana, brasileira e europeia são, respectivamente:
FAA, CENIPA e EASA.
FAR, ANAC e CEAS.
FAR, ANAC e EASA.
EASA, ANAC e FAR.
FAA, ANAC e EASA.
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A guinda adversa é um fenômeno que pode acontecer quando uma aeronave:
realiza uma curva usando apenas o leme de direção.
realiza uma manobra de glisagem.
realiza uma curva com ailerons tipo frise.
realiza uma curva com ailerons não diferenciais.
nunca acontece numa aeronave com asas enflechadas.
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