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Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O fator de carga é muito importante para o projeto estrutural de uma aeronave e é uma relação entre
a carga alar e a velocidade.
a velocidade, a carga alar e o coeficiente de sustentação.
a carga alar, a velocidade ao quadrado e o coeficiente de sustentação.
a força de sustentação e o arrasto.
o peso da asa e seu coeficiente de sustentação.
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Numa asa pode ocorrer o fenômeno de divergência quando submetida a um carregamento aerodinâmico se:
o carregamento resultante ao longo da envergadura da asa é oscilatório.
o carregamento resultante ao longo da envergadura é fora do eixo elástico da asa que possui rigidez insuficiente.
a asa possuir apenas uma longarina principal.
a aeronave for sujeita a uma rajada de vento de 15 m/s.
a rigidez torcional for grande.
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Há três tipos básicos de estruturas de fuselagens. São eles:
tubular, quadrada e circular.
tubular, cantilever e semirrígida.
hiperestática, semi-cantilever e cantilever.
semi-monocoque, monocoque e tubular.
tubular, portical e em casca com nervuras.
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1 velocidade de estol, 2 velocidade de manobra, 3 velocidade de máximo alcance, 4 velocidade máxima, 5 razão de subida, 6 potência necessária e 7 potência disponível.
1 velocidade de taxiamento, 2 velocidade de máxima autonomia, 3 velocidade de máximo alcance, 4 velocidade máxima, 5 potência disponível, 6 potência necessária e 7 máxima potência.
1 velocidade de estol, 2 velocidade de máxima autonomia, 3 velocidade de máximo alcance, 4 velocidade máxima, 5 excesso de potência, 6 potência necessária e 7 potência disponível.
1 velocidade de planeio, 2 velocidade de máxima autonomia, 3 velocidade de máximo razão de subida, 4 velocidade máxima, 5 excesso de potência, 6 potência necessária e 7 potência disponível.
1 velocidade mínima, 2 velocidade de máxima razão de subida, 3 velocidade de máximo alcance, 4 velocidade de máximo alcance, 5 excesso de carga, 6 potência necessária e 7 potência inicial.
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O sistema anemométrico de uma aeronave é composto pelo tubo de pitot e das tomadas de pressão estáticas. Essas pressões alimentam os seguintes instrumentos:
altímetro, velocímetro e horizonte artificial.
velocímetro, acelerômetro e indicador da razão de planeio.
GPS, indicador da pressão dinâmica e horizonte artificial.
altímetro, velocímetro e indicador de razão de subida
indicador de razão de subida e velocímetro.
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Dentre as ligas de titânio, as do tipo α+β, por exemplo a Ti-6Al-4V, frequentemente são utilizadas na indústria aeronáutica. As principais características destas ligas são:
baixa resistência à oxidação, possuem propriedades magnéticas, e resistência mecânica em torno de 600 a 1 200 MPa.
alta resistência à oxidação, possuem propriedades magnéticas, e resistência mecânica em torno de 600 a 1 200 MPa.
alta resistência à oxidação, não possuem propriedades magnéticas, e resistência mecânica abaixo de 600 MPa, por isso são conformadas facilmente.
alta resistência à oxidação, não possuem propriedades magnéticas, e resistência mecânica em torno de 600 a 1 200 MPa.
alta resistência à oxidação, não possuem propriedades magnéticas, e resistência mecânica acima de 1 600 MPa, o que justifica sua aplicação em elementos estruturais.
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Aços ao carbono são materiais empregados em muitas aplicações. Com relação às suas propriedades, pode-se dizer que o aumento do teor de carbono provoca
aumento da dureza, aumento do limite de resistência à tração e aumento do alongamento.
aumento da dureza, aumento do limite de resistência à tração e diminuição do alongamento.
diminuição da dureza, aumento do limite de resistência à tração e aumento do alongamento.
diminuição da dureza, diminuição do limite de resistência à tração e consequente diminuição do alongamento.
aumento da dureza, diminuição do limite de resistência à tração e diminuição do alongamento.
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Ligas de alumínio da série 7000 possuem resistência mecânica comparada a alguns aços. Um dos motivos é sua composição química, na qual o principal elemento é o
magnésio.
magnésio e silício.
silício.
zinco.
manganês.
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Materiais compósitos são muito utilizados na construção de aeronaves e dentre estes destacam-se os reforçados por fibras de carbono e aramida (um dos nomes comerciais utilizados é o Kevlar). Comparando estas duas fibras, é possível afirmar que
fibras de carbono possuem resistência à tração muito maior (em torno de 4x) que as de Kevlar.
fibras de aramida possuem resistência à tração muito maior (em torno de 3x) que as de carbono.
em peças onde a rigidez estrutural é importante recomenda- se o uso de aramida ao invés do carbono.
em peças onde é necessária alta resistência ao cisalhamento e impacto recomenda-se a utilização de aramida.
a densidade da fibra de carbono em geral é a metade da fibra de aramida.
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Polímeros são frequentemente utilizados em produtos da aviação. A escolha destes é fundamentada, dentre outras características, nas propriedades mecânicas que os dividem em termoplásticos, termorrígidos e flexíveis.
Considerando a reciclagem um fator importante para a escolha desses materiais, é correto afirmar que, em geral,os termorrígidos e elastômeros podem ser reciclados.
os termorrígidos podem ser reciclados.
os flexíveis podem ser reciclados.
os termoplásticos e termorrígidos podem ser reciclados.
termoplásticos podem ser reciclados.
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