Questões de Engenharia Aeronáutica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Durante a realização de um teste em túnel de vento, observou-se que a velocidade de escoamento na parte superior e na parte inferior da asa de um modelo de aeronave eram v1 e v2, respectivamente, com v1 > v2. Desprezando a energia potencial gravitacional, já que a altura da asa é pequena e considerando-se que a área da asa seja A e a densidade do ar γ, a força de sustentação F na asa, calculada a partir da equação de Bernoulli, pode ser dada pela equação

  • A.

    F = y (v1 2 – v2 2)A.

  • B.

    F = ½ y (v1 2 – v2 2)A.

  • C.

    F = ½y (v1 – v2)A.

  • D.

    F = y (v1 – v2)A.

Julgue os itens seguintes, acerca das características de funcionamentos das turbinas hidráulicas.

A seleção do tipo de turbina para uma aplicação pode ser feita pela rotação específica, que é o número de rotações por minuto que uma turbina desenvolve funcionando sob vazão e potência unitária para a carga hidráulica disponível.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que tange ao planejamento de aeroportos, julgue os próximos itens.

As condições meteorológicas locais são um fator condicionante na escolha do local para a instalação de um aeroporto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que tange ao planejamento de aeroportos, julgue os próximos itens.

A dimensão de um aeroporto depende dos seguintes fatores: dimensões das aeronaves, volume previsto para o tráfego, condições meteorológicas, altitude do local e ruído.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que tange ao planejamento de aeroportos, julgue os próximos itens.

As condições meteorológicas consideradas no dimensionamento de aeroportos consistem basicamente da variável vento, que influi não apenas no comprimento da pista, mas também no número de pistas projetadas para o aeroporto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Ailerons são superfícies aerodinâmicas localizadas no bordo de fuga e perto da raiz de cada uma das asas, ligadas a estas por juntas pivoteadas. Essas superfícies têm movimentos opostos: enquanto uma se move para cima, aumentando a sustentação, a outra se move para baixo, diminuindo a sustentação, e resultando assim em um movimento de guinada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Elevadores são superfícies aerodinâmicas pivoteadas ao bordo de fuga de cada empenagem horizontal. Essas superfícies movem-se juntas, e seu movimento altera o ângulo de ataque da aeronave. Elas são acionadas pelo movimento do manche para frente e para trás, ou seja, quando o manche é puxado o avião aumenta o ângulo de ataque.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Leme é uma superfície de controle pivoteada à parte traseira da empenagem horizontal que controla o movimento de rolagem do avião. O piloto controla o leme por meio de dois pedais, de modo que, pressionando o pedal da esquerda, o avião move-se para e esquerda e reciprocamente para a direita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Flapes são superfícies aerodinâmicas localizadas no bordo de fuga e próximo à raiz de cada uma das asas, sendo ligadas a estas por meio de juntas pivoteadas. Essas superfícies são rotacionadas para baixo para aumentar a sustentação durante a decolagem e a aterrissagem, e, mais especificamente, durante a decolagem, contribuem também para o aumento do arrasto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Spoilers são superfícies de controle localizadas no topo de cada asa e, quando levantadas, atuam separando a camada limite da parte superior da asa, o que diminui a sustentação. Essas superfícies podem ser acionadas de forma independente, de modo a contribuir no movimento de rolagem do avião, podendo, ainda, ser acionadas de forma sincronizada, diminuindo a altitude de cruzeiro ou aumentando o arrasto na aterrissagem do avião.

  • C. Certo
  • E. Errado
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