Lista completa de Questões de Engenharia Aeronáutica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.
Para aeronaves de alta velocidade, a velocidade máxima do escoamento pode atingir valores iguais ou maiores que a velocidade do som, mesmo se o avião voar em velocidades subsônicas. Ondas de choque podem se formar quando a velocidade local excede a velocidade local do som. A redução desse efeito é conseguida por meio do enflechamento para trás das asas do avião. Dessa forma, a componente de velocidade do escoamento perpendicular ao bordo de ataque é menor que a velocidade do escoamento livre e, consequentemente, o surgimento de ondas de choque sobre a asa pode ser retardado.
Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.
A variação da sustentação é aproximadamente linear com relação ao ângulo de ataque. Para ângulos de ataque de cerca de 15º, a sustentação chega ao seu maior valor. Se o ângulo de ataque é aumentado ainda mais, um gradiente de pressão adverso na superfície superior do aerofólio leva à separação do escoamento, e esta ocorre a partir do bordo de fuga. A sustentação cai repentinamente e a asa é dita em situação de stall. Uma medida prática para aumentar a sustentação de uma asa e com isso retardar o ponto de stall é o uso de aerofólios sem cambagem.
Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.
O arrasto total de um corpo pode ser dividido em arrasto de fricção devido às tensões tangenciais e arrasto de pressão devido às tensões normais a sua superfície. O arrasto de pressão é ainda subdividido em arrasto induzido e arrasto de forma. O arrasto de forma é o maior componente do arrasto total e está diretamente ligado à sustentação. O arrasto induzido é a quantidade restante da subtração do arrasto de pressão pelo arrasto de forma e resulta do trabalho feito pelo corpo para suprir a energia cinética do campo de velocidade induzida sobre a linha de sustentação da asa devido aos vórtices gerados no bordo de fuga. Para escoamentos compressíveis, um componente que deve ser contabilizado no arrasto total é o arrasto de onda, que ocorre devido à formação de ondas de choque sobre as asas.
Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.
A força aerodinâmica resultante em um aerofólio pode ser decomposta em uma componente denominada sustentação perpendicular à direção do escoamento, e uma componente denominada arrasto tangente à direção do escoamento. Em uma condição de voo estacionário, o arrasto é equilibrado pela força de empuxo do motor, e a sustentação se iguala ao peso do avião. Essas forças podem ser representadas de forma adimensional, dividindo-as pela pressão estática e multiplicando-as pela área da asa, resultando nos coeficientes de sustentação e arrasto, respectivamente.
Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.
Uma das mais importantes regras da aerodinâmica é a condição de Kutta, que determina que, em um escoamento sobre um corpo bidimensional com um bordo de fuga ponteagudo, é desenvolvida uma circulação com magnitude suficiente para garantir que o ponto de estagnação atrás do corpo se localize sobre o bordo de fuga. Essa condição é comprovada devido à existência da camada limite e de efeitos viscosos. A viscosidade de um fluido não é apenas responsável pelo arrasto, mas também pelo desenvolvimento de circulação que, consequentemente, gera sustentação, de acordo com o teorema de Kutta-Joukowski.
Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.
Basicamente, um motor de turbina a gás consiste de um compressor, uma câmara de combustão e uma turbina. Depois que é comprimido no compressor, o ar entra na câmara de combustão, onde é misturado ao combustível e então queimado. Os gases da combustão expandem-se através da turbina, e essa fornece parte da energia para movimentar o compressor. Aproximadamente 25% da energia da combustão é utilizada para movimentar o compressor e 75% é utilizada como empuxo. O ciclo de funcionamento do turbojato é representado termodinamicamente por um ciclo fechado do tipo Brayton.
Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.
A clássica teoria da quantidade de movimento provê um conhecimento básico de vários aspectos do desempenho de uma hélice. Essa teoria prevê que, na seção da hélice, ocorre uma descontinuidade de velocidade provocada pela energia que a hélice fornece ao fluido. Essa diferença de velocidade entre os dois lados do disco da hélice é que gera empuxo.
Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.
Um motor a pistão para avião é similar a um motor de automóvel. Um motor de avião é projetado de modo a minimizar o peso. Atualmente, motores a pistão são máquinas muito confiáveis, podendo ser submetidos a longos períodos de operação sem necessidade de troca de componentes principais. Como esses motores trabalham em várias altitudes, é necessário o uso de um sistema de injeção para o controle da mistura ar-combustível. Em baixas altitudes, a mistura deve ser rica e em altas altitudes, onde o ar é menos denso, pobre.
Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.
Um motor do tipo turboélice é a união de um motor de turbina a gás e uma hélice. Uma das grandes vantagens desse tipo de motor é a disponibilidade de um alto valor de empuxo obtido de um sistema confiável e de baixa manutenção, como a turbina a gás. Entretanto, o valor de empuxo gerado pela turbina é pequeno quando comparado com o empuxo gerado pela hélice. Como as turbinas giram em altos níveis de rotação, é necessário que o motor turboélice tenha uma caixa de engrenagens para reduzir a velocidade de rotação da hélice, de modo que esta não alcance velocidades supersônicas. Motores do tipo turboélice possuem um alto valor de empuxo em condições de decolagem, mas o empuxo cai abruptamente com o aumento da velocidade.
Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.
A fase de aterrissagem de um avião consiste basicamente de três partes: aproximação, ajuste de inclinação e corrida no solo. Normas como a FAR (Federal Air Regulations), do órgão norte-americano FAA (Federal Aviation Authority), são adotadas como referência para especificar parâmetros de projeto e operação de aeronaves ligados ao procedimento de aterrissagem.
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