Lista completa de Questões de Engenharia Aeronáutica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura acima mostra uma longarina construída a partir de quatro cantoneiras rebitadas em uma chapa fina. Entre as cantoneiras, são rebitados reforçadores feitos de chapa dobrada em Z. A longarina é fixada à fuselagem por meio de dois pinos nas posições indicadas por B e C.
Com base nas informações acima e considerando que a chapa que constitui a alma da longarina flamba à mínima tensão de compressão, julgue os itens a seguir.
A força de reação R1 é igual a 2 kN.
A figura acima mostra uma longarina construída a partir de quatro cantoneiras rebitadas em uma chapa fina. Entre as cantoneiras, são rebitados reforçadores feitos de chapa dobrada em Z. A longarina é fixada à fuselagem por meio de dois pinos nas posições indicadas por B e C.
Com base nas informações acima e considerando que a chapa que constitui a alma da longarina flamba à mínima tensão de compressão, julgue os itens a seguir.
A força de reação R3 é superior a 11 kN.
A figura acima mostra uma longarina construída a partir de quatro cantoneiras rebitadas em uma chapa fina. Entre as cantoneiras, são rebitados reforçadores feitos de chapa dobrada em Z. A longarina é fixada à fuselagem por meio de dois pinos nas posições indicadas por B e C.
Com base nas informações acima e considerando que a chapa que constitui a alma da longarina flamba à mínima tensão de compressão, julgue os itens a seguir.
Considere que o pino de fixação localizado em C seja construído com um material com limite de resistência ao cisalhamento de 120 N/mm2. Se esse pino estiver sujeito apenas a cisalhamento duplo, a área requerida da secção transversal do pino poderá ser menor que 45 mm2.
A figura acima mostra uma longarina construída a partir de quatro cantoneiras rebitadas em uma chapa fina. Entre as cantoneiras, são rebitados reforçadores feitos de chapa dobrada em Z. A longarina é fixada à fuselagem por meio de dois pinos nas posições indicadas por B e C.
Com base nas informações acima e considerando que a chapa que constitui a alma da longarina flamba à mínima tensão de compressão, julgue os itens a seguir.
A face e do elemento H está sujeita a uma tensão normal de tração cujo valor em módulo é superior à tensão da face d desse mesmo elemento.
A figura acima mostra uma longarina construída a partir de quatro cantoneiras rebitadas em uma chapa fina. Entre as cantoneiras, são rebitados reforçadores feitos de chapa dobrada em Z. A longarina é fixada à fuselagem por meio de dois pinos nas posições indicadas por B e C.
Com base nas informações acima e considerando que a chapa que constitui a alma da longarina flamba à mínima tensão de compressão, julgue os itens a seguir.
Os reforçadores estão submetidos a um esforço de compressão.
A figura acima mostra uma longarina construída a partir de quatro cantoneiras rebitadas em uma chapa fina. Entre as cantoneiras, são rebitados reforçadores feitos de chapa dobrada em Z. A longarina é fixada à fuselagem por meio de dois pinos nas posições indicadas por B e C.
Com base nas informações acima e considerando que a chapa que constitui a alma da longarina flamba à mínima tensão de compressão, julgue os itens a seguir.
Com a flambagem da chapa fina que constitui a alma, a longarina entra em colapso.
Com relação aos procedimentos adotados em um reparo estrutural de uma aeronave de estrutura metálica, julgue os itens seguintes.
As superfícies de controle ou seus compensadores, quando sofrem reparos com acréscimo de peso atrás da linha da dobradiça, não necessitam ser rebalanceados.
Com relação aos procedimentos adotados em um reparo estrutural de uma aeronave de estrutura metálica, julgue os itens seguintes.
Como regra geral, na realização de um reparo estrutural, a distância do centro de um rebite até a borda da chapa rebitada deve ser maior que duas vezes o diâmetro do rebite.
Com relação aos procedimentos adotados em um reparo estrutural de uma aeronave de estrutura metálica, julgue os itens seguintes.
Como regra geral, o tamanho de um rebite a ser utilizado para unir chapas deve ser igual à soma da espessura das chapas mais o comprimento necessário para formar a cabeça de fixação, que deve ser de 1,5 vezes o diâmetro do rebite.
Com relação aos procedimentos adotados em um reparo estrutural de uma aeronave de estrutura metálica, julgue os itens seguintes.
Em um reparo estrutural, se for utilizada uma chapa com resistência maior que a original, a sua espessura pode ser diminuída.
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