Questões de Engenharia Aeronáutica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Engenharia Aeronáutica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um gerador de gás básico funciona com os seguintes componentes:

  • A.

    compressor, câmara de combustão e turbina.

  • B.

    bocal de entrada, turbina e câmara de combustão.

  • C.

    compressor, turbina e bocal de saída.

  • D.

    combustor e turbina axial.

  • E.

    compressor e turbina livre.

Quais os tipos de motores aeronáuticos a reação usados na aviação civil?

  • A.

    turbojato, turbofan, turboeixo e turbo-hélice.

  • B.

    motor a turbina, motor a pistão e turbo-hélice.

  • C.

    ran-jet, turbojato e turbo-hélice.

  • D.

    turbojato, turbofan e turbo-hélice.

  • E.

    motor radial, motor de alta derivação e motor foguete.

Uma aeronave com estabilidade estática longitudinal ao sofrer uma perturbação que aumente seu ângulo de ataque

  • A.

    irá subir para uma nova altitude.

  • B.

    tenderá a diminuir o ângulo de ataque.

  • C.

    tenderá a aumentar o ângulo de ataque.

  • D.

    oscilará até reestabelecer o equilíbrio.

  • E.

    tenderá a um movimento que depende da geometria do estabilizador horizontal.

O centro aerodinâmico e o centro de pressão de uma aeronave são locais importantes.

É correto afirmar que

  • A.

    são equivalentes e localizam-se a 25% da corda da asa.

  • B.

    são equivalentes e localizam-se à frente do centro de gravidade da aeronave.

  • C.

    é um ponto da aeronave onde o momento de arfagem é constante e, um ponto onde o momento de arfagem é zero, respectivamente.

  • D.

    a localização de ambos varia ao longo da corda conforme o ângulo de ataque.

  • E.

    o centro aerodinâmico depende da incidência da asa e o centro de pressão depende da geometria da asa.

  • A.

    Trecho A-B – ocorre flexo-tração;

    Trecho B-C – ocorre tração quando a asa está sustentando;

    Trecho B-D – ocorre flexão.

    Asa cantilever.

  • B.

    Trecho A-B – ocorre flexo-compressão;

    Trecho B-C – ocorre flambagem quando a asa está sustentando;

    Trecho B-D – ocorre flexão.

    Asa semi-cantilever.

  • C.

    Trecho A-B – ocorre flexo-compressão;

    Trecho B-C – ocorre tração quando a asa está sustentando;

    Trecho B-D – ocorre flexão.

    Asa semi-cantilever.

  • D.

    Trecho A-B – ocorre flexo-compressão,

    Trecho B-C – ocorre tração quando a asa está sustentando.

    Trecho B-D – ocorre flexão.

    Asa estaiada.

  • E.

    Trecho A-B – ocorre flexo-compressão;

    Trecho B-C – ocorre tração quando a aeronave está parada;

    Trecho B-D – ocorre flexão.

    Asa cantilever.

Num voo no regime transônico, é correto afirmar que:

  • A.

    o Mach de voo é supersônico e não há onda de choque no extradorso da asa.

  • B.

    o Mach de voo é subsônico e só há onda de choque no intradorso da asa.

  • C.

    a aeronave pode estar voando no Mach crítico; ocorre onda de choque no extradorso da asa e pode ocorrer no intradorso também.

  • D.

    evita-se voar nesse regime de voo devido aos efeitos de compressibilidade do ar.

  • E.

    se o perfil aerodinâmico da asa for do tipo supercrítico não ocorrerá ondas de choque na superfície da asa.

  • A.

    longarinas principais, nervuras, bordo de ataque, bordo de fuga, cobertura e ponta de asa.

  • B.

    longarinas primárias e secundárias, nervuras, bordo de ataque principal, bordo de fuga, entelagem e ponta de asa.

  • C.

    nervuras, perfil aerodinâmico, sistema antigelo, flape e ponta de asa.

  • D.

    longarinas principais, bordo de fuga, nervuras, bordo de ataque, cobertura e ponta de asa.

  • E.

    longarina principal, longarina secundária, perfil aerodinâmico, bordo de ataque, entelagem e wing-let.

  • A.

    33 m2; 7,5 graus, 5 graus; 7 660,0 km.

  • B.

    30 m2; 8 graus, 7 graus; 7 000,0 km.

  • C.

    33 m2; 7,5 graus, 5 graus; 8 734,0

  • D.

    45 m2; 8 graus, 3 graus; 7 000,0 km.

  • E.

    30 m2; 6 graus, 4 graus; 8 884,7 km.

Uma das funções principais das agências administradoras da aviação civil é a homologação aeronáutica. As siglas das agências americana, brasileira e europeia são, respectivamente:

  • A.

    FAA, CENIPA e EASA.

  • B.

    FAR, ANAC e CEAS.

  • C.

    FAR, ANAC e EASA.

  • D.

    EASA, ANAC e FAR.

  • E.

    FAA, ANAC e EASA.

A guinda adversa é um fenômeno que pode acontecer quando uma aeronave:

  • A.

    realiza uma curva usando apenas o leme de direção.

  • B.

    realiza uma manobra de glisagem.

  • C.

    realiza uma curva com ailerons tipo frise.

  • D.

    realiza uma curva com ailerons não diferenciais.

  • E.

    nunca acontece numa aeronave com asas enflechadas.

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