Questões de Engenharia Aeronáutica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Engenharia Aeronáutica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em uma aeronave, a superfície de controle primária usada para aumentar ou diminuir o ângulo de ataque é

  • A.

    Aileron.

  • B.

    Flap.

  • C.

    Leme.

  • D.

    Slat.

  • E.

    Flap.

Qual componente estrutural está posicionado na direção da corda da asa transmitindo a pressão aerodinâmica aos componentes estruturais posicionados na direção de envergadura da asa?

  • A.

    Longarina.

  • B.

    Nervura.

  • C.

    Treliça.

  • D.

    Reforçador.

  • E.

    Pilone.

Uma filosofia de projeto estrutural da aeronave que prevê as falhas que irão ocorrer, e específica o critério de inspeção para quantificar essas falhas, é

  • A.

    Safe-life.

  • B.

    Fail-safe.

  • C.

    Hard-time.

  • D.

    On-condition.

  • E.

    Fail-life.

A capacidade de carga suportada por um rebite de um dado material está relacionada

  • A.

    ao tipo de cabeça do rebite.

  • B.

    ao diâmetro do corpo do rebite.

  • C.

    ao comprimento do corpo do rebite.

  • D.

    a altura da cabeça do rebite após a conformação.

  • E.

    ao maior diâmetro da cabeça do rebite após a conformação.

A inspeção de componentes metálicos da estrutura por ultrassom emprega

  • A.

    o eco de ondas eletromagnéticas.

  • B.

    a geração de campos magnéticos.

  • C.

    a resposta ao impacto de martelo.

  • D.

    o eco de ondas sonoras emitidas.

  • E.

    as correntes de Foucault.

Como regra geral, em uma junta de chapas metálicas, o diâmetro do rebite deveria ser igual

  • A.

    à espessura total das chapas da junta.

  • B.

    ao dobro da menor espessura da chapa usada na junta.

  • C.

    a três vezes à espessura da chapa mais espessa da junta.

  • D.

    a quatro vezes à espessura da chapa mais fina da junta.

  • E.

    a maior espessura de chapa usada na junta.

O coeficiente de expansão térmica da maioria dos materiais plásticos, usados em acabamentos internos de aeronaves, é

  • A.

    maior do que os coeficientes do aço e do alumínio.

  • B.

    maior do que o coeficiente do aço e menor do que o coeficiente do alumínio.

  • C.

    menor do que os coeficientes do aço e do alumínio.

  • D.

    aproximadamente o mesmo coeficiente do alumínio.

  • E.

    aproximadamente o mesmo coeficiente do aço.

A tensão nos cabos usados para o comando da aeronave é controlada por

  • A.

    medição da frequência de vibração dos cabos.

  • B.

    medição do curso máximo de deslocamento do comando.

  • C.

    medição com o instrumento tensiômetro.

  • D.

    medição da frequência de flutter.

  • E.

    uso de esticador com mola e roldana intermediária.

Vibrações em médias frequências que ocorrem em helicópteros são provocadas por

  • A.

    ressonância de solo.

  • B.

    dispositivos antivibradores localizados embaixo da cabine.

  • C.

    vibração para frente e para trás (lead-lag) das pás do rotor principal.

  • D.

    oscilação em torno do eixo das pás do rotor principal.

  • E.

    rotação do rotor de cauda.

A válvula redutora de pressão hidráulica, presente na aeronave,

  • A.

    diminui a pressão dos sistemas de controle secundários a zero em caso de emergência.

  • B.

    pode operar redirecionando parte do fluxo de fluido hidráulico de volta ao reservatório.

  • C.

    diminui a densidade do fluido hidráulico com correspondente redução da pressão.

  • D.

    restringe o fluxo por bloqueio da linha hidráulica.

  • E.

    direciona o fluxo de uma linha hidráulica para outra linha do sistema.

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