Questões de Engenharia Aeronáutica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Se um subsistema hidráulico é projetado para estender e retrair um componente da aeronave, deveria ser considerado o uso de

  • A.

    servoatuador.

  • B.

    atuador com deslocamento variável.

  • C.

    atuador de simples ação.

  • D.

    atuador de dupla ação.

  • E.

    atuador com assistência pneumática.

Válvulas tipo Check Valve, usadas em circuitos hidráulicos de aeronaves,

  • A.

    são utilizadas para garantir que o fluido correto seja inserido no circuito.

  • B.

    multiplicam a pressão do sistema quando a pressão mínima é alcançada.

  • C.

    permitem o fluxo do fluido em uma única direção dentro da tubulação.

  • D.

    invertem o fluxo do fluido se a pressão do sistema começa a cair.

  • E.

    atuam para limitar a pressão máxima do circuito hidráulico.

Amortecedores hidráulicos, usados em trens de pouso,

  • A.

    possuem orifícios no êmbolo interno dimensionados para a absorção de energia.

  • B.

    convertem a energia absorvida em energia elétrica para acúmulo em baterias.

  • C.

    convertem a energia absorvida em energia hidráulica para uso no sistema de freio.

  • D.

    controlam o máximo deslocamento na extensão do trem de pouso.

  • E.

    travam o trem de pouso na posição estendida ou recolhida.

Bombas auxiliares de combustível de aeronaves com múltiplos motores

  • A.

    fornecem pressão de combustível igual à obtida com a alimentação por gravidade.

  • B.

    devem ser operadas de forma independente para a alimentação dos motores.

  • C.

    não devem aumentar a pressão de combustível acima do dobro da pressão de alimentação por gravidade.

  • D.

    devem obrigatoriamente ser instaladas dentro dos tanques de combustível.

  • E.

    mantêm a pressão interna dos tanques de combustível próxima da pressão ambiente.

Sistema de aquecimento de combustível é instalado em aeronave com propulsão por turbina com objetivo de

  • A.

    melhorar a vaporização do combustível.

  • B.

    evaporar a água presente no combustível.

  • C.

    melhorar o poder calorífico do combustível.

  • D.

    evitar a formação de cristais de gelo nos filtros de combustível.

  • E.

    reduzir o ponto de fulgor do combustível.

Na pressurização da aeronave, o grau de pressurização é controlado por

  • A.

    válvula de descarga que regula a taxa de extração do ar da cabine.

  • B.

    válvula de mistura da entrada de ar com base na demanda.

  • C.

    válvula reguladora de pressão na sangria de ar aspirado do motor.

  • D.

    posição da alavanca que regula a alimentação de ar do motor.

  • E.

    válvula de segurança para pressão de ar da cabine.

Considerando o sistema de pressurização da aeronave, a altitude máxima em que a aeronave pode voar

  • A.

    é encontrada nas páginas do Certificado de Tipo da aeronave.

  • B.

    está identificada na válvula de descarga de ar da cabine.

  • C.

    está identificada na válvula de segurança de pressurização da cabine.

  • D.

    depende da existência de máscaras de oxigênio na cabine.

  • E.

    é limitada pela pressão diferencial máxima que a cabine suporta.

As garrafas de oxigênio em alta pressão, para uso dos passageiros e tripulantes da aeronave, são identificadas pela cor

  • A.

    vermelha.

  • B.

    azul.

  • C.

    amarela.

  • D.

    verde.

  • E.

    ocre.

A bússola magnética da aeronave deve ser compensada periodicamente de modo a determinar

  • A.

    a precisão da linha-de-fé.

  • B.

    a sua precessão.

  • C.

    os desvios do norte verdadeiro.

  • D.

    a variação da resistência elétrica.

  • E.

    os desvios magnéticos.

O sistema pitot estático, que mede pressões dinâmicas e estáticas do ar, serve aos seguintes instrumentos:

  • A.

    altímetro compensado, sensor de velocidade e giro direcional.

  • B.

    sensor de velocidade, giro direcional e indicador HSI.

  • C.

    altímetro compensado, sensor de velocidade e indicador de razão de subida.

  • D.

    velocímetro, indicador rádio-magnético e pressão de entrada no compressor do motor.

  • E.

    indicador de razão de subida, altímetro e indicador HSI.

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