Lista completa de Questões de Engenharia Aeronáutica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Se um subsistema hidráulico é projetado para estender e retrair um componente da aeronave, deveria ser considerado o uso de
servoatuador.
atuador com deslocamento variável.
atuador de simples ação.
atuador de dupla ação.
atuador com assistência pneumática.
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Válvulas tipo Check Valve, usadas em circuitos hidráulicos de aeronaves,
são utilizadas para garantir que o fluido correto seja inserido no circuito.
multiplicam a pressão do sistema quando a pressão mínima é alcançada.
permitem o fluxo do fluido em uma única direção dentro da tubulação.
invertem o fluxo do fluido se a pressão do sistema começa a cair.
atuam para limitar a pressão máxima do circuito hidráulico.
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Amortecedores hidráulicos, usados em trens de pouso,
possuem orifícios no êmbolo interno dimensionados para a absorção de energia.
convertem a energia absorvida em energia elétrica para acúmulo em baterias.
convertem a energia absorvida em energia hidráulica para uso no sistema de freio.
controlam o máximo deslocamento na extensão do trem de pouso.
travam o trem de pouso na posição estendida ou recolhida.
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Bombas auxiliares de combustível de aeronaves com múltiplos motores
fornecem pressão de combustível igual à obtida com a alimentação por gravidade.
devem ser operadas de forma independente para a alimentação dos motores.
não devem aumentar a pressão de combustível acima do dobro da pressão de alimentação por gravidade.
devem obrigatoriamente ser instaladas dentro dos tanques de combustível.
mantêm a pressão interna dos tanques de combustível próxima da pressão ambiente.
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Sistema de aquecimento de combustível é instalado em aeronave com propulsão por turbina com objetivo de
melhorar a vaporização do combustível.
evaporar a água presente no combustível.
melhorar o poder calorífico do combustível.
evitar a formação de cristais de gelo nos filtros de combustível.
reduzir o ponto de fulgor do combustível.
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Na pressurização da aeronave, o grau de pressurização é controlado por
válvula de descarga que regula a taxa de extração do ar da cabine.
válvula de mistura da entrada de ar com base na demanda.
válvula reguladora de pressão na sangria de ar aspirado do motor.
posição da alavanca que regula a alimentação de ar do motor.
válvula de segurança para pressão de ar da cabine.
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Considerando o sistema de pressurização da aeronave, a altitude máxima em que a aeronave pode voar
é encontrada nas páginas do Certificado de Tipo da aeronave.
está identificada na válvula de descarga de ar da cabine.
está identificada na válvula de segurança de pressurização da cabine.
depende da existência de máscaras de oxigênio na cabine.
é limitada pela pressão diferencial máxima que a cabine suporta.
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As garrafas de oxigênio em alta pressão, para uso dos passageiros e tripulantes da aeronave, são identificadas pela cor
vermelha.
azul.
amarela.
verde.
ocre.
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A bússola magnética da aeronave deve ser compensada periodicamente de modo a determinar
a precisão da linha-de-fé.
a sua precessão.
os desvios do norte verdadeiro.
a variação da resistência elétrica.
os desvios magnéticos.
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O sistema pitot estático, que mede pressões dinâmicas e estáticas do ar, serve aos seguintes instrumentos:
altímetro compensado, sensor de velocidade e giro direcional.
sensor de velocidade, giro direcional e indicador HSI.
altímetro compensado, sensor de velocidade e indicador de razão de subida.
velocímetro, indicador rádio-magnético e pressão de entrada no compressor do motor.
indicador de razão de subida, altímetro e indicador HSI.
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