Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A enxertia é uma técnica de propagação que apresenta bons resultados na fruticultura. Uma planta enxertada compõe-se de duas partes: "cavalo" ou porta enxerto e copa ou "cavaleiro". No caso da citricultura, particularmente, o cavalo é um(a):
fragmento da planta que se deseja propagar.
planta resistente a pragas e doenças do solo.
planta adulta produzida por semente.
planta fisiologicamente adulta, proveniente de mudas.
planta híbrida resultante de um cruzamento.
Os eventos sucessivos que conduzem à ocorrência da doença, ou fazem parte do seu desenvolvimento, constituem o chamado ciclo das relações patógeno-hospedeiro, no qual cada uma das diferentes fases apresenta características próprias e tem função definida. Referente a isso, é correto afirmar que:
as fases encontradas no ciclo são: fonte de inoculo, inoculação, penetração, colonização, sintomas e reprodução.
a patogênese é constituida dos processos de incubação, infecção e reprodução.
os parasitas obrigatórios não têm estrutura de sobrevivência.
o início da doença numa determinada cultura pode se dar pelo ciclo secundário.
o ciclo primário tem início a partir de estruturas de reprodução do microorganismo ou a partir da fase saprofítica do solo.
Assinale a afirmativa correta no que se refere à função dos hormônios vegetais e similares sintéticos.
Hormônio vegetal é um composto que, sendo aplicado em altas concentrações, promove, inibe ou modifica processos morfológicos e fisiológicos do vegetal.
Reguladores vegetais são substâncias sintéticas que, aplicadas exogenamente, possuem ações similares à dos grupos de hormônios vegetais.
Inibidores vegetais são substâncias de ocorrência natural que causam a inibição do meristema apical.
A ivermectina é uma substância sintética com ação similar à do IAA (grupo das auxinas).
Hormônios vegetais e similares sintéticos podem garantir alta produtividade em solos de baixa fertilidade.
A silagem é uma técnica de armazenamento de forragens para suplementar o rebanho bovino nos períodos de deficit de suprimento das pastagens. A conservação da silagem baseia-se na fermentação anaeróbica da forragem ensilada, onde a formação de álcool e ácidos orgânicos impede o desenvolvimento de microorganismos indesejáveis. As forragens indicadas para o processo de silagem devem apresentar algumas características, entre as quais:
muito baixos teores de umidade.
baixos teores de açúcar.
baixo poder tampão.
baixa relação C/N.
altos teores de lignina.
A broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis, Fab.,1794) é uma das principais pragas desta cultura e seu nível de dano econômico ocorre com freqüência em virtude do(a):
permissão, através das galerias e orifícios, da penetração de fungos que causam a podridão vermelha do colmo, que invertem a sacarose.
diminuição do secamento dos ponteiros.
aumento da sacarose da cana pela ação dos fungos.
aumento da pureza do caldo dando menor rendimento em açúcar.
aumento do secamento das raízes devido aos fungos.
Considerando que o N é um macronutriente constituinte de muitas substâncias, entre elas a clorofila, e que apresenta alta mobilidade na planta, os sintomas evidentes de sua deficiência são:
queima de bordos das folhas mais jovens.
arroxeamento iniciando nas folhas mais velhas.
amarelecimento simultâneo de toda a planta.
amarelecimento iniciando nas folhas mais velhas.
amarelecimento iniciando nas folhas mais novas.
"Impacto ambiental" é definido pela Resolução 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama (Conama, 1992) como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas. Relacione as atividades agrícolas da coluna da esquerda com o correspondente impacto ambiental causado, na coluna da direita.
I - P, II - Q, III - R, IV - S
I - Q, II - P, III - T, IV - R
I - R, II - P, III - S, IV - Q
I - P, II - R, III - Q, IV - S
I - R, II - Q, III - S, IV - T
A portaria nº 25, de 15 de outubro de 2001, altera a norma regulamentadora que trata de Equipamento de Proteção Individual – NR 6 e dá outras providências. Com relação às medidas constantes nessa Portaria, é INCORRETO afirmar que:
introduz o conceito de produto para viabilizar, por exemplo, o "Creme Protetor" como EPI;
estende o conceito de "Equipamento Conjugado de Proteção Individual", por exemplo, ao capacete de segurança, ao qual está acoplado o protetor auditivo do tipo concha;
estabelece que a empresa é obrigada a fornecer o EPI de modo gratuito;
quanto à responsabilidade do empregador, acrescentou que o empregado deve cumprir as determinações e orientações do empregador sobre o uso adequado do EPI;
proibiu a restauração de EPI para fins de reutilização, obrigando o seu descarte e substituição por equipamento novo.
O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (EMBRAPA, 1999) surgiu com o objetivo de padronizar a classificação dos solos no Brasil. Levando-se em conta a nova nomenclatura, os solos anteriormente denominados podzólicos são classificados como
Organossolos.
Cambissolos.
Neossolos flúvicos.
Argissolos.
Nitossolos.
Para praticar uma agricultura conservacionista, deve-se levar em conta as possibilidades e limitações do solo a ser utilizado. A determinação das classes de capacidade de uso do solo constitui um importante instrumento para a realização de um planejamento conservacionista. É correto afirmar que os solos passíveis de utilização com culturas anuais estão enquadrados no grupo
A, nas classes: I, II, III e IV.
B, nas classes: II, III e IV.
C, na classe: VIII.
B, nas classes: V, VI e VII.
A, nas classes: V, VI e VII.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...