Questões de Engenharia Agronômica do ano 2005

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A enxertia é uma técnica de propagação que apresenta bons resultados na fruticultura. Uma planta enxertada compõe-se de duas partes: "cavalo" ou porta enxerto e copa ou "cavaleiro". No caso da citricultura, particularmente, o cavalo é um(a):

  • A.

    fragmento da planta que se deseja propagar.

  • B.

    planta resistente a pragas e doenças do solo.

  • C.

    planta adulta produzida por semente.

  • D.

    planta fisiologicamente adulta, proveniente de mudas.

  • E.

    planta híbrida resultante de um cruzamento.

Os eventos sucessivos que conduzem à ocorrência da doença, ou fazem parte do seu desenvolvimento, constituem o chamado ciclo das relações patógeno-hospedeiro, no qual cada uma das diferentes fases apresenta características próprias e tem função definida. Referente a isso, é correto afirmar que:

  • A.

    as fases encontradas no ciclo são: fonte de inoculo, inoculação, penetração, colonização, sintomas e reprodução.

  • B.

    a patogênese é constituida dos processos de incubação, infecção e reprodução.

  • C.

    os parasitas obrigatórios não têm estrutura de sobrevivência.

  • D.

    o início da doença numa determinada cultura pode se dar pelo ciclo secundário.

  • E.

    o ciclo primário tem início a partir de estruturas de reprodução do microorganismo ou a partir da fase saprofítica do solo.

Assinale a afirmativa correta no que se refere à função dos hormônios vegetais e similares sintéticos.

  • A.

    Hormônio vegetal é um composto que, sendo aplicado em altas concentrações, promove, inibe ou modifica processos morfológicos e fisiológicos do vegetal.

  • B.

    Reguladores vegetais são substâncias sintéticas que, aplicadas exogenamente, possuem ações similares à dos grupos de hormônios vegetais.

  • C.

    Inibidores vegetais são substâncias de ocorrência natural que causam a inibição do meristema apical.

  • D.

    A ivermectina é uma substância sintética com ação similar à do IAA (grupo das auxinas).

  • E.

    Hormônios vegetais e similares sintéticos podem garantir alta produtividade em solos de baixa fertilidade.

A silagem é uma técnica de armazenamento de forragens para suplementar o rebanho bovino nos períodos de deficit de suprimento das pastagens. A conservação da silagem baseia-se na fermentação anaeróbica da forragem ensilada, onde a formação de álcool e ácidos orgânicos impede o desenvolvimento de microorganismos indesejáveis. As forragens indicadas para o processo de silagem devem apresentar algumas características, entre as quais:

  • A.

    muito baixos teores de umidade.

  • B.

    baixos teores de açúcar.

  • C.

    baixo poder tampão.

  • D.

    baixa relação C/N.

  • E.

    altos teores de lignina.

A broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis, Fab.,1794) é uma das principais pragas desta cultura e seu nível de dano econômico ocorre com freqüência em virtude do(a):

  • A.

    permissão, através das galerias e orifícios, da penetração de fungos que causam a podridão vermelha do colmo, que invertem a sacarose.

  • B.

    diminuição do secamento dos ponteiros.

  • C.

    aumento da sacarose da cana pela ação dos fungos.

  • D.

    aumento da pureza do caldo dando menor rendimento em açúcar.

  • E.

    aumento do secamento das raízes devido aos fungos.

Considerando que o N é um macronutriente constituinte de muitas substâncias, entre elas a clorofila, e que apresenta alta mobilidade na planta, os sintomas evidentes de sua deficiência são:

  • A.

    queima de bordos das folhas mais jovens.

  • B.

    arroxeamento iniciando nas folhas mais velhas.

  • C.

    amarelecimento simultâneo de toda a planta.

  • D.

    amarelecimento iniciando nas folhas mais velhas.

  • E.

    amarelecimento iniciando nas folhas mais novas.

"Impacto ambiental" é definido pela Resolução 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama (Conama, 1992)

como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de

matéria ou energia resultante das atividades humanas. Relacione as atividades agrícolas da coluna da esquerda com o correspondente

impacto ambiental causado, na coluna da direita.

  • A.

    I - P, II - Q, III - R, IV - S

  • B.

    I - Q, II - P, III - T, IV - R

  • C.

    I - R, II - P, III - S, IV - Q

  • D.

    I - P, II - R, III - Q, IV - S

  • E.

    I - R, II - Q, III - S, IV - T

A portaria nº 25, de 15 de outubro de 2001, altera a norma regulamentadora que trata de Equipamento de Proteção Individual – NR 6 e dá outras providências. Com relação às medidas constantes nessa Portaria, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    introduz o conceito de produto para viabilizar, por exemplo, o "Creme Protetor" como EPI;

  • B.

    estende o conceito de "Equipamento Conjugado de Proteção Individual", por exemplo, ao capacete de segurança, ao qual está acoplado o protetor auditivo do tipo concha;

  • C.

    estabelece que a empresa é obrigada a fornecer o EPI de modo gratuito;

  • D.

    quanto à responsabilidade do empregador, acrescentou que o empregado deve cumprir as determinações e orientações do empregador sobre o uso adequado do EPI;

  • E.

    proibiu a restauração de EPI para fins de reutilização, obrigando o seu descarte e substituição por equipamento novo.

O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (EMBRAPA, 1999) surgiu com o objetivo de padronizar a classificação dos solos no Brasil. Levando-se em conta a nova nomenclatura, os solos anteriormente denominados podzólicos são classificados como

  • A.

    Organossolos.

  • B.

    Cambissolos.

  • C.

    Neossolos flúvicos.

  • D.

    Argissolos.

  • E.

    Nitossolos.

Para praticar uma agricultura conservacionista, deve-se levar em conta as possibilidades e limitações do solo a ser utilizado. A determinação das classes de capacidade de uso do solo constitui um importante instrumento para a realização de um planejamento conservacionista. É correto afirmar que os solos passíveis de utilização com culturas anuais estão enquadrados no grupo

  • A.

    A, nas classes: I, II, III e IV.

  • B.

    B, nas classes: II, III e IV.

  • C.

    C, na classe: VIII.

  • D.

    B, nas classes: V, VI e VII.

  • E.

    A, nas classes: V, VI e VII.

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