Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No manejo de grãos e de sementes em unidades armazenadoras e em terminais de embarque, podem ser empregados diversos sistemas de transporte, carregamento e descarregamento: correia transportadora, rosca sem-fim, elevadores de caneca e transportadores pneumáticos, entre outros. Relativamente a esses transportadores, assinale a opção correta.
Uma das vantagens da rosca sem-fim, quando comparada com a correia transportadora, é que, na primeira, o dano mecânico ocasionado aos grãos é bem menor.
A desvantagem da rosca sem-fim é que ela não permite o transporte de grãos em posição inclinada em relação à posição horizontal.
O elevador de canecas opera tanto na posição vertical como na horizontal e requer baixa potência por tonelada transportada, porém ele provoca sérios danos ao material transportado, razão por que não é recomendado para unidades armazenadoras de sementes.
Os transportadores pneumáticos normalmente operam por sucção, por pressão, ou de forma combinada, e são empregados, com freqüência, no carregamento e descarregamento de navios.
Os transportadores pneumáticos não causam danos mecânicos aos grãos transportados, o que consiste em uma grande vantagem desse tipo de transportador.
Para que sejam conservados em boas condições fisiológicas, os grãos armazenados em silos devem ser previamente limpados e secados. É conveniente que os silos armazenados sejam dotados de ventiladores para aeração da massa. Relativamente à secagem e à aeração de grãos, julgue os itens seguintes.
I O principal objetivo da aeração é impedir a migração e a condensação de umidade nas bordas e no interior de uma massa de grãos.
II A eficiência da secagem de uma massa de grãos é melhorada se esta for, primeiramente, submetida ao processo de limpeza. No entanto, grãos limpos têm sua pressão estática aumentada em comparação com uma massa de grãos que contenham impurezas; por essa razão, na maioria das vezes, os grãos são secos antes da limpeza.
III A transilagem promove a aeração da massa de grãos e não provoca danos mecânicos a estes, porém, hoje em dia, a transilagem não é muito utilizada devido ao trabalho excessivo envolvido nessa operação.
IV Em geral, quanto maior o teor de óleos e proteínas de um grão, menor deve ser o conteúdo de umidade desse grão ao ser armazenado
Estão certos apenas os itens
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
No geoprocessamento, são utilizadas técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de informações georreferenciadas ou geoposicionadas em relação a um sistema de coordenadas geográficas da superfície terrestre. Essa tecnologia tem otimizado os trabalhos de várias áreas de conhecimento, incluindo a Agronomia. Com base nesse assunto, assinale a opção incorreta.
O sistema de posicionamento global (GPS) foi projetado de forma que, em qualquer lugar da Terra e a qualquer instante, existam, pelos menos, quatro satélites visíveis acima do horizonte para um observador. Essa situação garante a condição geométrica mínima necessária à determinação da posição em tempo real. Assim, qualquer usuário equipado com um receptor de sinais GPS poderá determinar a sua posição em tempo real.
Os sistemas de informações geográficas (SIGs) são destinados ao tratamento computacional dos dados georreferenciados. Um SIG armazena a geometria e os atributos desses dados e gera bancos de dados digitais passíveis de serem manipulados e atualizados periodicamente, o que proporciona o monitoramento das atividades em desenvolvimento.
Os SIGs são constituídos por softwares especializados, que demandam grande capacidade de processamento e armazenamento dos computadores. Os softwares mais utilizados que constituem um SIG incluem o SPRING, o ArcView, o ENVI e o AutoCAD.
Para a utilização do geoprocessamento, é necessário o conhecimento dos diversos tipos de dados implementados nos SIGs. Os principais tipos de dados são: mapas temáticos, mapas cadastrais, redes, imagens de satélite e modelos numéricos de terreno.
As imagens de satélite estão se tornando produtos essenciais à análise da superfície terrestre. Essas imagens são obtidas por vários tipos de sensores acoplados aos satélites e variam em resolução tanto espacial, quanto espectral, temporal e radiométrica.
O manejo nutricional do tomateiro requer cuidados no tocante à adubação mineral e orgânica da lavoura, especialmente na busca pelo equilíbrio entre os nutrientes. Sob condições de manejo inadequado, podem ocorrer distúrbios fisiológicos durante o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo dessa cultura. Tais distúrbios estão ligados também a fatores climáticos. Com relação à ocorrência de distúrbios fisiológicos na cultura do tomateiro, assinale a opção correta.
A podridão apical é causada pela deficiência nutricional de magnésio, sendo agravada, entre outros fatores, pela oscilação hídrica e pelo excesso de potássio, de nitrogênio e de cálcio.
A murcha por osmose é causada pelo excesso de água na rizosfera da planta ou por cultivos em solos maldrenados.
A deficiência de potássio pode ocasionar a formação de frutos ocos, leves e descoloridos, entre outros sintomas.
A ocorrência de altas temperaturas e a falta de nitrogênio, comuns em todas as regiões produtoras de tomate no Brasil, causam a queda de flores do tomateiro.
A murcha por asfixia é normalmente causada pelo excesso de sais na rizosfera das plantas, especialmente quando as adubações são feitas no sistema de covas.
A produtividade e a qualidade da cebola estão diretamente relacionadas às condições climáticas e edáficas da região de cultivo. No tocante a esse assunto, assinale a opção correta.
Quando semeadas na região Sul do Brasil, as cultivares de cebola de ciclo precoce não produzem satisfatoriamente, o que ocasiona a produção da cebola chamada vulgarmente de charuto.
Quando semeadas na região Nordeste do Brasil, as cultivares de cebola de ciclo tardio produzem satisfatoriamente, o que propicia a produção de cebolas graúdas.
Quando semeadas na região Nordeste do Brasil, as cultivares de cebola de ciclo tardio produzem satisfatoriamente, o que propicia a produção de cebolas graúdas.
A produção de bulbos pequenos (bulbinhos) de cebola ocorre sob condições de baixas temperaturas e fotoperíodo menor que o exigido pela cultivar.
florescimento da cebola é intensificado pela ocorrência de baixas temperaturas, porém que estejam acima de 0 ºC.
O controle biológico é bastante utilizado em culturas perenes, uma vez que os organismos introduzidos necessitam de determinado tempo para que possam se estabelecer na área. Em citricultura, existem casos recentes de uso bem-sucedido dessa forma de manejo. Acerca do controle biológico de pragas de citros no Brasil, assinale a opção correta.
A maioria das espécies de ácaros predadores de ácaros fitófagos e cochonilhas que ocorrem em pomares de laranjeira pertence à família Stigmaeidae.
As aranhas mais comuns e importantes na citricultura formam teias e são potenciais predadores específicos de organismos maléficos.
Os percevejos predadores capturam suas presas, injetam-lhes toxinas paralisantes e sugam seus fluidos corporais. Ao contrário do que ocorre na fase de ninfa, na fase adulta, esses insetos constituem potenciais predadores por apresentarem o estilete robusto.
As joaninhas predadoras exercem importante papel regulador na população de insetos-praga em pomares de citros, uma vez que se alimentam de pulgões, de cochonilhas com ou sem carapaça, de moscas-das-frutas, de ácaros e de psilídeos.
A larva-minadora dos citros, registrada no final do século passado, no Brasil, possui vários inimigos naturais nativos. Como esses organismos nativos não foram suficientes para reduzir a população dessa larva nos citros nem o incremento da clorose variegada dos citros, foi introduzido, no Brasil, com essa finalidade, o parasitóide Ageniaspis citricola.
As doenças e pragas causam danos diretos às lavouras de vinha, aumentam os custos de produção em razão da utilização de medidas de controle e ainda restringem o uso de determinadas variedades. Os primeiros relatos sobre a ocorrência, no Brasil, de doenças na videira, datam do final do século XIX. Supõe-se que os principais patógenos da videira, no Brasil, tiveram sua origem nos Estados Unidos, tendo sido introduzidos pelas castas americanas importadas. A respeito dos problemas fitossanitários que podem ocorrer na viticultura nacional e do respectivo controle, assinale a opção correta.
A podridão da uva madura, causada pelo ascomiceto Glomerella cingulata, cuja fase anamórfica corresponde ao Colletotrichum gloeosporioides, pode ser controlada com o uso de fungicidas. Além disso, o tratamento de inverno, a remoção de frutos mumificados e de restos de cultura reduzem consideravelmente a incidência desse patógeno.
A calda sulfocálcica, preparada com cal virgem, enxofre e água, tem sido eficiente no controle de diversas enfermidades, especialmente aquelas de origem fúngica. Recomenda-se o uso dessa calda diluída dentro do prazo máximo de um mês após seu preparo, pois a mesma perde a eficiência com o passar do tempo.
O uso de calda bordalesa na concentração de 0,5% a 2,0% é importante meio de controle de antracnose da videira, entre outras doenças, entretanto esse produto pode causar queimaduras na planta quando o pH da calda for igual ou superior a7,0.
A introdução dos porta-enxertos (videiras americanas) resistentes ao fungo filoxera possibilitou o cultivo de videiras européias com bons índices de produtividade no Brasil.
No Brasil, o enrolamento da folha da videira, causado pela virose grapevine leafroll, foi constatado inicialmente em vinhedos do estado de São Paulo, estando o problema até hoje restrito a esse estado no Brasil, graças às eficientes medidas de controle adotadas.
A propagação vegetativa de plantas frutíferas possibilita a manutenção das características da planta progenitora, como qualidade dos frutos, precocidade, potencial produtivo, além da sanidade, entre outras. A multiplicação vegetal por via vegetativa pode ser feita de várias formas, incluindo-se enxertia, estaquia, mergulhia e alporquia. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta.
A estaquia é o processo de propagação resultante do enraizamento de um pedaço da planta (ramo, raiz etc), geralmente de comprimento e diâmetro variáveis em razão da espécie e das condições de manejo.
A enxertia é o processo de união dos tecidos de duas plantas, sempre da mesma espécie para que haja afinidade entre as partes envolvidas, dando origem a uma planta com duas partes, a copa e o porta-enxerto (ou cavalo).
A mergulhia consiste no enraizamento, na própria planta, de parte da planta a ser propagada, que é seguido pelo destacamento dessa parte. Esse processo é feito mediante o enterrio de porção do ramo curvado da planta que se quer propagar, para que enraíze.
As plantas de videira, marmeleiro, pereira e macieira devem ser enxertadas no período de inverno, enquanto as plantas de caquizeiro, laranjeira, mangueira, abacateiro e nespereira devem ser enxertadas no período da primavera.
As hortaliças apresentam relevante importância econômica, social e alimentar. Entre outras espécies olerícolas, a cenoura vem destacando-se no cenário nacional, ocupando atualmente uma extensa área de cultivo nas mais variadas condições climáticas e edáficas do Brasil. Com relação à influência do solo, do clima e do manejo na qualidade e produtividade de raízes de cenoura, assinale a opção incorreta.
Sob condições de temperaturas mais elevadas, a cenoura tende a produzir raízes mais curtas e grossas.
O cultivo de cenoura em solos tropicais e com irrigações leves e freqüentes propicia a produção de raízes mais longas e finas.
A deficiência de boro, assim como a oscilação hídrica e o atraso na colheita da cenoura propiciam a formação de raízes rachadas.
O cultivo de cenoura em solos de textura argilosa condiciona a formação de raízes mais curtas, enquanto os solos de textura arenosa condicionam a formação de raízes mais longas.
A ocorrência de florescimento precoce em cenoura, durante a fase vegetativa da cultura, condiciona a formação de raízes curtas e grossas.
Os macronutrientes nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre exercem importantes funções no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das plantas cultivadas. Com respeito à dinâmica dos nutrientes no solo, assinale a opção incorreta.
A lixiviação é um processo comum em solos de cerrado, especialmente, em áreas de alta precipitação e com solos bem drenados. Características do solo, como capacidade de retenção, taxa de movimentação da água, capacidade de troca aniônica e atividade biológica, influenciam a lixiviação do nitrogênio.
O nitrogênio do solo encontra-se, quase que totalmente, na forma orgânica, forma não-disponível para as plantas, e muito pouco na forma inorgânica, passível de absorção pelas plantas. A desnitrificação é o processo de transformação do nitrogênio amoniacal em nitrogênio nítrico pela ação de bactérias nitrificadoras do solo, na presença de oxigênio.
A correção da acidez é uma prática que contribui para aumentar a disponibilidade de fósforo no solo e a eficiência dos fertilizantes fosfatados. Entretanto, quando se utilizam fosfatos naturais, cuja solubilização é beneficiada pela acidez do solo, a calagem acarreta a redução na solubilidade de fósforo, principalmente quando feita em quantidades superiores à dose recomendada para se elevar a saturação, por bases, para 50%.
O suprimento de potássio às plantas, na forma iônica de K+, varia em função da forma como ele se encontra no solo, da sua quantidade e do seu grau de disponibilidade nas diferentes formas, bem como das características físicas que afetam sua condução através da solução do solo até a superfície da raiz.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...