Questões de Engenharia Agronômica do ano 2006

Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O nitrogênio é um dos nutrientes que mais limitam a agricultura no cerrado. As condições de temperatura e de umidade predominantes no cerrado aceleram os processos de decomposição da matéria orgânica e de perdas de nitrogênio, o que resulta em solos com baixos teores desse nutriente. A respeito da fixação biológica de nitrogênio, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O processo de fixação biológica do nitrogênio consiste na conversão do N2 atmosférico em NH3, em reação catalizada pela enzima nitrogenase, que ocorre em todos os organismos fixadores de nitrogênio.

  • B.

    Depois da conversão do N2 atmosférico em amônia, esta é incorporada em compostos de carbono e transportada dos nódulos para a parte aérea das plantas, onde é utilizada na síntese de proteínas e outros compostos nitrogenados essenciais ao metabolismo da planta.

  • C.

    Na simbiose entre leguminosas e bactérias dos gêneros Rhizobium e Bradyrhizobium, a reação da fixação biológica do nitrogênio ocorre no interior dos nódulos, onde a nitrogenase é protegida contra o excesso de nitrogênio.

  • D.

    A formação de nódulos é iniciada a partir de um processo complexo de troca de sinais entre a leguminosa hospedeira e o rizóbio, sendo essa troca realizada pela liberação de compostos fenólicos para o solo, os quais atraem o rizóbio para a superfície da raiz.

  • E.

    A troca de sinais moleculares que ocorre entre a planta e a bactéria desencadeia uma série de processos que resulta na penetração do rizóbio específico na raiz da planta. Nas plantas de soja e de feijão, as bactérias penetram exclusivamente através de rupturas nas raízes.

O clima e os organismos vivos, que atuam ao longo do tempo sobre os materiais minerais e orgânicos, promovem sua transformação, originando diferentes solos sob variadas condições de topografia. A partir de ações de intemperismo, como as provocadas por organismos vivos e pelo clima, a rocha se decompõe, formando o solo. Acerca dos atributos morfológicos, físicos e químicos dos solos, assinale a opção correta.

  • A.

    A cor do solo é a característica que sobressai no perfil, sendo de fundamental importância na identificação e na delimitação de camadas e horizontes. De certo modo, a cor do solo reflete a quantidade de óxidos de ferro, de matéria orgânica e a classe de drenagem do mesmo.

  • B.

    Porosidade é o volume do solo ocupado pela água e pelo ar, e varia com o tamanho das partículas do solo e com seu estado de agregação. Um solo ideal é aquele em que predominam os poros pequenos em relação aos grandes, o que lhe confere boas propriedades de permeabilidade, aeração e retenção de água.

  • C.

    Em campo, a textura de um solo pode ser avaliada pelo tato, por meio da sensação obtida ao se esfregar determinada quantidade de terra úmida entre os dedos. Em laboratório, pode ser determinada pela proporção das frações granulométricas de areia (2,0 mm a 0,05 mm), argila (0,05 mm a 0,002 mm) e silte (menor que 0,002 mm), na massa do solo.

  • D.

    Os solos eutróficos apresentam saturação por bases (V%) inferior a 50% no horizonte B e elevados teores de alumínio.

  • E.

    Os solos álicos apresentam saturação por alumínio (m%) inferior a 50% e, normalmente, elevada fertilidade.

Freqüentemente, os técnicos enfrentam problemas na implementação de estratégias de trabalho junto aos agricultores, mesmo reconhecendo e respeitando as particularidades das unidades de produção familiar. As maiores dificuldades são detectadas, normalmente, durante análise e diagnóstico da situação. Acerca da organização, funcionamento e reprodução das unidades familiares de produção agrícola, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Os elementos que constituem uma unidade de produção vista como sistema (modelo artificial criado pelo pensamento humano para representar organizações concretas) são os insumos; os produtos, serviços e subprodutos que são consumidos, estocados, transformados ou vendidos; os meios de produção, formados pelas glebas, pelos animais, pelas instalações, máquinas e equipamentos; a força de trabalho física e intelectual; e a moeda.

  • B.

    O meio ambiente é um conjunto de fatores, elementos, variáveis ou fenômenos externos ao sistema que influencia ou determina mais ou menos fortemente as decisões e ações dos agricultores. É também um conjunto de instituições e atores com os quais os agricultores mantêm relações de troca, de solidariedade ou de conflito e com os quais eles desenvolvem as suas estratégias.

  • C.

    A unidade de produção familiar vista como um sistema é um todo organizado e estruturado que responde a critérios simples e uniformes de otimização, podendo ser corretamente considerada como a simples justaposição de setores de produção (meios e técnicas de produção).

  • D.

    O agricultor toma e implementa uma série de decisões em níveis e escalas de tempo diferentes. São decisões relativas a produção (processo produtivo), investimento e utilização de recursos. Essas decisões têm conseqüências técnicas e econômicas de curto, médio e longo prazos, na medida em que determinam, em grande parte, os resultados físicos e econômicos da unidade de produção.

  • E. A avaliação econômica e financeira da atividade produtiva desenvolvida pelos agricultores constitui a referência básica para a análise da capacidade de reprodução das unidades familiares. Essa avaliação deve ser feita em função das medidas e critérios de resultado econômico que os produtores familiares maximizam para alcançar seus objetivos de reprodução, bem como em função dos fatores que determinam esse resultado.

O sucesso de uma empresa rural, atualmente, depende basicamente de gerenciamento, isto é, de habilidade técnica e administrativa para o aproveitamento racional de recursos à disposição do empreendimento, como terra, máquinas e implementos agrícolas, animais, recursos humanos etc. A respeito do planejamento e desenvolvimento de atividades agrícolas, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento operacional pode ser corretamente definido como um conjunto de planos orçamentários fundamentados em premissas condizentes com a realidade da empresa, nos ambientes interno e externo, e formalmente estabelecidos em resultados econômico-financeiros que permitam que a administração conheça, a priori, os resultados operacionais de cada atividade da empresa rural e, em seguida, execute os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.

  • B.

    Os fatores internos e externos que afetam os resultados econômicos da empresa devem ser bem conhecidos pelo administrador, que, por ter controle direto sobre esses fatores, pode agir para melhorar os rendimentos dos negócios.

  • C.

    O tamanho de uma empresa deve ser medido, em primeiro lugar, pela extensão de terra possuída e depois, pela capacidade de produção, ou seja, pelo o faturamento, por unidade de área, com hortaliças, fruteiras, grãos, quantidade de bovinos de acordo com a idade e, conseqüentemente, pela lucratividade e retorno sobre os investimentos.

  • D.

    A melhor combinação de atividades, numa fazenda, é aquela em que são utilizados, de modo menos intensivo, todos os fatores de produção existentes na empresa, permitindo-se sua adequada conservação.

  • E.

    o setor agrícola, a eficiência do trabalhador geralmente é reduzida quando o contrato de trabalho assalariado é transformado em sistema de parceria, relação comum nesse setor.

O manejo de pastagem visa à manutenção do equilíbrio entre o rendimento e a qualidade da forragem produzida, bem como à da composição botânica desejada para o pasto, com concomitante maximização de produção por animal e por área. Dessa forma, o conhecimento das inter-relações entre os componentes envolvidos é de vital importância no controle e na manipulação dos sistemas de pastejo. Acerca do manejo de pastagens, assinale a opção correta.

  • A.

    O pastejo contínuo é recomendado para gramíneas cespitosas de intenso perfilhamento e que apresentem processo precoce de alongamento do caule, enquanto o pastejo rotacionado é recomendado para pastagens de gramíneas estoloníferas ou cespitosas que apresentem processo tardio de elevação do meristema apical.

  • B.

    Quando o criador mantém a taxa de lotação constante nas suas pastagens, a ocorrência de veranicos em pastos não-irrigados determina a redução da taxa de crescimento do pasto, o que acarreta aumento na pressão de pastejo. Esse aumento pode ter um efeito imediato, se a disponibilidade de pasto anterior for excessiva, ou, caso isso não ocorra, um efeito posterior, com aumento da disponibilidade de pasto para a estação seguinte.

  • C.

    As espécies de capins mais exigentes em fertilidade, como o capim colonião e o andropógon, se estabelecem, de forma satisfatória, em solos de menor fertilidade, somente se receberem adubação química, enquanto o capim braquiária, por seu baixo nível de exigência, é capaz de se estabelecer sem o uso de adubação, mesmo em solos de baixa fertilidade.

  • D.

    Incluem-se entre os fatores que mais contribuem para a degradação de pastagens: manejo inadequado; sobrepastoreio; diminuição da fertilidade do solo; ocorrência de doenças e pragas; presença de plantas indesejáveis; falta de adaptação da espécie; incompatibilidade entre espécies associadas.

  • E.

    Parte dos nutrientes da forragem consumida pelos animais fica imobilizada nas fezes, que normalmente são distribuídas no pasto uniformemente, além de liberarem rapidamente os nutrientes, via decomposição.

O cultivo protegido apresenta um grande potencial de uso, especialmente para espécies ornamentais e determinadas hortaliças e fruteiras. Apesar dos elevados custos de produção, essa tecnologia vem sendo empregada na produção comercial de alimentos no Brasil. Acerca dos cultivos protegidos, assinale a opção correta.

  • A.

    Para garantir-se a manutenção de temperatura adequada no interior da estufa, todos os materiais utilizados na cobertura da estufa devem ser completamente transparentes à radição infravermelha.

  • B.

    O cultivo de pepino ginóico e não-partenocárpico, em estufas, requer cuidados especiais com a polinização e conseqüente frutificação.

  • C.

    Para fins de cobertura da estufa, deve-se evitar o uso de plástico polietileno de baixa densidade, visto que este provoca necroses e murchamento foliar em espécies mais sensíveis, como alface e tomate.

  • D.

    O plástico utilizado para cobrir a estufa deve ser impermeável à água, porém não se deve permitir a elevação da temperatura em relação ao ambiente externo, para evitarem-se danos à cultura.

  • E.

    A ocorrência de nematóides e de patógenos que se multiplicam bem em ambientes mais frios tem sido menor em estufas do que em cultivos em campo aberto.

A técnica de cultura de tecidos tem sido uma ferramenta de vital importância na obtenção de plantas livres de pragas e doenças, na propagação clonal e na conservação de germoplasma de espécies vegetais. Acerca da utilização da cultura de tecidos em fruticultura, assinale a opção correta.

  • A.

    O custo de produção de mudas de abacaxizeiro pelo método convencional de micropropagação é relativamente baixo, em razão da alta taxa de multiplicação e de sobrevivência das plantas dessa espécie na fase de aclimatação.

  • B.

    A diminuição da concentração de CO2 intensifica crescimento e o desenvolvimento in vitro de muitas espécies vegetais, incluindo-se as frutíferas.

  • C.

    A aclimatização é um processo essencial em todos os protocolos de micropropagação. Nesse processo, pode haver excessiva perda de água por transpiração e baixa capacidade fotossintética das plantas, o que compromete a sobrevivência das mudas.

  • D.

    Na aclimatização, o desenvolvimento das plantas de abacaxizeiro in vivo é rápido, sendo que elas levam, em média, 20 dias para atingirem o tamanho ideal para serem levadas ao campo.

  • E.

    Plantas in vitro de abacaxizeiro, quando submetidas ao efeito de reguladores de crescimento, apresentam indução de dormência, porém perfilham menos em relação às plantas não-tratadas.

O crescimento de suínos é influenciado por fatores como potencialidade genética, disponibilidade de nutrientes, idade e condições sanitárias das instalações. O peso dos animais, quando adultos, está intimamente relacionado com o peso do tecido muscular, ao passo que o conteúdo de gordura é muito variável quando os animais atingem a idade adulta. Acerca da nutrição dos suínos, assinale a opção correta.

  • A.

    Os suínos engordam à medida que vão crescendo. A composição do organismo depende, principalmente, da taxa de acúmulo de tecido adiposo (2% de proteína e 8 a 12% de água), que, por sua vez, depende do estágio de desenvolvimento e da quantidade de alimento que é oferecida aos animais.

  • B.

    O desmame precoce segregado, que ocorre, normalmente, entre 60 a 90 dias de idade, é um procedimento que visa ao controle de doenças específicas e ao melhoramento do desempenho produtivo na fase de crescimento-terminação dos suínos.

  • C.

    As rações, na fase de crescimento dos suínos, representam de 20% a 25% dos custos totais de alimentação em criações de ciclo completo. Nessa fase, os suínos atingem o momento de maior velocidade de deposição de tecido adiposo, sendo, portanto, muito importante a inclusão de ácidos graxos na ração para que se promova o máximo ganho de peso.

  • D.

    Na fase de gestação, é recomendada, tanto para porcas, quanto para leitoas, uma dieta mais completa, com o aumento do fornecimento de alimentos energéticos, especialmente.

  • E.

    A energia digestível aparente corresponde à energia digestível de uma unidade de peso de alimento somada à energia de combustão dos produtos da digestão que correspondem à urina e aos gases.

Na busca de maior eficiência, na suinocultura, devem ser utilizadas tecnologias capazes de responder com melhores índices produtivos e maiores retornos para os criadores e industrialistas e maior satisfação para o consumidor do produto final. Nesse contexto, a utilização de reprodutores de alto valor genético é fundamental para o aumento da produtividade por fêmea de plantel, para o aumento da eficiência de transformação do alimento consumido em carne, do rendimento e da qualidade da carne dos animais industrializados. A respeito do melhoramento genético dos suínos, assinale a opção correta.

  • A.

    A seleção de progênies superiores, que sempre é feita diretamente via manipulação de cromossomos, visa aumentar a freqüência dos genes desejáveis de determinada(s) característica(s).

  • B.

    As possibilidades de ganhos genéticos são tanto maiores e mais rápidas quanto menor for a variabilidade genética disponível e quanto menor for a intensidade de seleção aplicada.

  • C. A herdabilidade representa a proporção da variação fenotípica em relação à variância genética causada pelos genes com efeitos dominantes, isto é, genes que determinam mudanças no valor da característica à medida que aumenta a sua freqüência na população.
  • D.

    Os animais three-cross são resultantes do cruzamento de três raças, processo que permite explorar 100% da heterose materna, em relação às duas raças que deram origem às fêmeas F1 e 33,3% da heterose direta nos animais de abate, em relação às três raças envolvidas, sendo a terceira uma raça terminal de machos. Exemplo bem conhecido desse processo é o produto do acasalamento de fêmeas F1 Large White- Landrace com machos Duroc.

  • E.

    A interação entre genótipo e ambiente refere-se ao desempenho diferenciado de duas ou mais raças submetidas a diferentes condições de criação. Essa interação pode ocorrer, por exemplo, quando duas raças de suínos submetidas aos regimes de alimentação com ração à vontade e ração restrita apresentam desempenho diferenciado, obtendo-se melhores resultados com uma ou outra raça, de acordo com a forma como os animais são alimentados.

Acerca da nutrição, do manejo e da fisiologia de ruminantes, assinale a opção correta.

  • A.

    Dois processos básicos, homeostase e homeorese, regulam todas as funções do animal. A homeostase é o mecanismo fundamental, que estabelece a regulação e a coordenação de novas prioridades para a função animal, enquanto a homeorese permite uma estabilidade de regulação das funções fisiológicas, em prioridades estabelecidas.

  • B.

    Os requerimentos para a manutenção do animal aumentam, com o passar do tempo, durante o crescimento, tanto em relação ao aumento de peso, idade e gordura, quanto ao acréscimo na fração de tecidos metabolicamente muito ativos.

  • C.

    Um programa nutricional adequado, durante a fase de crescimento até o desmame de bezerros, deve fornecer as demandas nutricionais para o máximo das exigências energéticas do animal.

  • D.

    As fontes de nitrogênio utilizadas pelos microrganismos ruminais para a síntese protéica consistem em proteína da dieta e nitrogênio não-protéico, assim como nitrogênio reciclado para o rúmen (reutilização).

  • E.

    Em animais grandes, assim como em animais pequenos, o crescimento diário em proteína aumenta em uma taxa maior com o acréscimo na taxa de crescimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...