Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os diversos aspectos relacionados a produção e comercialização de pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.), cultura de grande importância econômica e social na região Norte do Brasil, julgue os itens seguintes. Na produção da pimenta preta, o processamento em póscolheita inclui, não necessariamente nessa ordem, secagem ao sol ou em secador artificial, debulha natural, manual ou mecânica e limpeza manual do produto ou mediante o uso de máquina de ar (ou ventilador) e peneiras.
Em comparação aos grãos comerciais, as sementes de grandes culturas anuais demandam uma tecnologia de pós-colheita específica para que seus vários aspectos qualitativos sejam preservados. No tocante a esse assunto, julgue os itens a seguir. De modo geral, as condições climáticas predominantes na região Norte do Brasil são bastante propícias ao armazenamento de sementes de milho, arroz, feijão e soja, uma vez que temperaturas superiores a 24 ºC aliadas a elevada umidade relativa do ar estimulam o metabolismo das sementes.
Em comparação aos grãos comerciais, as sementes de grandes culturas anuais demandam uma tecnologia de pós-colheita específica para que seus vários aspectos qualitativos sejam preservados. No tocante a esse assunto, julgue os itens a seguir. Em relação aos secadores estacionários (silos secadores), secadores contínuos, como os de torre, preservam melhor a qualidade fisiológica de sementes sensíveis a danos mecânicos, como a soja, uma vez que o tempo de secagem das sementes é inferior nesse tipo de secador.
Em comparação aos grãos comerciais, as sementes de grandes culturas anuais demandam uma tecnologia de pós-colheita específica para que seus vários aspectos qualitativos sejam preservados. No tocante a esse assunto, julgue os itens a seguir. Sementes de milho ou de feijão danificadas por carunchos podem ser adequadamente separadas das sementes íntegras utilizando-se a mesa densimétrica (ou mesa de gravidade), desde que haja suficiente diferença em termos de peso específico entre as sementes atacadas e as não atacadas por essa praga.
Acerca da exploração florestal e de culturas agrícolas perenes na região amazônica, julgue os itens subseqüentes. Atualmente, o mercado consumidor está contribuindo para a mudança do cenário de exploração madeireira na Amazônia, pois está exigindo cada vez mais que a madeira consumida seja originada de áreas efetivamente manejadas por técnicas sustentáveis. O mercado consumidor tende a ser, em um futuro não muito distante, o principal indutor de manejo florestal sustentável na Amazônia.
Acerca da exploração florestal e de culturas agrícolas perenes na região amazônica, julgue os itens subseqüentes. Atualmente, o sistema agroflorestal do tipo consorciação de café robusta (Coffea canephora) com seringueira tem sido utilizado na Amazônia. Nesse sistema, as seringueiras podem ser plantadas em espaçamento de 4 m × 3 m, em linhas duplas, sendo cada par de linhas distanciado 20 m do seguinte, onde podem ser plantadas de 2 a 4 linhas de café.
Acerca da exploração florestal e de culturas agrícolas perenes na região amazônica, julgue os itens subseqüentes. A pupunha vem sendo utilizada, por muitos agricultores, como planta sombreadora de outras culturas, como cupuaçu e cacau.
Vários são os métodos de melhoramento genético aplicados às diversas culturas de importância econômica. O melhoramento de plantas alógamas baseia-se principalmente na exploração do vigor híbrido e no aumento da freqüência de genes favoráveis, enquanto o melhoramento de plantas autógamas baseia-se principalmente na obtenção de linhas puras e, muitas vezes, na exploração do vigor híbrido. Acerca do melhoramento de plantas, julgue os itens seguintes. Geralmente, as plantas autógamas perdem vigor quando submetidas a endogamia, ao contrário das alógamas, que ganham vigor ao serem submetidas a esse mesmo processo.
Vários são os métodos de melhoramento genético aplicados às diversas culturas de importância econômica. O melhoramento de plantas alógamas baseia-se principalmente na exploração do vigor híbrido e no aumento da freqüência de genes favoráveis, enquanto o melhoramento de plantas autógamas baseia-se principalmente na obtenção de linhas puras e, muitas vezes, na exploração do vigor híbrido. Acerca do melhoramento de plantas, julgue os itens seguintes. As características quantitativas das espécies olerícolas e frutíferas são governadas por muitos pares de genes, além de serem bastante influenciadas pelo ambiente e apresentarem fenótipos, em geral, com variação contínua.
Vários são os métodos de melhoramento genético aplicados às diversas culturas de importância econômica. O melhoramento de plantas alógamas baseia-se principalmente na exploração do vigor híbrido e no aumento da freqüência de genes favoráveis, enquanto o melhoramento de plantas autógamas baseia-se principalmente na obtenção de linhas puras e, muitas vezes, na exploração do vigor híbrido. Acerca do melhoramento de plantas, julgue os itens seguintes. O objetivo final de um programa de melhoramento genético de plantas olerícolas que apresentam propagação vegetativa é a obtenção de uma única planta (um único genótipo) com características desejáveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...