Lista completa de Questões sobre Estudo dos solos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Agronômica - Estudo dos solos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O espaçamento e a profundidade dos drenos são os principais parâmetros considerados em um sistema de drenagem, sendo a relação entre eles dependente de características do solo, da planta, do regime de escoamento e de critérios de drenagem a ser estabelecidos pelo projeto. O regime de escoamento de água para os drenos pode ser permanente ou variável.
No Brasil, a teoria de regime variável é mais aplicável emrazão da ocorrência, de maneira geral, de:
precipitações pluviais de alta intensidade e curta duração.
áreas de topografia plana com lençol freático superficial.
solos de textura mediana de alta capacidade de percolação.
coberturas vegetais densas com baixa evapotranspiração.
estiagens intensas e longo período de insolação.
O potencial da água no solo é frequentemente determinado por meio do conhecimento de seus componentes parciais. Está diretamente relacionado com a umidade do solo, e é tanto negativo quanto menor for a umidade do solo. Esse componente do potencial total representa as forças de retenção entre o solo e as moléculas de água, e é denominado potencial:
gravitacional
de pressão;
matricial;
osmótico;
freático.
Os constituintes catiônicos de água de irrigação têm uma importante relação com as propriedades físicas e químicas do solo. Há um processo de intercâmbio catiônico entre as argilas do solo e os íons dissolvidos presentes na água infiltrada no seu perfil. Assim, para considerar o grau provável em que o solo adsorverá o sódio da água, assim como a velocidade em que tal adsorção ocorre ao se aplicar a água, determina-se um índice conhecido como:
CE
CRA
DSH
SDD
RAS
No comércio, são encontrados vários tipos e tamanhos de aspersores, de acordo com a pressão de serviço ou de trabalho (PS). Os aspersores que operam com pressão de serviço de 100 a 200 kPa (10 a 20 m.c.a.), e têm raio de alcance de 9 a 12 m, são denominados aspersores de:
muito baixa pressão;
média pressão;
alta pressão;
baixa pressão;
muito alta pressão.
Muitos coeficientes de uniformidade foram propostos para os sistemas de irrigação por aspersão. O mais antigo e amplamente utilizado é o proposto por Christiansen (1942), que utiliza como medida de dispersão o desvio médio absoluto. Muitas críticas foram feitas a esse coeficiente, principalmente por utilizar como medida de dispersão o desvio médio absoluto. Um valor de CUC de 85% é o mínimo aceitável e valores inferiores podem ser admitidos em condições especiais de projeto. Relativamente à lâmina irrigada, o valor de CUC deve se tanto maior quanto menor a lâmina real de irrigação necessária. Portanto, solos de baixa capacidade de armazenamento de água devem ser irrigados com o seguinte CUC:
baixo;
alto;
médio:
muito baixo;
neutro
Observe as figuras abaixo
A correta identificação dos sistemas de drenagem, representados pelas figuras de I, II, III e IV, são, em sequência:
espinha de peixe, natural, paralelo e duto principal;
paralelo, espinha de peixe, duto principal e natural;
duto principal, espinha de peixe, paralelo e natural;
natural, espinha de peixe, paralelo e duto principal;
duto principal, natural, espinha de peixe e paralelo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...