Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma lei municipal, baseada no plano diretor, poderá autorizar o proprietário de imóvel urbano, privado ou público, a exercer em outro local, ou alienar, mediante escritura pública, o direito de construir previsto no plano diretor ou em legislação urbanística dele decorrente, quando o referido imóvel for considerado necessário para fins de implantação de
imóvel urbano ou rural; criação de espaços públicos de lazer e áreas verdes; constituição de reserva fundiária; área industrial; área comercial; e implantação de equipamentos urbanos e comunitários.
empreendimentos de grande porte; ordenamento e direcionamento da expansão urbana; proteção de áreas de interesse histórico, cultural ou paisagístico; e área industrial.
empreendimentos de grande porte; ordenamento e direcionamento da expansão urbana; proteção de áreas de interesse histórico, cultural ou paisagístico; e área industrial.
empreendimentos de grande porte; ordenamento e direcionamento da expansão urbana; proteção de áreas de interesse histórico, cultural ou paisagístico; e área industrial.
moradias particulares, condomínio especial; criação de unidades de conservação ou proteção de outras áreas de interesse ambiental; e regularização fundiária.
O interesse por alimentos produzidos de forma pouco agressiva ao meio ambiente e considerados socialmente justos tem crescido em grandes, centro urbanos. O sistema orgânico de produção agropecuária, regulamentado pela Lei n.º 10.831, de 2003, atende a esses príncipios mediante a otimização de recursos naturais e socioeconômicos, respeitando a integridade das comunidades rurais e tendo como meta a sustentabilidade econômica e ecológica, sob diferentes denominações de agricultura: ecológica, biodinâmica, natural, regenerativa, biológica, agroecológica, permacultural. No que se refere às particularidades dessas modalidades, ou vertentes de agricultura não-convencional, ou alternativa, julgue os itens seguintes.
A integração entre lavoura pecuária, com exploração de espécies perenes e úteis, cultivo alternado de cereais e leguminosas e manutenção de palha sobre o solo é uma característica da permacultura.O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) será executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades, incluindo a análise, no mínimo, das seguintes questões:
adensamento populacional; equipamentos urbanos e comunitários; uso e ocupação do solo; valorização imobiliária; geração de tráfego e demanda por transporte público; ventilação e iluminação; paisagem urbana e patrimônio natural e cultural.
regularização fundiária e urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda mediante o estabelecimento de normas especiais de urbanização; uso e ocupação do solo e edificação, considerada a situação socioeconômica da população e as normas ambientais específicas aos recursos hídricos.
adequação dos instrumentos de política econômica, tributária e financeira e dos gastos públicos aos objetivos do desenvolvimento urbano; investimentos geradores de bem-estar geral e a fruição dos bens pelos diferentes segmentos sociais.
adoção de padrões de produção e consumo de bens e serviços e de expansão urbana compatíveis com os limites da sustentabilidade ambiental, social e econômica do Município e do território sob sua área de influência.
adequação dos instrumentos de política econômica, tributária e financeira e dos gastos públicos aos objetivos do desenvolvimento urbano, de modo a privilegiar os investimentos estrangeiros geradores de bem-estar geral e a fruição dos bens pelos diferentes segmentos sociais.
A necessidade de água para cultivos comerciais depende do ciclo das plantas, do tipo e do sistema de cultivo e das condições climáticas. A escolha do método de irrigação a ser usado em cada área deve ser baseada na viabilidade técnica e econômica do projeto e nos seus benefícios sociais. De modo geral, os sistemas por superfícies são os de menor custo por unidade de área; os de aspersão, de médio custo; e os de gotejamento, de maior custo. De acordo com as particularidades da prática de irrigação, julgue os itens que se seguem. As irrigações devem acontecer antes que o solo atinja a capacidade de campo.
São fatores que influem sobre a formação dos solos:
material de origem; clima; vegetação; microorganismos pluricelulares; matéria orgânica e as raízes das plantas.
material de origem; clima; vegetação; microorganismos pluricelulares; matéria orgânica e as raízes das plantas.
microorganismos pluricelulares; rocha; temperatura; matéria orgânica e a ação do homem e dos animais.
material de origem; clima; vegetação; tempo; relevo e a ação do homem.
ácidos graxos; temperatura; altos índices pluviométricos; deslocamento do ar atmosférico e a ação do homem.
A necessidade de água para cultivos comerciais depende do ciclo das plantas, do tipo e do sistema de cultivo e das condições climáticas. A escolha do método de irrigação a ser usado em cada área deve ser baseada na viabilidade técnica e econômica do projeto e nos seus benefícios sociais. De modo geral, os sistemas por superfícies são os de menor custo por unidade de área; os de aspersão, de médio custo; e os de gotejamento, de maior custo. De acordo com as particularidades da prática de irrigação, julgue os itens que se seguem. A evapotranspiração da cultura é um parâmetro utilizado para determinar o momento correto da necessidade de suplementação hídrica em uma cultura.
Para avaliar a aptidão das terras agrícolas e classificá-las utilizam-se formulações indicativas basicamente provenientes da interação
temperatura, umidade e topografia.
clima, solo e relevo.
vegetação, precipitação e energia.
clima, solo e vegetação.
solo, relevo e vegetação.
A necessidade de água para cultivos comerciais depende do ciclo das plantas, do tipo e do sistema de cultivo e das condições climáticas. A escolha do método de irrigação a ser usado em cada área deve ser baseada na viabilidade técnica e econômica do projeto e nos seus benefícios sociais. De modo geral, os sistemas por superfícies são os de menor custo por unidade de área; os de aspersão, de médio custo; e os de gotejamento, de maior custo. De acordo com as particularidades da prática de irrigação, julgue os itens que se seguem. A determinação da quantidade de água para irrigação dos cultivos comerciais pode ser feita a partir da necessidade de água, na profundidade do sistema radicular, toda vez que for observado o ponto de murcha permanente.
As propriedades morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas dos solos englobam:
profundidade; textura; estrutura; densidade; drenagem interna; consistência; armazenamento de água; complexo sortivo; minerais p rimários; e matéria orgânica.
profundidade; textura; porosidade textural; densidade; drenagem interna; consistência; oscilação do lençol freático; complexo sortivo; minerais secundários; e ácidos graxos.
profundidade; textura; estrutura; porosidade específica; drenagem externa; consistência; armazenamento de água; friabilidade; complexo sortivo; minerais primários; e matéria orgânica.
profundidade; textura; quantidade de silte e argila; densidade; resistência à compressão e ruptura; consistência; armazenamento de água; compactação; minerais primários; e matéria orgânica.
quantidade de areia grossa e fina; textura; estrutura; densidade; drenagem interna; consistência; plasticidade; complexo sortivo; minerais primários; e ácidos graxos.
A necessidade de água para cultivos comerciais depende do ciclo das plantas, do tipo e do sistema de cultivo e das condições climáticas. A escolha do método de irrigação a ser usado em cada área deve ser baseada na viabilidade técnica e econômica do projeto e nos seus benefícios sociais. De modo geral, os sistemas por superfícies são os de menor custo por unidade de área; os de aspersão, de médio custo; e os de gotejamento, de maior custo. De acordo com as particularidades da prática de irrigação, julgue os itens que se seguem. Os sistemas de irrigação por aspersão aumentam a sobrevivência e a dispersão de patógenos nas lavouras. Todavia, podem minimizar a incidência de pragas, como ácaros e pulgões, e até de doenças como o oídio, em virtude da ação mecânica das gotas de água. Já os sistemas por gotejamento e por sulcos, principalmente, favorecem os patógenos do solo, sobretudo quando mal drenados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...