Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As fruteiras e as hortaliças melhoradas são largamente plantadas em todo o território nacional. Porém, em algumas regiões do Brasil, há uma pequena quantidade de variedades adaptadas às condições edáficas e climáticas locais, o que resulta em prejuízos para o agricultor. Com relação ao plantio, adubação e manejo cultural e fitossanitário de plantas cultivadas na região Norte, julgue os itens que se seguem. No coqueiro, a deficiência nutricional de potássio provoca o aumento do número de flores femininas e o abortamento do cacho, enquanto a deficiência de nitrogênio paralisa o crescimento da planta e reduz acentuadamente o rendimento da cultura.
Na agricultura convencional, certas práticas de manejo cultural e fitossanitário das lavouras têm levado ao desequilíbrio ecológico. Nesse contexto, o controle biológico, o manejo integrado de doenças e pragas e o cultivo orgânico representam práticas agrícolas mais equilibradas e, portanto, mais sustentáveis. Acerca do manejo integrado de doenças e pragas e a fungos benéficos, julgue os itens subseqüentes. O biocontrole de patógenos, caracterizado como a redução da quantidade e da viabilidade do inóculo de um organismo patogênico ou da atividade determinante da doença provocada por um fitopatógeno, é induzido por um ou mais organismos antagonistas ou estimuladores da resistência na planta.
Na agricultura convencional, certas práticas de manejo cultural e fitossanitário das lavouras têm levado ao desequilíbrio ecológico. Nesse contexto, o controle biológico, o manejo integrado de doenças e pragas e o cultivo orgânico representam práticas agrícolas mais equilibradas e, portanto, mais sustentáveis. Acerca do manejo integrado de doenças e pragas e a fungos benéficos, julgue os itens subseqüentes. Bactérias, fungos, vírus e nematóides são organismos com potencial para uso em controle biológico, sendo os fungos e os vírus mais sujeitos a multiplicação em massa para uso comercial.
Na agricultura convencional, certas práticas de manejo cultural e fitossanitário das lavouras têm levado ao desequilíbrio ecológico. Nesse contexto, o controle biológico, o manejo integrado de doenças e pragas e o cultivo orgânico representam práticas agrícolas mais equilibradas e, portanto, mais sustentáveis. Acerca do manejo integrado de doenças e pragas e a fungos benéficos, julgue os itens subseqüentes. No manejo integrado de pragas, controla-se a simples presença de praga que cause algum tipo de injúria, ao passo que, no controle convencional, a praga só deve ser controlada em caso de dano econômico.
Na agricultura convencional, certas práticas de manejo cultural e fitossanitário das lavouras têm levado ao desequilíbrio ecológico. Nesse contexto, o controle biológico, o manejo integrado de doenças e pragas e o cultivo orgânico representam práticas agrícolas mais equilibradas e, portanto, mais sustentáveis. Acerca do manejo integrado de doenças e pragas e a fungos benéficos, julgue os itens subseqüentes. Alguns fungos, como, por exemplo, o Trichoderma, possuem grande potencial agrícola, industrial e ambiental, podendo ser empregados, no controle biológico, como produtores de antibióticos, de enzimas e como promotores de crescimento.
As técnicas de cultivo de plantas têm sido aprimoradas constantemente, especialmente com o incremento da pesquisa no setor agrícola. Quanto ao cultivo de plantas de interesse alimentar, social e econômico, julgue os próximos itens. O uso de cobertura morta constitui prática agrícola recomendável para o desenvolvimento agrícola sustentável pois, além de outras razões, propicia o aprofundamento do sistema radicular de culturas agrícolas anuais e perenes.
As técnicas de cultivo de plantas têm sido aprimoradas constantemente, especialmente com o incremento da pesquisa no setor agrícola. Quanto ao cultivo de plantas de interesse alimentar, social e econômico, julgue os próximos itens. Os objetivos do desbaste sistemático de bananais incluem o de propiciar um melhor manejo de plantas daninhas mediante o uso de técnicas modernas.
As técnicas de cultivo de plantas têm sido aprimoradas constantemente, especialmente com o incremento da pesquisa no setor agrícola. Quanto ao cultivo de plantas de interesse alimentar, social e econômico, julgue os próximos itens. A introdução de híbridos F1 de milho altamente produtivos, a utilização de alta densidade de plantas por hectare (superior a 60.000 plantas) e a adoção da agricultura de precisão têm propiciado aos agricultores o aumento satisfatório do rendimento dessa cultura.
As técnicas de cultivo de plantas têm sido aprimoradas constantemente, especialmente com o incremento da pesquisa no setor agrícola. Quanto ao cultivo de plantas de interesse alimentar, social e econômico, julgue os próximos itens. São fatores responsáveis pela alta produtividade alcançada, recentemente, pelo produtor de soja: utilização de materiais genéticos de alta qualidade; uso de bactérias de grande eficiência na fixação de nitrogênio; eficiente controle de plantas daninhas, especialmente em cultivares transgênicas; e manejo fitossanitário adequado, principalmente da ferrugem asiática.
Tem ocorrido expressiva expansão das fronteiras agropecuárias nas regiões do cerrado brasileiro e da Amazônia legal, incorporando-se, anualmente, milhares de hectares ao processo produtivo. Nessas áreas novas, dadas as condições topográficas favoráveis, a mecanização agrícola em grande escala encontrou campo próspero, o que aumentou a demanda por energia necessária à manutenção do processo produtivo. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Além de tratores, pulverizadores e colheitadeiras, as máquinas de irrigação, tipo pivô central, utilizam como fonte principal de energia o óleo dísel.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...