Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas plantas, a capacidade de absorção de nutrientes minerais do solo está relacionada, entre outros fatores, ao desenvolvimento do sistema radicular. A absorção pode ser definida como o processo pelo qual o nutriente passa do substrato — solo ou solução nutritiva — para uma parte qualquer da célula (parede celular, citoplasma, vacúolo). Entre os elementos químicos presentes na biosfera e detectados nos tecidos vegetais, apenas alguns são considerados essenciais. Na ausência de um elemento essencial, a planta mostra sintomas de deficiência e pode morrer sem completar o seu ciclo de vida. Acerca da absorção de nutrientes pelas plantas, julgue os itens de 84 a 87.
O mecanismo ativo de absorção de nutrientes corresponde à ocupação do apoplasto radicular, por meio de movimentos rápidos e reversíveis. Assim sendo, o nutriente entra na célula sem que a mesma necessite gastar energia, deslocando-se da solução externa — região de maior concentração — para a parede celular, os espaços intercelulares e a superfície externa da plasmalema — regiões de menor concentração.
Hidrologia é a ciência que estuda o comportamento da água na natureza, incluindo sua circulação e distribuição. Com referência à hidrologia, julgue os itens subseqüentes.
O escoamento de água em rios e córregos normalmente é subdividido em superficial e basal. O basal corresponde à parte de água de chuva que não infiltrou no solo e é, na maioria das vezes, de volume menor que o superficial.
O solo para o cultivo de fruteiras deve ser profundo e bem drenado e conter nutrientes e água em quantidades adequadas para que a planta tenha bom desenvolvimento. As plantas frutíferas, de um modo geral, apresentam um sistema radicular com até 40 cm de profundidade, porém, é possível que algumas espécies alcancem alguns metros de profundidade. Levando-se em conta que o sucesso da fruticultura depende, em grande parte, do preparo adequado do solo antes do plantio, julgue os itens que se seguem.
Quando se faz a abertura de covas manualmente, deve-se separar o solo de um lado e o subsolo de outro. Sobre o solo, adiciona-se matéria orgânica e adubos minerais; em seguida, efetua-se uma perfeita mistura do solo com a matéria orgânica e os adubos, completando novamente a cova com a mistura. Caso a quantidade da mistura não seja suficiente para encher a cova, deve-se completá-la com o subsolo.
Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.
Na seqüência cronológica dos solos, dos mais jovens aos mais evoluídos, ocorre incremento em algumas propriedades, como a capacidade de troca catiônica (CTC), a porosidade, a permeabilidade, a resistência à erosão em sulcos e a fixação de P, enquanto o teor de silte, a fertilidade natural e a resistência à erosão laminar diminuem.
No procedimento de vistoria, o avaliador percorre o imóvel, descreve os diferentes usos nele existentes e todas as benfeitorias reprodutivas e não-reprodutivas. Como resultado, obtém-se um quadro de áreas com suas respectivas ocupações, bem como a descrição das benfeitorias existentes. Com relação a vistorias e fatores relacionados a esse procedimento, julgue os itens a seguir.
Para que se possa avaliar uma área ocupada com benfeitorias reprodutivas, é necessário que se definam o estado vegetativo, o estágio de desenvolvimento e as demais características intrínsecas aos aspectos produtivos dessas benfeitorias.
Nas plantas, a capacidade de absorção de nutrientes minerais do solo está relacionada, entre outros fatores, ao desenvolvimento do sistema radicular. A absorção pode ser definida como o processo pelo qual o nutriente passa do substrato — solo ou solução nutritiva — para uma parte qualquer da célula (parede celular, citoplasma, vacúolo). Entre os elementos químicos presentes na biosfera e detectados nos tecidos vegetais, apenas alguns são considerados essenciais. Na ausência de um elemento essencial, a planta mostra sintomas de deficiência e pode morrer sem completar o seu ciclo de vida. Acerca da absorção de nutrientes pelas plantas, julgue os itens de 84 a 87.
A aplicação de adubos químicos e defensivos agrícolas sistêmicos deve ser direcionada para a superfície superior da folha (adaxial), onde a capacidade de absorção é maior que a da superfície inferior (abaxial), em razão da menor espessura da cutícula e da maior predominância de estômatos na superfície superior.
Hidrologia é a ciência que estuda o comportamento da água na natureza, incluindo sua circulação e distribuição. Com referência à hidrologia, julgue os itens subseqüentes.
O modelo de Green-Ampt descreve o processo de infiltração de água no solo. Nesse modelo, para chuvas de intensidade maior que a condutividade hidráulica saturada do solo e longa duração, tem-se como condição de contorno a premissa de que o escoamento superficial só começa após a infiltração de uma lâmina de água correspondente à completa saturação da camada superficial do solo, lâmina essa dependente, entre outros fatores, do deficit de umidade do solo.
O solo para o cultivo de fruteiras deve ser profundo e bem drenado e conter nutrientes e água em quantidades adequadas para que a planta tenha bom desenvolvimento. As plantas frutíferas, de um modo geral, apresentam um sistema radicular com até 40 cm de profundidade, porém, é possível que algumas espécies alcancem alguns metros de profundidade. Levando-se em conta que o sucesso da fruticultura depende, em grande parte, do preparo adequado do solo antes do plantio, julgue os itens que se seguem.
Em solos muito argilosos ou mal drenados, a utilização de covas pode provocar acúmulo de água e morte das raízes por asfixia.
Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.
Os argissolos, chernossolos argilúvicos, alissolos, nitossolos e luvissolos são formados pelo processo de translocação de argila silicatada do horizonte A para o horizonte B, originando um gradiente textural de argila do horizonte B em relação ao A sempre maior que 1,5. Entre esses solos, os chernossolos argilúvicos e os luvissolos são os que apresentam maior fertilidade natural, com ocorrência de argilominerais de alta atividade.
No procedimento de vistoria, o avaliador percorre o imóvel, descreve os diferentes usos nele existentes e todas as benfeitorias reprodutivas e não-reprodutivas. Como resultado, obtém-se um quadro de áreas com suas respectivas ocupações, bem como a descrição das benfeitorias existentes. Com relação a vistorias e fatores relacionados a esse procedimento, julgue os itens a seguir.
Na vistoria de um imóvel, as fotografias tiradas pelo avaliador e a localização por meio de GPS têm por único objetivo demonstrar as principais benfeitorias do imóvel.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...