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Nas plantas, a capacidade de absorção de nutrientes minerais do solo está relacionada, entre outros fatores, ao desenvolvimento do sistema radicular. A absorção pode ser definida como o processo pelo qual o nutriente passa do substrato — solo ou solução nutritiva — para uma parte qualquer da célula (parede celular, citoplasma, vacúolo). Entre os elementos químicos presentes na biosfera e detectados nos tecidos vegetais, apenas alguns são considerados essenciais. Na ausência de um elemento essencial, a planta mostra sintomas de deficiência e pode morrer sem completar o seu ciclo de vida. Acerca da absorção de nutrientes pelas plantas, julgue os itens de 84 a 87.
A aplicação de adubos químicos e defensivos agrícolas sistêmicos deve ser direcionada para a superfície superior da folha (adaxial), onde a capacidade de absorção é maior que a da superfície inferior (abaxial), em razão da menor espessura da cutícula e da maior predominância de estômatos na superfície superior.
Hidrologia é a ciência que estuda o comportamento da água na natureza, incluindo sua circulação e distribuição. Com referência à hidrologia, julgue os itens subseqüentes.
O modelo de Green-Ampt descreve o processo de infiltração de água no solo. Nesse modelo, para chuvas de intensidade maior que a condutividade hidráulica saturada do solo e longa duração, tem-se como condição de contorno a premissa de que o escoamento superficial só começa após a infiltração de uma lâmina de água correspondente à completa saturação da camada superficial do solo, lâmina essa dependente, entre outros fatores, do deficit de umidade do solo.
O solo para o cultivo de fruteiras deve ser profundo e bem drenado e conter nutrientes e água em quantidades adequadas para que a planta tenha bom desenvolvimento. As plantas frutíferas, de um modo geral, apresentam um sistema radicular com até 40 cm de profundidade, porém, é possível que algumas espécies alcancem alguns metros de profundidade. Levando-se em conta que o sucesso da fruticultura depende, em grande parte, do preparo adequado do solo antes do plantio, julgue os itens que se seguem.
Em solos muito argilosos ou mal drenados, a utilização de covas pode provocar acúmulo de água e morte das raízes por asfixia.
Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.
Os argissolos, chernossolos argilúvicos, alissolos, nitossolos e luvissolos são formados pelo processo de translocação de argila silicatada do horizonte A para o horizonte B, originando um gradiente textural de argila do horizonte B em relação ao A sempre maior que 1,5. Entre esses solos, os chernossolos argilúvicos e os luvissolos são os que apresentam maior fertilidade natural, com ocorrência de argilominerais de alta atividade.
No procedimento de vistoria, o avaliador percorre o imóvel, descreve os diferentes usos nele existentes e todas as benfeitorias reprodutivas e não-reprodutivas. Como resultado, obtém-se um quadro de áreas com suas respectivas ocupações, bem como a descrição das benfeitorias existentes. Com relação a vistorias e fatores relacionados a esse procedimento, julgue os itens a seguir.
Na vistoria de um imóvel, as fotografias tiradas pelo avaliador e a localização por meio de GPS têm por único objetivo demonstrar as principais benfeitorias do imóvel.
Nas plantas, a capacidade de absorção de nutrientes minerais do solo está relacionada, entre outros fatores, ao desenvolvimento do sistema radicular. A absorção pode ser definida como o processo pelo qual o nutriente passa do substrato — solo ou solução nutritiva — para uma parte qualquer da célula (parede celular, citoplasma, vacúolo). Entre os elementos químicos presentes na biosfera e detectados nos tecidos vegetais, apenas alguns são considerados essenciais. Na ausência de um elemento essencial, a planta mostra sintomas de deficiência e pode morrer sem completar o seu ciclo de vida. Acerca da absorção de nutrientes pelas plantas, julgue os itens de 84 a 87.
A grande maioria das plantas abre seus estômatos na presença de luz e os fecha no escuro, com exceção das plantas que apresentam o metabolismo ácido das crassuláceas (CAM), que ocorre em diversas famílias de angiospermas que habitam ambientes áridos e quentes.
Hidrologia é a ciência que estuda o comportamento da água na natureza, incluindo sua circulação e distribuição. Com referência à hidrologia, julgue os itens subseqüentes.
As vazões que ocorrem em uma bacia hidrográfica podem ser corretamente representadas por parâmetros físicos dessa bacia, tais como, área (A), precipitação (P), densidade de drenagem (B), declividade (D) e outros, por meio de uma equação de regressão do tipo Q = kAaPbBcDd, em que k é o intercepto e a, b, c e d são coeficientes de regressão. Para valores elevados de r2 (coeficiente de determinação), é correto afirmar que, em um grupo de bacias hidrográficas, as bacias são mais homogêneas entre si quanto menor for o número de parâmetros significativos da regressão.
O solo para o cultivo de fruteiras deve ser profundo e bem drenado e conter nutrientes e água em quantidades adequadas para que a planta tenha bom desenvolvimento. As plantas frutíferas, de um modo geral, apresentam um sistema radicular com até 40 cm de profundidade, porém, é possível que algumas espécies alcancem alguns metros de profundidade. Levando-se em conta que o sucesso da fruticultura depende, em grande parte, do preparo adequado do solo antes do plantio, julgue os itens que se seguem.
O plantio das mudas de fruteiras, dependendo da declividade, poderá ser feito em nível ou sobre terraços.
Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.
Ao longo da sua evolução pedogenética, os latossolos apresentam perdas de elementos nutrientes e enriquecimento relativo de sesquióxidos de Fe e AR, o que favorece um aumento da capacidade de troca aniônica (CTA). A CTA pode ser gerada em meio ácido nos solos das regiões tropicais, em que as hidroxilas dos sesquióxidos atraem prótons H+, tornando-se protonizados.
No procedimento de vistoria, o avaliador percorre o imóvel, descreve os diferentes usos nele existentes e todas as benfeitorias reprodutivas e não-reprodutivas. Como resultado, obtém-se um quadro de áreas com suas respectivas ocupações, bem como a descrição das benfeitorias existentes. Com relação a vistorias e fatores relacionados a esse procedimento, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Em uma vistoria, um engenheiro de avaliações checou as divisas do imóvel sob avaliação com seu GPS, comparando-as com os dados do memorial descritivo obtido no cartório de registro de imóveis (CRI) da região. Foi verificada a existência de um ocupante que se declarou o verdadeiro proprietário daquele local, embora o imóvel esteja localizado dentro da área descrita no memorial do CRI.
Nessa situação, o engenheiro deverá descontar da área total avaliada a área declarada pelo ocupante.
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