Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na sua opinião, qual das opções abaixo melhor define o Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras (Ramalho Filho et al., 1978)?
Trabalho de levantamento e interpretação de solos, visando avaliar as alternativas de sua utilização agropecuária.
Trata-se de uma classificação pedológica da área de estudo.
Levantamento das características topográficas e tipos de solo do local e as características climáticas da região para estabelecer as melhores alternativas de conservação do solo e da água, com diferentes sistemas de produção agropecuária.
Associado à agricultura de precisão, trata-se de um mapeamento da fertilidade do solo de uma gleba e que pode ser empregado na aplicação localizada de insumos.
Levantamento da erodibilidade local e da erosividade regional visando às práticas de conservação do solo.
A conservação da água e do solo é de fundamental importância para a gestão dos recursos hídricos. O processo de desenvolvimento das bacias hidrográficas brasileiras revela que os mais fortes e mais amplos impactos ambientais são muito recentes e são devidos a algumas causas. Com base no texto e seus conhecimentos, considere as afirmativas a seguir. Fonte: SANTOS, D.; ROMANO, P. Conservação da água e do solo, e gestão integrada dos recursos hídricos. Revista de Política Agrícola, Brasília: n. 2, abr/maio/jun 2005, p. 51-64.
I. A intensa, rápida e desordenada urbanização e início da industrialização, a partir da década de 1950, apresentou reflexos nocivos ao meio ambiente.
II. O uso de técnicas conservacionistas, a manutenção permanente da cobertura vegetal, a proteção das nascentes e das matas ciliares e a utilização do controle biológico para pragas, causou danos ao meio ambiente.
III. O desmatamento, como fonte de energia para a produção de carvão (insumo básico da siderurgia), foi um fator que afetou o meio ambiente.
IV. O intensivo uso do solo para a agricultura (grãos), iniciado há 25 anos, com eliminação da maior parte da cobertura vegetal (cerrado), foi prejudicial ao meio ambiente.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e III.
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
São recomendações operacionais dos tratores agrícolas de pneus:
Em serviço, empregar o acelerador de mão; empregar os freios independentes para auxiliar nas manobras; mudar de marcha parado ou em baixas rotações do motor.
Em serviço, empregar o acelerador de pé; empregar os freios independentes para reduzir a patinagem de uma das rodas; mudar de marcha em qualquer momento.
Em serviço, empregar o acelerador de mão; empregar os freios independentes para reduzir a patinagem de uma das rodas; mudar de marcha em qualquer momento.
Em serviço, empregar o acelerador de pé; empregar os freios independentes para auxiliar nas manobras; mudar de marcha parado ou em baixas rotações do motor.
Em serviço, empregar o acelerador de pé; empregar os freios independentes para reduzir a patinagem de uma das rodas; mudar de marcha parado ou em baixas rotações do motor.
Considere as afirmativas a seguir, acerca da estrutura fundiária e social brasileira na segunda metade do século XX:
I. No princípio da década de 60, duas novas legislações vieram à luz com a finalidade de promover reformas e modernização capitalista no meio rural brasileiro: o Estatuto do Trabalhador Rural, que regulamentou os direitos trabalhistas no campo, e o Estatuto da Terra, que regulamentou as políticas de colonização e de reforma agrária no país, além da geração e difusão de tecnologias para a agricultura.
II. O advento do regime militar (1964-1985) mitigou a capacidade de organização dos movimentos sociais no campo estimulando, em contrapartida, a colonização da região amazônica e a modernização agrícola baseada no modelo da revolução verde.
III. O programa de colonização dirigida, implementado pelo governo brasileiro durante as décadas de 60 e 70, promoveu a desconcentração fundiária em todas as regiões do país, proporcionando um expressivo aumento na produção de alimentos para o mercado interno, por parte das pequenas e médias unidades de produção.
IV. O esgotamento do programa agrário do regime militar manifestou-se nos princípios da década de 80, motivado pelo questionamento dos efeitos ambientais da política de colonização, pela insatisfação dos assalariados agrícolas e pelo aumento do desemprego no campo, formando o contexto a partir do qual os movimentos sociais rurais reacenderam sua atuação, dentre os quais destaca-se o MST.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e III.
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
Podem ser entidades certificadoras dos produtos orgânicos:
Pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, credenciada em Órgão Colegiado Nacional e que tenham seus documentos registrados em órgão competente da esfera pública.
Pessoas físicas ou jurídicas, regularmente registradas nos Órgãos de Credenciamento, que sejam reconhecidas por sua competência e capacidade técnica.
Pessoas físicas ou jurídicas, que atuem sem finalidade lucrativa e que sejam credenciadas nos Órgãos Colegiados Nacionais de Certificação.
Associações de produtores, desde que registradas como pessoa jurídica, e que apresentem comprovada capacidade técnica de produção e fiscalização do processo produtivo.
Pessoas físicas credenciadas em Órgão Colegiado Nacional e que tenham seus documentos registrados em órgão competente da esfera pública.
Considere a seguinte afirmação sobre a utilização de métodos de planejamento rural na gestão da unidade de produção agrícola:
Com base na citação acima e na literatura atual sobre planejamento rural, considere as afirmativas a seguir:
I. A adoção do planejamento rural como instrumento de gestão do empreendimento agrícola corresponde ao estabelecimento de bases racionais nos processos de trabalho e de produção rural, com adequação dos meios disponíveis aos objetivos desejados e com diminuição do número de erros na introdução de inovações produtivas.
II. A difusão em grande escala de técnicas de planejamento rural é algo recente no Brasil, experimentando grande avanço a partir dos princípios da década de 90, com a liberalização do mercado de produtos agrícolas e o conseqüente ganho de produtividade das comodditties brasileiras no mercado internacional.
III. Dentre as vantagens da utilização do planejamento rural na unidade agrícola, podemos ressaltar o alcance de maior eficiência no cumprimento de metas e objetivos econômicos, com ganho de tempo e economia de recursos produtivos.
IV. O planejamento rural é uma técnica de gestão de uso exclusivo nos limites da unidade agrícola, própria para a busca de efeitos micro-econômicos, sendo desprezível seu emprego na gestão do desenvolvimento regional e na elaboração das políticas de pesquisa e extensão rural.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e III.
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
O emprego da categoria teórica "sistemas de produção" na análise da produção rural experimentou forte avanço a partir do princípio da década de 90. Dois eventos significativos marcam esse fenômeno: a realização do I Congresso Brasileiro de Sistemas de Produção, em Londrina-PR, no ano de 1993, e a criação do Programa Sistemas de Produção pelo IAPAR, consolidando experiências de pesquisa sob enfoque sistêmico que o Instituto havia iniciado na década de 70. Atualmente, este programa deu origem ao Projeto Redes de Referência para a Agricultura Familiar, que acompanha o desempenho produtivo de aproximadamente 200 propriedades rurais localizadas em 11 regiões do Estado do Paraná. Considere as afirmações abaixo acerca do Projeto Redes de Referência para a Agricultura Familiar:
I. A adoção de um enfoque sistêmico na análise da propriedade rural objetiva alcançar o melhor arranjo produtivo entre culturas e criações nela existentes.
II. A interação proposta entre pesquisa e produção agropecuária consiste exclusivamente na transferência maciça de inovações tecnológicas produzidas nos laboratórios e estações experimentais do IAPAR às unidades de produção familiares.
III. Ainda em relação à difusão tecnológica, o objetivo do programa é a transferência de competências técnicas obtidas pela pesquisa agropecuária aos agricultores familiares, em substituição às técnicas tradicionais de cultivo.
IV. O projeto possui filosofia de caráter participativo, que consiste em buscar a aproximação entre os conhecimentos empíricos dos agricultores e os conhecimentos técnicos desenvolvidos pela pesquisa agropecuária, disseminando-os para toda a rede de propriedades de referência.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e III.
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
Plantas transgênicas são aquelas:
Em que ocorre a transferência de seqüências de DNA, sem que tenha ocorrido cruzamento ou fecundação.
Em que existe transferência de genes, seja através de cruzamentos, hibridação ou outras técnicas laboratoriais.
Obtidas através de seleção no campo, desde que apresentem seqüências de DNA originárias de cruzamentos interespecíficos.
Que apresentam características combinadas de mais de uma espécie, apresentando vantagens e facilidades para o seu cultivo e uso.
Que apresentam transferência de seqüências de DNA, combinando características distintas de mais de uma espécie.
Considere as afirmativas a seguir.
I. Na Olericultura, podemos considerar como sendo cultivares os clones, as linhagens ou os híbridos, desde que apresentem plantas uniformes, que possam caracterizá-la.
II. Plantas de propagação assexuada em geral apresentam mais alternativas de serem melhoradas geneticamente, devido à menor variabilidade genética apresentada.
III. Fatores climáticos podem limitar o cultivo de determinadas cultivares em regiões específicas.
IV. Plantas de cultivares obtidas através da clonagem apresentam características genéticas idênticas às da planta mãe.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
I e II.
II e III.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Quando bem empregada, as técnicas de manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas limitam os efeitos prejudiciais dos defensivos químicos à saúde pública e ao ambiente natural. Sobre esse tema, é correto afirmar:
As rotações de cultivos, que diminuem os problemas de invasoras, insetos – pragas e doenças, reduzem a necessidade de fertilizantes sintéticos e reduzem a erosão edáfica.
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) aumenta a necessidade de praguicidas, mediante amostragens periódicas, registros de dados meteorológicos, uso de variedades resistentes, sincronização dos plantios ou semeaduras e controle biológicos de pragas.
No MIP, a tomada de decisão quanto ao controle químico é determinada quando a densidade populacional da praga for maior que zero.
Atualmente, o conceito do controle químico tem mudado. Tem-se procurado produzir inseticidas e/ou fungicidas que sejam menos danosos ao ambiente, ou seja, busca-se o uso de produtos com baixa seletividade.
No tratamento de sementes, o ingrediente ativo aplicado protege-as no solo até a sua germinação, porém não protege as raízes e a parte aérea da planta logo após a sua emergência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...