Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação ao cultivo de mandioca, é correto afirmar:
O tipo de solo exerce pouca influência na cultura da mandioca. Os solos mais leves são preferíveis, pois concorrem para a retenção de nutrientes e facilitam a colheita.
O plantio direto é uma prática que, conceitualmente, não pode ser executada na cultura da mandioca, pois, o momento da colheita das raízes implica, necessariamente, em revolvimento do solo.
As lavouras brasileiras de mandioca são atacadas por várias doenças. Entre elas se destaca a brusone (Pyricularia grisea), cujos danos podem comprometer até 100% da produção de algumas lavouras.
No cultivo da mandioca, a aplicação de calcário, quando recomendada pela análise química do solo, deve ser a primeira prática a ser realizada, após o primeiro ano do plantio.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A banana (Musa spp.) é uma das frutas mais consumidas no mundo. Sobre seu cultivo, é correto afirmar:
Os tratos culturais no bananal incluem a irrigação, as capinas, o desbaste, a desfolha, o escoramento, o ensacamento das plantas e o corte do pseudocaule (tronco) após a colheita.
Várias doenças podem causar severas perdas na produção, comprometendo a qualidade da banana. Dentre as doenças de maior expressão econômica destacam-se as seguintes: Sigatokaamarela; Sigatoka-negra; Mal-das-folhas e o Moko.
Os cachos de bananas podem ser colhidos em diversos estágios de desenvolvimento dos frutos, levando-se em consideração três aspectos morfológicos e fisiológicos: grau fisiológico de maturidade; diâmetro dos frutos e; diâmetro do fruto por idade.
As disposições de plantio mais comuns são as que usam espaçamento em quadrado, retângulo, triângulo e hexágono, com uma população mínima de 2.500 plantas por hectare.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Estima-se que a produtividade anual do rebanho brasileiro esteja abaixo de 80 kg de peso vivo/ha/ano. Com esse ganho de peso, um animal desmamado com 180 kg de peso vivo levaria 3 anos e 4 meses para atingir cerca de 450 kg, sendo abatido com, aproximadamente, 4,5 anos de idade. A suplementação alimentar a pasto, associado a um sistema eficiente de manejo de pastagem, é o caminho mais conveniente para a melhora da produtividade do rebanho e do aumento da taxa de lotação das pastagens.
Quanto à suplementação mineral a pasto, seus principais objetivos são:
I- Corrigir deficiências nutricionais, especialmente de PB e energia, de acordo com o desempenho esperado da cada categoria animal.
II- Regular a pressão de pastejo, além do balanceamento de nutrientes essenciais como a proteína, além de servir com complemento de matéria seca na dieta animal.
III- Ser veículo para ionóforos, probióticos, lipídios e medicamentos adicionados à dieta em pastejo.
Dos objetivos acima, estão corretos:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na análise de um projeto agropecuário, o analista dá especial importância ao Ponto de Nivelamento do projeto, que é o (a):
ponto onde a receita total cobre o custo total de uma atividade projetada. É o momento em que começa o lucro dessa atividade.
taxa de juros de remuneração de um investimento.
valor presente do fluxo de caixa é nulo, ou seja, aquela taxa para qual o valor presente das entradas de capital (consideradas positivas) se iguala ao valor presente das saídas de capital (consideradas negativas).
somatório do valor presente de cada parcela que compõe o fluxo de caixa, considerados seus sinais.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A cultura da pimenta-do-reino, originária da Índia, desde sua introdução no Brasil pela colônia japonesa, na década de 30, tem sido o suporte econômico de pequenos e grandes produtores na região amazônica. Nos cuidados fitossanitários dispensados a esta cultura, destacam-se:
I- Controle de doenças nos propagadores: Podridão-das-estacas, Requeima-das-mudas, Mosaico, Antracnose, Queima-da-teia, Galha das raízes e podridão do esclerócio.
II- Controle de doenças no campo: Fusariose, Mosaico, Podridão-do-pé, Queima-do-fio, Antracnose, Rubelose, Galha das raízes, Fumagina e Mancha-da-alga.
III- Dentre as pragas a serem controladas, detacam-se: Escama, Mosca-branca, Pulgão, Broca-docaule, Pulga preta, Cochonilha e Besouro-das-folhas.
Dos tratos e cuidados fitossanitários acima, estão corretos:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...