Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica da Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à agricultura orgânica, assinale a alternativa falsa:
O conceito de agricultura orgânica define o solo como um sistema vivo, o qual não precisa ser nutrido, de modo que não restrinja as atividades de organismos benéficos necessários à reciclagem de nutrientes e à produção de húmus.
O enfoque holístico visa promover a agrobiodiversidade e os ciclos biológicos, procurando a sustentabilidade social, ambiental e econômica.
Certificação é o procedimento de verificação e de confirmação da conformidade do produto ou do processo, com relação a padrões estabelecidos.
Para ocorrer a certificação de um produto, toda a cadeia de produção, incluindo agricultores, processadores, importadores, exportadores devem ser certificados, atuando em conformidade com os padrões e a regulamentação da agricultura orgânica.
Uma das vantagens da certificação é aumentar a credibilidade e melhoria da imagem da agricultura orgânica.
Um aspecto importante para o desenvolvimento de culturas anuais é a época de semeadura, pois além de proporcionar obtenção de maiores rendimentos, atende às exigências climáticas das espécies cultivadas. Assim é correto afirmar:
Realizando a semeadura dentro do prazo, o agricultor não corre riscos de perdas de produção devido às intempéries climáticas;
O Zoneamento agrícola de risco climático é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura, o estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio;
As portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático são divulgadas a cada dois anos no Diário Oficial da União;
Regiões de maiores altitudes não estão sujeitas às portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático;
Regiões de maiores latitudes não estão sujeitas às portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático.
Com relação à propagação vegetativa por enxertia, analise os seguintes itens:
I. A enxertia é uma forma de propagação sexuada de vegetais superiores, na qual se colocam em contato duas porções de tecido vegetal.
II. O enxerto é a parte representada por um fragmento da planta, contendo uma ou mais gemas.
III. Sobreenxertia é uma técnica utilizada, quando se deseja substituir a cultivar-copa de plantas já formadas ou introduzir uma cultivar, para solucionar problemas de polinização.
IV. Enxertia de borbulhia consiste em justapor uma pequena porção da casca de uma planta enxerto, contendo apenas uma gema, com ou sem lenho, em outra planta (porta-enxerto).
Assinale a alternativa correta.
Estão corretos apenas os itens I e II;
Estão corretos apenas os itens II, III e IV;
Estão corretos os itens III e IV;
Estão corretos os itens I, II, III e IV;
Estão corretos apenas os itens II, e III.
A estaquia é um dos principais métodos utilizados na multiplicação de plantas frutíferas, baseia-se no princípio de que é possível regenerar uma planta, a partir de uma porção de ramo ou folha. Com base nessa afirmação, analise os itens abaixo:
I. É uma técnica de alto custo e de difícil execução.
II. Apresenta muitos problemas de incompatibilidade entre o enxerto e o porta-enxerto.
III. Permite-se que se obtenham muitas plantas a partir de uma única planta-matriz, em curto espaço de tempo.
IV. Entende-se por estaca qualquer segmento da planta capaz de formar raízes adventícias.
Assinale a alternativa correta.
Estão corretos apenas os itens II, III e IV;
Estão corretos apenas os itens III e IV;
Estão corretos os itens I, III e IV;
Estão corretos os itens I, II, III e IV;
Estão corretos apenas os itens II, e III.
A soja (Glycine max) é considerada uma das mais importantes fontes de proteína e óleo vegetal em todo o mundo. Devido a sua grande expansão da área cultivada no mundo, proporcionou aumento do número e severidade das doenças que afetam a soja, e mais de 100 espécies de patógenos já foram relatados, dos quais cerca de 35 são de grande importância econômica. Várias doenças fúngicas são importantes para a cultura da soja, e, atualmente, o maior destaque é para a ferrugem asiática, causada por Phakopsora pachyrhizi. Com relação a essa doença é correto afirmar:
Phakopsora pachyrhizi é saprófita, por isso a importância do vazio sanitário;
Os sintomas da ferrugem aparecem somente no estádio reprodutivo, não sendo recomendado tratamento fitossanitário antes desta fase;
A temperatura ideal do ar para a infecção situa-se ao redor de 18ºC a 21ºC, associado à baixa umidade relativa do ar;
Para o controle de Phakopsora pachyrhizi, recomenda-se o uso de permetrinas, as quais são eficientes no controle dessa doença, pois atuam na síntese do ergosterol;
O vento é a principal forma de disseminação desse patógeno.
A máxima qualidade fisiológica da semente de soja em termos de vigor, peso de matéria seca e porcentagem de germinação da semente, é atingida, aproximadamente, em que fase do desenvolvimento da planta?
No ponto de colheita;
No estádio de desenvolvimento R5.5;
Após a secagem da semente no campo ou queda de 95% das folhas;
21 dias após a maturação fisiológica da semente;
Na maturação fisiológica da semente.
Para que seja possível analisar, planejar e gerenciar cadeias produtivas do agronegócio, com eficiência, faz-se necessária a compreensão de alguns conceitos. Sendo assim, assinale a alternativa correta:
Logística, que é o gerenciamento do fluxo de materiais, de informações e do fluxo financeiro, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo;
Conhecimento de sistemas de produção, que se refere exclusivamente a sistemas agrícolas;
Produtos in natura, que são matérias-primas beneficiadas e não transformadas, características importantes dos produtos agrícolas.
Sistemas que são a estrutura física da organização, do recebimento da matéria-prima, até a expedição;
Reengenharia de sistemas, que é a arte de operacionalizar sistemas previamente beneficiados.
Com relação à classificação de solos, analise os seguintes itens:
I. Horizonte A Chernozêmico é um horizonte mineral superficial, relativamente espesso, de cor escura, com baixa saturação por bases.
II. Horizonte A Antrópico é um horizonte formado ou modificado pelo uso contínuo do solo, pelo homem, como lugar de residência ou cultivo, por períodos prolongados, com adições de material orgânico em mistura ou não com material mineral, ocorrendo fragmentos de cerâmicas e/ou artefatos líticos, e/ou restos de ossos e/ou conchas.
III. Horizonte B Latossólico é um horizonte mineral superficial, cujos constituintes evidenciam avançado estágio de intemperização, explícita pela transformação quase completa dos minerais alteráveis, seguida de intensa dessilicificação, lixiviação de bases e concentração residual de sesquióxidos e/ou argilominerais do tipo 1:1 e minerais resistentes ao intemperismo. Em geral, é constituído por quantidades variáveis de óxidos de ferro e de alumínio, argilominerais do tipo 1:1, quartzo e outros minerais mais resistentes ao intemperismo. Apresenta algumas características como estrutura forte de muito pequena a pequena granular (microestrutura), ou blocos subangulares fracos ou moderados e espessura mínima de 50cm.
IV. Horizonte Glei é um horizonte mineral subsuperficial ou eventualmente superficial, com espessura de 15cm ou mais, caracterizado por redução de ferro e prevalência do estado reduzido, no todo ou em parte, devido principalmente à água estagnada, como evidenciado por cores neutras ou próximas de neutras na matriz do horizonte, com ou sem mosqueados de cores mais vivas. Trata-se de horizonte fortemente influenciado pelo lençol freático e regime de umidade redutor, virtualmente livre de oxigênio dissolvido, em razão da saturação por água durante todo o ano, ou, pelo menos, por um longo período, associado à demanda de oxigênio pela atividade biológica.
Assinale a alternativa correta:
Estão corretos os itens I, II, III e IV;
Estão corretos apenas os itens I, II, e III;
Estão corretos os itens I, II e IV;
Estão corretos apenas os itens II e IV;
Estão corretos apenas os itens III e IV.
O solo é uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicos, formados por materiais minerais e orgânicos que ocupam a maior parte do manto superficial das extensões continentais do nosso planeta, possuindo, assim, uma série de atributos. Sendo assim, analise os itens abaixo:
I. Material Mineral é aquele formado, predominantemente, por compostos orgânicos, em vários estágios de intemperismo.
II. Saturação por Bases refere-se à proporção (taxa percentual, V%) de ânions básicos trocáveis em relação à capacidade de troca determinada a pH7.
III. Solos de caráter salino e sálico também devem ser evitados, pois a salinidade afeta o desenvolvimento das plantas, provocando decréscimos na produtividade.
IV. Relação Silte/Argila, a qual é calculada dividindo-se os teores de silte pela de argila, resultantes da análise granulométrica.
Assinale a alternativa correta.
Estão corretos apenas os item I e IV;
Estão corretos apenas os itens I, II, e III;
Estão corretos os itens II, III e IV;
Estão corretos apenas os itens III e IV;
Estão corretos apenas os itens II e IV.
O pH do solo é um índice que reflete a atividade dos íons hidrogênio na solução do solo e faz parte das análises químicas de rotina. Com relação ao pH do solo com os nutrientes, é correto afirmar que:
O pH (H2O) deve estar entre 4,5 e 5,5, pois a maior parte das plantas cultivadas é de metabolismo C4 adaptadas a este valor, não interferindo assim na absorção dos nutrientes.
A disponibilidade de Ca, Mg e K aumenta com o pH (H2O), principalmente, entre a faixa 5,5 a 6,5.
pH (H2O) entre 6,0 e 6,5 ocorre máxima concentração de Al.
Quanto mais alto for o pH, maior a disponibilidade dos micronutrientes Fe, Cu, Mn e Zn.
O nível de fósforo no solo independe do pH.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...