Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica da Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O milho geneticamente modificado, no qual foram introduzidos genes específicos de Bacillus thuringiensis os quais levam à produção de proteínas tóxicas a determinadas ordens e famílias de insetos considerados pragas para a cultura, favorecem, assim, o controle de determinadas pragas. Analise os itens abaixo, assinalando a alternativa correta.
Spodoptera frujiperda, pertencente à familia Papilionidae, é suscetível ao Bacillus thuringiensis;
Spodoptera frujiperda, pertencente à familia Papilionidae, não é suscetível ao Bacillus thuringiensis;
Spodoptera frujiperda, pertencente à ordem Noctuidae, é suscetível ao Bacillus thuringiensis;
Spodoptera frujiperda, pertencente à família Noctuidae, é suscetível ao Bacillus thuringiensis;
Spodoptera frujiperda, pertencente à ordem Coleóptera, é suscetível ao Bacillus thuringiensis.
Se uma planta topográfica, na escala de 1:300, possui uma distância entre de dois pontos de 900mm, a distância no terreno deve ser de:
2700 metros;
2700 metros;
27 metros;
300 metros;
3000 metros.
No cultivo do morango, as podridões de frutos causam grandes perdas nessa cultura, sendo essa doença favorecida por danos mecânicos na colheita e também devido ao aquecimento das coberturas de plásticos nos canteiros. Assinale a alternativa que corresponde à doença do fruto do morangueiro.
Micosfarela - Mycosphaerella fragaria;
Mofo cinzento - Botrytis cinérea;
Mancha angular - Xanthomonas fragarie;
Furiose - Fusarium spp;
Giberela Giberella sp.
Os produtos agrícolas, após seu beneficiamento, são armazenados em silos verticais metálicos ou em armazéns graneleiros, com capacidades de estocagem variadas. Uma estrutura muito usada em armazéns e/ou depósitos é o lanternim, cuja finalidade principal é:
Diminuir o acúmulo de água nas paredes do depósito, facilitando o escoamento dela;
Facilitar a iluminação do depósito para vistorias;
Proporcionar a saída de ar quente pela parte superior dos telhados, permitindo a renovação do ar;
Diminuir o acúmulo de umidade na parte inferior do depósito, pois esse dispositivo favorece a entrada de ar pelas laterais da parede do depósito;
Captação das águas das chuvas.
As plantas daninhas acarretam perdas na produtividade, devido, principalmente, à competição por luz, nutrientes e água, além de dificultarem a colheita. Atuam também como hospedeiras de pragas e doenças e exercem pressão de natureza alelopática. O grau de interferência causado pelas plantas daninhas na cultura depende da época e duração do período de convivência (Pitelli, 1985). De acordo com o texto acima, analise os itens abaixo:
I. O PAI (Período anterior à interferência) refere-se ao período antes da semeadura, em que a cultura pode conviver com a comunidade de plantas daninhas, antes que a interferência se instale de maneira definitiva e reduza definitivamente a produtividade da cultura.
II. O PCPI (Período crítico da prevenção à interferência) é o período em que a cultura pode conviver com as plantas daninhas, e, nesse período, elas não interferem na produtividade da cultura.
III. Toda prática cultural que incremente o crescimento inicial da cultura pode contribuir para um decréscimo no PTPI (Período total de prevenção a interferência).
IV. O sistema de plantio direto contribui significativamente para o controle de plantas daninhas, diminuindo o grau de interferência.
Assinale a alternativa correta:
Estão corretos apenas os item I e IV;
Estão corretos apenas os itens I, III, e IV;
Estão corretos os itens I, II, III e IV;
Estão corretos apenas os itens III e IV;
Estão corretos apenas os itens II e IV.
O MIP (Manejo Integrado de Pragas), quando é implementado em uma cultura, deve-se tomar a decisão do uso do controle químico pelo nível de dano econômico, junto com a avaliação do ecossistema. Assim, pode-se afirmar que algum tipo de controle deve ser usado quando:
As condições climáticas são favoráveis à praga;
A densidade populacional da praga estiver maior ou igual ao nível de dano econômico;
A população dos inimigos naturais não interferem na tomada da decisão;
A densidade populacional da praga não interfere na tomada de decisão;
A densidade populacional da praga associada às condições climáticas, não interferem no nível de dano econômico.
O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente, é um procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades. De acordo com o texto acima, analise os itens abaixo, assinalando a alternativa correta:
A Licença Prévia (LP) aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, autorizando o início das obras;
O início das obras somente é possível após a emissão da Licença de Operação (LO);
Licença Instalação (LI) - autoriza o início da obra/empreendimento;
Pequenos agricultores estão isentos de Licença de Operação (LO);
Empreendimentos com mais de 20 anos estão isentos de Licença de Operação (LO).
A biotecnologia utilizada para a obtenção de uma grande variabilidade genética permite a introdução de gene(s) especifico(s) de outras espécies em uma planta-alvo. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta:
Cultivares híbridos não são capazes de receber genes específicos.
Organismos geneticamente modificados produzem a próxima geração (F1) estéril.
Linhagens endogâmicas não podem receber gene(s) específico(s).
A biotecnolgia somente é possível em plantas de reprodução assexuada.
Nem todos os genes se expressam, quando transferidos para outra espécie.
Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais é uma constante, por isso se faz necessário adotar práticas na agricultura que atenuem os impactos ambientais causados pela atividade. Nesse sentido, analise os itens abaixo, assinalando a alternativa correta:
O sistema de plantio direto contribuiu significativamente para esse fato, porém o plantio na palha demandou maior potência aos tratores, consequentemente, gastando mais combustível, contribuindo assim para o efeito estufa;
A rotação de culturas não é eficiente no controle de patógenos, pois infectam os restos culturais do hospedeiro, fazendo com que o agricultor tenha que aumentar o número de tratamentos fitossanitários, e fazendo o preparo convencional do solo;
O cultivo mínimo, quando comparado ao plantio direto apresenta-se mais eficiente;
A adoção do plantio direto contribui significativamente para o controle da erosão;
As práticas conservacionistas modernas de caráter edáfico, fundamentam-se em relações equilibradas de nutrientes, sendo as queimadas uma prática recomendada para esse fim.
Para suprir a falta de alimento em determinadas épocas do ano, faz-se necessária a formação de silagens para alimentar um rebanho de gado. Então, com relação à silagem, é correto afirmar que:
Não se recomenda fazer silagem de milho, devido à formação de micotoxinas nos grãos;
A decomposição superficial causa grandes perdas da silagem e depende da área exposta;
A matéria seca não influi na qualidade da silagem;
Ao se fazer a silagem evitar compactá-la, pois assim não ocorrerá a formação de micotoxinas nos grãos;
Para silagem de planta inteira de milho, recomenda-se fazê-la antes do florescimento, para evitar a formação de micotoxinas nos grãos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...