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O zoneamento ambiental é ferramenta de planejamento integrado importante para a manutenção da biodiversidade, dos processos naturais e dos serviços ambientais ecossistêmicos. Esse ordenamento territorial faz-se necessário ante o rápido avanço da fronteira agrícola, a intensificação dos processos de urbanização e industrialização associados à escassez de recursos orçamentários destinados ao controle dessas atividades. Acerca de zoneamento ambiental, julgue os itens seguintes.
I Um dos objetivos é o zoneamento ambiental, a delimitação de áreas com alto risco de acidentes ambientais, norteando ações de prevenção, fiscalização e monitoramento.
II O Sistema de Informação Geográfica (SIG) pode funcionar como base de dados para o zoneamento ambiental , com informação geográfica georreferenciada, e permite análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.
III O zoneamento ambiental, apesar de ser instrumento importante para a gestão ambiental, não foi contemplado como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.
IV O zoneamento ambiental permite o suporte ao planejamento das ações governamentais de caráter ambiental, mas não incorpora aspectos sociais e econômicos nos seus procedimentos de avaliação.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
O Decreto n.º 875/1993 promulgou no Brasil o texto da Convenção de Basileia e tratou do controle de movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos e seu depósito. A regulamentação da Convenção de Basileia no Brasil foi feita pelas Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) de n.o 23/1996 e n.o 235/1998. Julgue os itens a seguir com base nessa legislação.
No caso de países não-signatários da referida convenção, o movimento transfronteiriço de resíduos só será possível mediante acordos ou arranjos bilaterais, multilaterais ou regionais.
Os gráficos abaixo possuem ambos os eixos na mesma escala. No mesmo município, os gráficos representam eventos de chuva idênticos e as cotas verificadas no rio da localidade. O segundo evento ocorreu 20 anos depois do primeiro.
Com base na análise dos gráficos acima, assinale a opção correta.
O gráfico A representa evento de chuva e o respectivo escoamento ocorrido em área com característica mais urbana que o representado no gráfico B.
Corpos d'água que respondam às chuvas segundo o gráfico B representam menos riscos de sofrerem enchentes do que os que respondam como no gráfico A.
O fato de o rio ter sido canalizado pode ter sido um dos fatores que causaram a mudança de resposta do escoamento do referido rio, conforme representado no gráfico A e no gráfico B.
Os dados pluviométricos observados permitem concluir que os eventos de chuva foram mais intensos com o passar dos anos.
Quanto mais impermeabilizado estiver o solo, maior será a tendência de um rio responder a um evento de chuva da mesma maneira que o representado no gráfico A.
O Decreto n.º 875/1993 promulgou no Brasil o texto da Convenção de Basileia e tratou do controle de movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos e seu depósito. A regulamentação da Convenção de Basileia no Brasil foi feita pelas Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) de n.o 23/1996 e n.o 235/1998. Julgue os itens a seguir com base nessa legislação.
A liberação por parte da SECEX/MICT da importação dos resíduos relacionados de acordo com a Nomenclatura Comum do MERCOSUL depende de autorização prévia do IBAMA.
A Lei Federal n.º 11.284/2006 dispõe sobre gestão de florestas públicas para a produção sustentável; institui, na estrutura do Ministério do Meio Ambiente, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF). No que se refere à gestão de florestas públicas, assinale a opção correta.
O mecanismo de gestão de florestas públicas para produção sustentável está restrito à concessão florestal, incluindo florestas naturais ou plantadas.
Os estados, o Distrito Federal e os municípios, na esfera de sua competência e em relação às florestas públicas sob sua jurisdição, podem elaborar normas supletivas e complementares e estabelecer padrões relacionados à gestão florestal.
O manejo de subprodutos não-madeireiros explorados não pode ser enquadrado no manejo florestal sustentável, que se refere à administração da floresta para obter benefícios econômicos, sociais e ambientais.
No âmbito da concessão florestal de florestas públicas, deve ser permitida a outorga de exploração de recursos minerais.
A concessão florestal de florestas públicas não deve ser realizada em nenhuma UC de uso sustentável.
O Decreto n.º 875/1993 promulgou no Brasil o texto da Convenção de Basileia e tratou do controle de movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos e seu depósito. A regulamentação da Convenção de Basileia no Brasil foi feita pelas Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) de n.o 23/1996 e n.o 235/1998. Julgue os itens a seguir com base nessa legislação.
É vedada sob qualquer hipótese a importação de resíduos perigosos classe I, em todo o território nacional, sob qualquer forma e para qualquer fim.
A água subterrânea é a parcela da água que pode estar armazenada tanto em lençóis freáticos como em aquíferos artesianos. Em determinadas áreas, como regiões áridas e certas ilhas, pode ser o único recurso hídrico disponível para o consumo humano. Mais da metade da população do mundo depende da água subterrânea para suprimento de suas necessidades de água potável. Acerca de água subterrânea, assinale a opção incorreta.
A zona não-saturada tem papel importante na retenção de substâncias dissolvidas na água que atingem a superfície terrestre por precipitação.
A zona não-saturada está localizada entre a superfície do terreno e o lençol freático; nela, a pressão da água nos poros é igual à pressão atmosférica.
A recarga de aquíferos ocorre por infiltração de água dos rios e da chuva e por abastecimento artesiano, e a descarga, pela perfuração de poços, evaporação e nascentes.
Tanto os lençóis freáticos como os confinados podem alimentar cursos d'água superficiais.
Poluentes lixiviados de aterros sanitários podem atingir os lençóis freáticos, mas não atingem as águas subterrâneas confinadas em aquíferos artesianos.
No que se refere a estudo de impacto ambiental (EIA), relatório de impacto ambiental (RIMA) e à legislação atinente, julgue os itens de 101 a 106.
Na elaboração e na aprovação de EIA/RIMA, é facultado ao empreendedor a apresentação de diagnóstico referente ao meio biológico e aos ecossistemas naturais.
A cobrança pelo uso dos recursos hídricos é um dos instrumentos do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) instituídos pela Lei Federal n. o 9.433/1997. Com relação à cobrança pelo uso dos recursos hídricos, assinale a opção incorreta.
O uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais distribuídos no meio rural depende de outorga, portanto é passível de cobrança.
As diretrizes e os critérios para a cobrança de uso de recursos hídricos devem fazer parte do conteúdo mínimo do plano de recursos hídricos.
Compete ao comitê de bacias, no âmbito de sua área de atuação, estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos e sugerir os valores a serem cobrados.
As agências de água, que exercem a função de secretaria executiva dos Comitês de Bacia Hidrográfica, têm, entre suas competências, a de efetuar a cobrança pelo uso de recursos hídricos.
Os valores arrecadados na cobrança pelo uso de recursos hídricos podem ser aplicados no pagamento de custeio administrativo dos órgãos e das entidades integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
No que se refere a estudo de impacto ambiental (EIA), relatório de impacto ambiental (RIMA) e à legislação atinente, julgue os itens de 101 a 106.
Considere a seguinte situação hipotética. Ao implantar uma represa com fins de lazer e irrigação em terras de sua fazenda em Planaltina DF, Felício foi notificado pelo órgão fiscalizador competente de que o empreendimento deveria ser objeto de licenciamento ambiental. Inconformado, o ruralista recorreu da notificação sob o argumento de que a barragem não tinha finalidade de exploração para fins de produção de energia elétrica nem representava potencial de significativa degradação ambiental, razão pela qual não poderia ser exigido o licenciamento. Nessa situação, o recurso deve ser administrativamente provido e a notificação, anulada.
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