Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à estrutura do solo, é correto afirmar que:
atua como importante fator na aeração, garantindo um fluxo de oxigênio que contrabalança o excesso de gás carbônico do ar do solo.
é uma propriedade que não pode ser alterada pelas práticas agrícolas, diferindo da textura que é facilmente alterável.
deve ser avaliada através da análise granulométrica, podendo- se assim quantificar o grau de alteração do solo.
é a microporosidade do solo a responsável pelas trocas gasosas e pela circulação da água do solo.
se apresenta maior macroporosidade, maior será a sua capacidade de armazenamento de água e de troca catiônica.
Sobre colheita, secagem e beneficiamento de sementes de espécies florestais, é INCORRETO afirmar que:
as sementes devem ser colhidas de árvores denominadas matrizes ou porta sementes, e devem apresentar características fenotípicas superiores às demais da floresta ou do povoamento
a época ideal de colheita é aquela em que as sementes atingem o ponto de maturidade fisiológica.
o aspecto externo do fruto é o melhor indicador da época da colheita, sendo que os frutos secos e deiscentes do tipo vagem, cápsula e pixídio devem ser colhidos quando se apresentarem com rachaduras ou se abrindo.
o equilíbrio higroscópico, o teor de umidade da semente e a temperatura de secagem são fatores que afetam o processo de secagem das sementes florestais.
o beneficiamento mecânico é o método mais empregado para as sementes de espécies arbóreas nativas da flora brasileira.
O conhecimento dos padrões de produção e dispersão de sementes das espécies florestais de diferentes grupos ecológicos é importante instrumento tanto para o manejo e conservação dos ecossistemas florestais, como também para o seu uso racional e sustentado. Dentro deste contexto, é verdadeiro afirmar que a (s):
dispersão biótica é a síndrome dominante em áreas abertas ou sujeitas a perturbações.
complexidade da comunidade vegetal aumenta e diminui a proporção de espécies dispersas por zoocoria nos estágios sucessionais mais avançados.
espécies pioneiras têm períodos menos regulares de produção de sementes.
espécies com dispersão zoocórica podem ocorrer nos diversos estádios sucessionais.
espécies com dispersão anemocórica geralmente tem frutos grandes e carnosos.
Nas últimas décadas tem sido observada uma substituição gradativa dos sacos plásticos pelos tubetes plásticos para produção de mudas, tanto de eucalipto como de espécies arbóreas nativas da flora brasileira. Qual das alternativas abaixo NÃO constitui uma vantagem desta substituição?
Diminuição da necessidade de mão-de-obra, dada a possibilidade de mecanização.
Menor necessidade de freqüência de regas das mudas.
Melhoria nos aspectos ergonômicos de produção das mudas.
Facilidade operacional do processo de produção das mudas.
Maior rendimento de plantio.
Ao se utilizar o reflorestamento para melhorar as características do solo, a infiltração de água e o valor cênico da paisagem de um determinado local, a definição da composição da(s) espécie(s) é um dos principais fatores para se alcançar os objetivos. Sobre a composição da(s) espécie(s) é correto afirmar que se deve:
fazer uso de apenas espécies pioneiras, pois estas crescem mais rapidamente do que as secundárias e as clímax.
dar prioridade ao uso de espécies de eucalipto, pois estas crescem mais rapidamente do que as espécies arbóreas nativas da flora brasileira.
selecionar no Brasil, de uma maneira geral, espécies resistentes à geada.
dar preferência às espécies arbóreas nativas da região, pois estas já estão adaptadas às condições edafo-climáticas.
utilizar o plantio puro devido à facilidade de manejo comparado ao plantio misto.
A escolha da espécie adequada é um dos principais fatores para o sucesso do reflorestamento para fins comerciais. Dentre os fatores apresentados abaixo, qual NÃO influi na escolha de espécies para reflorestamento?
O registro da espécie nos órgãos ambientais competentes.
O tipo e a qualidade da madeira a ser produzida.
Os fatores relacionados com a adaptação da espécie ao novo ambiente, tais como clima, solo e a ocorrência de pragas e doenças.
O conhecimento da silvicultura da espécie.
A produtividade e rentabilidade econômica da espécie.
Diversas técnicas podem ser usadas para diminuir ou evitar a ocorrência de incêndios florestais. O objetivo principal da prevenção é eliminar todas as possíveis causas e antecipar a tomada de decisão, caso ocorra um incêndio. Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a uma técnica de prevenção de incêndios florestais?
Construção de aceiros.
Educação ambiental.
Uso da queima controlada.
Uso de abafadores e carros pipas.
Vigilância ou fiscalização.
A implantação de florestas no Brasil, para fins comerciais ou ambientais, tem ocorrido em solos de baixa fertilidade, tornando quase que imprescindível o uso de corretivos e fertilizantes. A este respeito é INCORRETO afirmar que:
a magnitude dos ganhos decorrentes da fertilização mineral em florestas comerciais varia de acordo com a qualidade do sítio, o aumento do número de rotações, a exigência nutricional das espécies e a potencialidade de crescimento do genótipo.
os diferentes materiais genéticos podem apresentar diferenças na eficiência de aquisição do nutriente do solo e/ou na utilização do nutriente absorvido na produção de matéria seca de tronco ou de outro produto que se deseje retirar da floresta.
a demanda por nutrientes varia entre espécies, estação climática e estádio de crescimento e é mais intensa na fase inicial de crescimento das plantas.
a nutrição de uma árvore é afetada pela extensão do sistema radicular, além da transferência de nutrientes pelos processos de fluxo de massa e difusão.
o fósforo não é um nutriente limitante ao crescimento das espécies florestais nativas da flora brasileira.
O plantio é uma atividade importante para o sucesso da implantação de reflorestamentos. Com relação a esta atividade, analise as afirmativas a seguir. I – A escolha do método de plantio depende de uma série de fatores que estão relacionados principalmente com a disponibilidade de mão-de-obra, declividade do terreno e tipo de preparo de solo utilizado. II – Após o plantio, o torrão deve apresentar uma parte exposta e o caule não deve ser recoberto. III – Os dias chuvosos são os preferíveis, porque proporcionam umidade adequada do solo para uma efetiva sobrevivência das mudas. IV – Os locais com maior declividade ou onde as condições do terreno não permitem a entrada de máquinas, por causa da presença de tocos ou pedras, exigem a adoção do plantio manual. V – A estiagem na ocasião do plantio de espécies florestais torna a irrigação desnecessária, uma vez que as mudas recebem irrigação suficiente quando de sua expedição para o campo. São verdadeiras as afirmativas:
I e III, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
A definição do espaçamento de plantio deve ser fundamentada em diferentes critérios. Em relação a estes critérios, considere as afirmações a seguir. I – O espaçamento de plantio tem uma série de implicações do ponto de vista silvicultural, tecnológico e econômico. II – O espaçamento de plantio e a idade de corte de povoamentos florestais comerciais não apresentam relação. III – A diferenciação entre espaçamentos não ocorre a nível de espécies, ou seja, espécies diferentes apresentam comportamentos semelhantes dentro de um mesmo espaçamento de plantio. IV – O espaçamento ideal para a celulose não deve ser o mesmo indicado para a produção de lenha ou madeira para serraria, considerando as diferentes qualidades de madeira exigidas para cada uso. V – Os espaçamentos amplos não resultam em vantagem, uma vez que há maior necessidade de tratos culturais e menor desrama natural. São verdadeiras as afirmativas:
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...