Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As afirmativas abaixo referem-se às operações silviculturais e de manejo de plantações florestais para fins comerciais. I - A poda ou desrama se justifica sempre que existir o interesse na produção de toras, com madeira limpa e livre de nós, para processamento mecânico, em serrarias ou laminadoras. II – A desrama pode ser utilizada como técnica para a prevenção de incêndios florestais. III – O benefício principal do desbaste é estimular o crescimento em altura das árvores remanescentes. IV – O método de desbaste sistemático, geralmente, é aplicado em povoamentos florestais altamente heterogêneos. V – A desbrota é uma operação para conduzir uma plantação de eucalipto adotando-se o sistema de talhadia. São verdadeiras as afirmativas:
I, II e III, apenas.
I, II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
IV e V, apenas.
O controle dos serradores que danificam espécies florestais é feito através de:
aplicação de inseticida por pulverização nos talhões.
utilização de inseticida biológico na copa das árvores visando atingir as fases jovens.
eliminação dos ramos cortados ou dependurados nas plantas e das plantas de maricá, que é hospedeira da praga.
utilização de alternativas silviculturais, como melhoramentos de variedades resistentes, e medidas legislativas.
aplicação de medidas legislativas que determinam a queima de toda a planta atacada.
I - R, II - S, III - T, IV - P
I - P, II - Q, III - R, IV - S
I - P, II - T, III - R, IV - S
I - T, II - P, III - R, IV - Q
I - Q, II - S, III - T, IV - R
Em um povoamento plantado, foi realizado um inventário piloto utilizando a amostragem casual simples, que apresentou um coeficiente de variação igual a 30% e um erro percentual de 15%. Qual o número necessário de unidades amostrais para realizar o inventário dessa população, atendendo ao erro especificado de 10%? (Obs.: Utilizar t = 2 e desconsiderar o fator de correção para populações finitas.)
18
36
48
72
96
Os métodos de preparo do solo mais utilizados no Brasil para fins de florestamento e reflorestamento podem ser agrupados em métodos de cultivo intensivo do solo e cultivo mínimo do solo. Sobre estes métodos, analise as informações a seguir. I – O método de cultivo mínimo prevê a realização de um preparo localizado apenas na linha ou na cova de plantio, sendo a maior parte dos resíduos culturais mantidos sobre a superfície do solo. II – No método de cultivo mínimo o uso de subsolador é um implemento indispensável. III – Entre as desvantagens do método de cultivo mínimo do solo destacam-se a heterogeneidade de crescimento inicial dos povoamentos florestais, maior risco aos incêndios florestais, devido à maior presença de resíduos florestais sobre o terreno, e elevação das despesas de implantação e reforma (replantio) de povoamentos florestais. IV – No método de cultivo intensivo do solo o preparo do solo contempla amplo revolvimento de suas camadas superficiais, com incorporação total ou parcial dos resíduos culturais. É (São) verdadeira(s) a(s):
I, apenas.
I e III apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
As afirmativas abaixo referem-se às doenças florestais no Brasil. I – O principal sintoma do cancro do eucalipto são necroses nas folhas com conseqüente queda de crescimento das plantas. II – A melhor alternativa do controle da ferrugem do eucalipto, tanto no viveiro como no campo, é o uso de fungicidas. III – O maior dano causado pelo mal das folhas da seringueira é a desfolha prematura das plantas. IV – A ferrugem do ipê amarelo é uma doença biótica que causa maiores danos na fase de viveiro, sendo a aplicação de fungicida a estratégia mais recomendada para o seu controle. V – A melhor alternativa para o controle da armilariose, causada pelo patógeno Armillaria mellea (Vahl. Ex Fr.) Kummer, em Pinus ssp. no Brasil é o uso de fungicidas para eliminar o patógeno. São verdadeiras as afirmativas:
III, IV e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
IV e V, apenas.
III e IV, apenas.
Qual dos critérios abaixo NÃO deve ser levado em consideração quando se deseja instalar uma rede de parcelas permanentes em um povoamento florestal?
Relação hipsométrica das árvores do povoamento.
Intervalo entre medições.
Idade do povoamento.
Tamanho da unidade amostral.
Forma da unidade amostral.
O valor produtivo de um povoamento florestal determina-se com base:
nas receitas líquidas e nos custos futuros descontados para o momento da avaliação.
nos custos futuros descontados para o momento da avaliação, somente.
nas receitas líquidas, somente.
nos custos futuros projetados para a idade da rotação.
nos custos da terra.
I - P, II - Q, III - R, V - S
I - Q, II - P, III - R, IV - S
I - Q, III - R, IV - P, V - S
I - R, III - S, IV - Q, V - P
I - S, II - R, III - P, V - Q
Um sistema de colheita florestal utiliza motoserras para o corte, desgalhamento e traçamento das árvores que serão processadas na beira da estrada utilizando descascador móvel. Como podemos classificar este tipo de sistema de colheita?
Manual.
Semi-mecanizado.
Mecanizado.
Misto.
De árvore inteira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...