Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os poluentes atmosféricos são classificados em primários quando são lançados diretamente das fontes para a atmosfera e em secundários, quando se formam na atmosfera por meio de reações, em virtude da presença de certas substâncias. Nessa perspectiva, considere os poluentes que se seguem.
I Peróxido de hidrogênio (H2O2) II Óxidos de nitrogênio (NOx) III Monóxido de carbono (CO) IV Ácido sulfúrico (H2SO4) V Ozônio (O3) São poluentes atmosféricos primários APENASUma equipe técnica foi contratada para avaliar os níveis de ruído atuais nas áreas lindeiras a uma rodovia que será duplicada. Para o planejamento adequado da execução dos levantamentos em campo
as informações imprescindíveis são os volumes diários futuros do tráfego de veículos leves e pesados.
as informações imprescindíveis são os volumes diários atuais do tráfego de veículos leves e pesados.
a informação imprescindível é a localização de receptores críticos na área de estudo.
a informação imprescindível é a localização de unidades de conservação da natureza.
a informação imprescindível é o zoneamento urbano da área de estudo.
Os danos ambientais dependem da concentração e do tipo de poluente atmosférico. As emissões de óxidos de enxofre geram uma série de consequências danosas. Dentre os impactos ambientais abaixo, qual NÃO é provocado por esse tipo de emissão?
A Política Nacional de Meio Ambiente foi estabelecida originalmente pela Lei no 6.938/1981 e vem sendo modificada por outras leis federais. Dentre os Instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente estabelecidos por essa lei, estão incluídos
o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e o Código Florestal.
o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), a avaliação de impacto ambiental e o Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais.
a avaliação de impacto ambiental, o Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
a avaliação de impacto ambiental, o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental e as penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.
a avaliação de impacto ambiental, o licenciamento ambiental e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
O controle da poluição do ar engloba a adoção de medidas corretas de ocupação do solo e o controle na fonte poluidora. Há um equipamento de controle da emissão do material particulado que remove de 50 a 90% das partículas grandes, mas muito pouco de material médio e fino, forçando a fumaça a passar por um duto em forma de parafuso a fim de que a perda de carga gerada permita a deposição de material em um depósito na base. Trata-se do equipamento conhecido como
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) contempla diferentes categorias de unidades de conservação, divididas em dois grupos: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. As unidades de conservação que se enquadram no grupo de Unidades de Uso Sustentável são, dentre outras:
Refúgio da Vida Silvestre e Reserva Biológica.
Floresta Nacional e Reserva de Fauna.
Parque Nacional e Monumento Natural.
Estação Ecológica e Reserva Biológica.
Monumento Nacional e Reserva Biológica.
Segundo a economia do meio ambiente, qualquer recurso ambiental possui valores associados aos seus atributos, comumente chamados de valores sociais, que didaticamente são separados em componentes. A parcela cujo valor é derivado do uso potencial futuro do ambiente para promover bem-estar à sociedade, seja este uso futuro direto ou indireto, é chamada de valor
De acordo com a Lei no 9.985, de 18 de Julho de 2000, que trata do SNUC, as Unidades de Conservação deverão dispor de Plano de Manejo. É correto afirmar que o Plano de Manejo é um
documento técnico necessário ao licenciamento ambiental das atividades de implantação da unidade de conservação.
documento técnico necessário à criação da unidade de conservação, no qual se definem os objetivos gerais de preservação da área.
processo de discussão técnica conduzido pelo Conselho Consultivo da unidade de conservação para garantir a eficácia dos instrumentos de gestão no alcance dos objetivos de preservação da área.
processo de discussão técnica conduzido pelo órgão ambiental competente para estabelecer as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.
documento técnico que estabelece o zoneamento territorial da unidade de conservação e da sua zona de amortecimento, de modo a alcançar os objetivos de preservação.
Os métodos de valoração ambiental podem ser classificados em métodos da função de produção e métodos da função de demanda. Um dos métodos da função de demanda utiliza mercados hipotéticos, obtidos por meio de pesquisas de campo, indagando entrevistados por meio de questionários, a fim de obter a disposição a pagar (ou a receber), em face de alterações na disponibilidade do recurso ambiental a ser valorado. Esse método é denominado
É correto o que consta em
I e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...