Questões sobre Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária

Lista completa de Questões sobre Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Pronar (Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar) foi criado como um dos instrumentos básicos da gestão ambiental para a proteção da saúde e o bemestar das populações. Considerando a necessidade de uma avaliação permanente das ações e controles estabelecidos no Pronar, é estratégica a adoção de padrões de qualidade do ar como ação complementar e referencial.


São tipos de qualidade do ar:

    A) Primários e secundários.

    B) Mínimos e máximos.

    C) Classe I e classe II.

    D) Urbano e rural.

A poluição do solo urbano é proveniente dos resíduos gerados pelas atividades econômicas típicas das cidades, como a indústria, o comércio e os serviços.

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

    A) A poluição do solo urbano manifesta-se mais na fase líquida, pois as quantidades de lixo geradas são grandes e a mobilidade é mais acentuada.

    B) Um dos grandes problemas da poluição do solo urbano é a grande quantidade de lixo lançada sobre a superfície aliada à falta de tratamento.

    C) A inversão térmica é um caso típico de poluição do solo urbano, uma vez que tal fenômeno atinge os grandes centros e contamina especialmente os solos.

    D) A atividade de mineração realizada próxima aos centros urbanos não afeta os solos, mas apenas o tráfego de veículos e a atmosfera, com geração de poeiras e gases.

O Plâncton é constituído por organismos sem movimentação própria, que vivem em suspensão na água. A comunidade planctônica exerce papel fundamental na ecologia aquática, tanto na construção da cadeia alimentar quanto na condução de processos essenciais, como a produção de oxigênio e a decomposição da matéria orgânica. Estão presentes no fitoplâncton:

    A) Protozoários e rotíferos.

    B) Anelídeos.

    C) Peixes.

    D) Algas e bactérias.

    E) Crustáceos.

A água apresenta a capacidade de dissolução de gases, alguns dos quais bastante importantes para a ecologia do ambiente hídrico. A concentração dos gases na água depende da pressão parcial do gás e da temperatura (Ministério da Saúde, 2006). Na atmosfera terrestre, qual é o gás que ocorre em maior proporção?

    A) Gás carbônico.

    B) Nitrogênio.

    C) Oxigênio.

    D) Criptônio.

    E) Hélio.

De todos os fenômenos poluidores da água, a eutrofização é aquele que apresenta as mais complexas características, em função de sua base essencialmente biológica. O conceito de eutrofização relaciona-se com uma superfertilização do ambiente aquático, em decorrência da presença de nutrientes. A eutrofização é, portanto, o fenômeno que transforma um corpo d’água em um ambiente bastante fertilizado ou bastante alimentado, o que implica um crescimento excessivo de plantas aquáticas. Os principais nutrientes que provocam o crescimento excessivo das plantas aquáticas são:

    A) Sódio e Potássio.

    B) Nitrogênio e Fósforo.

    C) Manganês e Ferro.

    D) Cloro e Zinco.

    E) Carbono e Enxofre.

Os componentes presentes nos resíduos sólidos urbanos e seus principais elementos químicos, quando descartados inadequadamente, apresentam potenciais de contaminação do solo, das águas superficiais e subterrâneas que consequentemente afetam a flora e a fauna das regiões próximas, podendo atingir o homem por meio da cadeia alimentar. Os metais pesados são utilizados nas indústrias eletrônicas, maquinários e outros utensílios da vida cotidiana. Sua ocorrência nos resíduos está correlacionada às principais fontes, como baterias, pilhas e equipamentos eletrônicos em geral, pigmentos e tintas, papel, lâmpadas fluorescentes, remédios, dentre outros. As pilhas e baterias liberam os seguintes metais pesados, EXCETO:

    A) Mercúrio.

    B) Cádmio.

    C) Cloro.

    D) Chumbo.

    E) Zinco.

Ética da Virtude: Nunca a humanidade esteve tão carente de si mesma, de sua consciência ética para além dos discursos teológicos e ideológicos. Presumidamente, o avanço civilizatório cultural e tecnológico assegura uma concepção de humanidade eticamente virtuosa. No entanto, nos parece que a vida é outra coisa, que se resume às relações econômicas e de mercado, se não tivermos a certeza de que assim sempre fora. Há gritos por todo o planeta apelando pela preservação da natureza em sua totalidade, um apelo que, em última instância, tem como finalidade a preservação da vida da própria espécie humana. Nessa direção reflexiva, Stan Van Hooft nos ensina que “o substantivo ‘vida’ é uma abstração. Ele denota uma condição biológica ou categoria que, seja na frase ‘reverência pela vida’ ou ‘a santidade da vida, é ainda abstrata demais para entrar no discurso da ética da virtude. Como uma abstração, a noção de ‘vida’ encaixa-se facilmente nos discursos da teologia e da moralidade. Porquanto esses discursos descrevem os nossos deveres em termos universais, objetivos e absolutos, eles só podem usar a linguagem generalista cheia de abstrações. Embora esses termos sejam importantes, especialmente quando debatemos direito e políticas públicas, eles não captam os momentos de envolvimento íntimo com o que é precioso e vulnerável nas situações concretas nas quais a virtude é demandada. A ética da virtude é particularista: ela fala de coisas específicas. Portanto, ao invés de falar da ‘vida’, devemos falar de seres vivos em particular. Isso implicará divergentes compromissos com a ação quando nos aproximamos dos animais, da biosfera ou de outros seres humanos. E, nestes últimos, implicará respostas divergentes dependendo do ser humano diante de nós”. Hooft define o comportamento humano virtuoso apresentando proposições coerentes com o conteúdo do texto acima, sendo divergente apenas a seguinte proposição:

    A) Os agentes virtuosos irão demonstrar respeito pelos seres vivos, admirar suas naturezas biológicas e tratá-los delicadamente


    B) Uma pessoa virtuosa irá responder a uma criança recém-nascida com amor e afeição, mas também haverá reverência pelo simples fato da sua existência como ser vivo.


    C) Ser virtuoso o levará a ser sensível aos valores e necessidades de todos os envolvidos em situações particulares, a assumir a responsabilidade e a estabelecer o valor à vida que, nesse contexto, seja apropriado.


    D) A virtude da reverência confere profundidade e qualidade à vida ética. Ela reconhece o valor e a importância daquilo com o que os agentes virtuosos têm de lidar no mundo.


    E) Agentes reverentes se admirarão com os seres vivos e os considerarão valiosos em si mesmos. Eles serão coisas que devem ser utilizadas como meros instrumentos da nossa vontade e não valorizados por causa deles mesmos.


Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...