Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), conjuntamente chamados de EIA/RIMA, são instrumentos de compatibilização do desenvolvimento econômico com a proteção ambiental. A respeito desses instrumentos, considere as afirmativas abaixo:
1. O EIA deve contemplar as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, desconsiderando a hipótese de não-execução do projeto.
2. O RIMA deve ser apresentado em linguagem que propicie sua compreensão por leitores não-especialistas, com amplo uso de recursos da comunicação visual, como mapas e gráficos, e deve ser acessível ao público.
3. O EIA é tipicamente um documento extenso e complexo, envolvendo diversas áreas do conhecimento técnico e científico, elaborado necessariamente por equipe multidisciplinar habilitada.
4. Dependerá de elaboração de EIA/RIMA o licenciamento ambiental de qualquer atividade modificadora do meio ambiente, por menor que seja seu impacto ambiental.
5. EIA/RIMA não se constituem em instrumentos de planejamento ambiental, visto que podem ser elaborados após a execução do empreendimento.
6. Não é prevista a realização de audiências públicas durante o processo de licenciamento ambiental que envolve a realização de EIA/RIMA.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 5 e 6 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 6 são verdadeiras.
De acordo com o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro II, a zona costeira brasileira é formada por uma faixa marítima de 12 milhas náuticas de largura, e por uma faixa terrestre composta pelo território dos municípios que sofrem influência direta dos fenômenos ocorrentes na zona costeira. Com relação a esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
A urbanização é um dos processos que caracteriza a zona costeira.
Devido a sua alta complexidade, o gerenciamento costeiro é reservado a especialistas, não cabendo a participação da comunidade nesse processo.
Os planos diretores são importantes instrumentos de ordenamento territorial dos municípios costeiros.
A Constituição Federal estabeleceu que a zona costeira é patrimônio nacional.
O conhecimento técnico-científico é importante para o planejamento do uso e ocupação da zona costeira.
Em relação aos resíduos sólidos, assinale a alternativa INCORRETA.
Resíduos patogênicos podem ser gerados nas atividades portuárias.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas emitiu a NBR 10004, que classificou os resíduos sólidos em três classes, de acordo com sua periculosidade: perigosos, não-inertes e inertes.
Oportunidades de redução de geração de resíduos na fonte e de reutilização de resíduos podem reduzir custos com tratamento e/ou disposição final.
O co-processamento não é uma alternativa viável de destinação final de resíduos sólidos impregnados com óleos e graxas.
O lodo proveniente de sistemas de tratamento de água é considerado resíduo sólido, segundo a NBR 10004.
"Uma companhia francesa necessita reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa no âmbito da sua contribuição para atingir as metas de redução da França. Em vez de reduzir as suas emissões na França, a companhia financia um projeto de biomassa na Índia, somente possível com esse financiamento. Esse projeto vai reduzir a procura de energia fóssil, conduzindo a redução de emissões pela Índia. O investidor francês recebe créditos pelas reduções que contribuirão para atingir as taxas de redução da França".
Assinale a alternativa que descreve a que tipo de estratégia se refere o texto acima.
Mercado de créditos de carbono.
Projeto de seqüestro de carbono.
Mecanismo de desenvolvimento limpo.
Síntese orgânica limpa.
Protocolo de Londres.
Entre as diversas fontes alternativas de energia disponíveis, o biogás é uma opção existente há muitas décadas e originalmente desenvolvida nas zonas rurais da Alemanha, Índia e China. Assinale a alternativa que apresenta os principais elementos que qualitativamente compõem esse gás.
Propano, oxigênio, dióxido de carbono e nitrogênio.
Metano, oxigênio, dióxido de carbono e ácido sulfídrico.
Propano, dióxido de carbono, ácido sulfídrico e hidrogênio.
Metano, dióxido de carbono, ácido sulfídrico e hidrogênio.
Metano, oxigênio, dióxido de carbono e hidrogênio.
O processo químico de formação do biogás pode ser analisado sob a óptica de três fases. Estas ocorrem em função dos diferentes grupos de bactérias que transformam os substratos orgânicos entre si, de uma maneira simbiôntica, criando condições físico-químicas apropriadas que culminam com a produção do biogás.
Assinale a alternativa que apresenta as três fases do processo de formação do biogás.
Hidrólise, acidificação e metanização.
Lipólise, propanização e metanização.
Hidrólise, metanização e alcalinização.
Lipólise, alcalinização e acidificação.
Hidrólise, acidificação e propanização.
Pratica-se, na Amazônia Ocidental brasileira, uma agricultura de subsistência caracterizada pelo uso do solo até o esgotamento de sua fertilidade a tal ponto que esse solo não seja mais produtivo, o que implica a escolha de uma nova área para início de nova exploração. Esse sistema tradicional não tem contribuído para a melhoria do nível de vida do produtor rural, além de causar sérios danos ao meio ambiente nas regiões com maior densidade populacional. Esse tipo de agricultura familiar torna o homem itinerante, sempre à procura de novos locais para a produção de subsistência. Uma opção a essa modalidade são os sistemas agroflorestais (SAFs), cujo objetivo é desenvolver formas mais sustentáveis de uso da terra, incrementando a produtividade na propriedade e o bem-estar da comunidade rural. Acerca das culturas de subsistência e dos SAFs, julgue os itens a seguir.
Na Amazônia Ocidental, a agricultura de subsistência é caracterizada por uma agricultura migratória, em que ocorrem: derrubada e queima da floresta, plantio de uma determinada cultura (como a mandioca, que é cultivada por dois ou três anos consecutivos) e posterior abandono da área e migração para outra.Pratica-se, na Amazônia Ocidental brasileira, uma agricultura de subsistência caracterizada pelo uso do solo até o esgotamento de sua fertilidade a tal ponto que esse solo não seja mais produtivo, o que implica a escolha de uma nova área para início de nova exploração. Esse sistema tradicional não tem contribuído para a melhoria do nível de vida do produtor rural, além de causar sérios danos ao meio ambiente nas regiões com maior densidade populacional. Esse tipo de agricultura familiar torna o homem itinerante, sempre à procura de novos locais para a produção de subsistência. Uma opção a essa modalidade são os sistemas agroflorestais (SAFs), cujo objetivo é desenvolver formas mais sustentáveis de uso da terra, incrementando a produtividade na propriedade e o bem-estar da comunidade rural. Acerca das culturas de subsistência e dos SAFs, julgue os itens a seguir.
Pousio é o período em que uma área abandonada, após ser cultivada por um tempo, permanece em repouso para que ocorra a recuperação da sua fertilidade, o que permite a sua posterior reutilização.Pratica-se, na Amazônia Ocidental brasileira, uma agricultura de subsistência caracterizada pelo uso do solo até o esgotamento de sua fertilidade a tal ponto que esse solo não seja mais produtivo, o que implica a escolha de uma nova área para início de nova exploração. Esse sistema tradicional não tem contribuído para a melhoria do nível de vida do produtor rural, além de causar sérios danos ao meio ambiente nas regiões com maior densidade populacional. Esse tipo de agricultura familiar torna o homem itinerante, sempre à procura de novos locais para a produção de subsistência. Uma opção a essa modalidade são os sistemas agroflorestais (SAFs), cujo objetivo é desenvolver formas mais sustentáveis de uso da terra, incrementando a produtividade na propriedade e o bem-estar da comunidade rural. Acerca das culturas de subsistência e dos SAFs, julgue os itens a seguir.
Na Amazônia, todos os ecossistemas têm a vocação florestal, logo, as explorações agropecuárias e extrativistas devem considerar essa aptidão.Pratica-se, na Amazônia Ocidental brasileira, uma agricultura de subsistência caracterizada pelo uso do solo até o esgotamento de sua fertilidade a tal ponto que esse solo não seja mais produtivo, o que implica a escolha de uma nova área para início de nova exploração. Esse sistema tradicional não tem contribuído para a melhoria do nível de vida do produtor rural, além de causar sérios danos ao meio ambiente nas regiões com maior densidade populacional. Esse tipo de agricultura familiar torna o homem itinerante, sempre à procura de novos locais para a produção de subsistência. Uma opção a essa modalidade são os sistemas agroflorestais (SAFs), cujo objetivo é desenvolver formas mais sustentáveis de uso da terra, incrementando a produtividade na propriedade e o bem-estar da comunidade rural. Acerca das culturas de subsistência e dos SAFs, julgue os itens a seguir.
Os SAFs, apresentados como uma solução viável e sustentável para a agropecuária nas regiões tropicais, são formas de exploração de várias áreas paralelas (geralmente três). Em cada uma dessas áreas, é desenvolvida uma atividade, por exemplo: produção de madeira em uma, cultivo agrícola em outra e criação de animais em uma terceira, de maneira independente e simultânea.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...