Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em um trabalho desenvolvido na estação experimental da EMBRAPA Amazônia Oriental em Moju – PA, foi estudado o crescimento diamétrico de uma população de Eschweilera odora (Poepp.) Miers (matamata branco) com DAP $ 5 cm durante três anos, em uma floresta tropical de terra firme manejada. O experimento foi instalado em 9 clareiras provenientes de uma exploração seletiva em árvores com diâmetro $ 25 cm. Em cada uma das 9 clareiras foram instaladas faixas de 10 m × 50 m, divididas em parcelas de 1 a 5, iniciando na bordadura da clareira em direção ao interior da floresta, nas direções norte, sul, leste e oeste, conforme mostradas nas figuras I e II a seguir.
Considerando os dados apresentados no texto e nas figuras acima, julgue os próximos itens.
O incremento diamétrico, em geral, diminuiu com o passar do tempo, o que pode ser explicado pelo aumento da competição interespecífica por água, luz e nutrientes resultante do adensamento característico da sucessão em clareirasEm um trabalho desenvolvido na estação experimental da EMBRAPA Amazônia Oriental em Moju – PA, foi estudado o crescimento diamétrico de uma população de Eschweilera odora (Poepp.) Miers (matamata branco) com DAP $ 5 cm durante três anos, em uma floresta tropical de terra firme manejada. O experimento foi instalado em 9 clareiras provenientes de uma exploração seletiva em árvores com diâmetro $ 25 cm. Em cada uma das 9 clareiras foram instaladas faixas de 10 m × 50 m, divididas em parcelas de 1 a 5, iniciando na bordadura da clareira em direção ao interior da floresta, nas direções norte, sul, leste e oeste, conforme mostradas nas figuras I e II a seguir.
Considerando os dados apresentados no texto e nas figuras acima, julgue os próximos itens.
A Eschweilera odora teve um comportamento oscilante nas cinco diferentes posições das parcelas, tendo na parcela 2, mais próximo do centro da clareira, o melhor incremento em diâmetro, o que é justificado pelo fato de essa espécie não ser tolerante à sombra.Em um trabalho desenvolvido na estação experimental da EMBRAPA Amazônia Oriental em Moju – PA, foi estudado o crescimento diamétrico de uma população de Eschweilera odora (Poepp.) Miers (matamata branco) com DAP $ 5 cm durante três anos, em uma floresta tropical de terra firme manejada. O experimento foi instalado em 9 clareiras provenientes de uma exploração seletiva em árvores com diâmetro $ 25 cm. Em cada uma das 9 clareiras foram instaladas faixas de 10 m × 50 m, divididas em parcelas de 1 a 5, iniciando na bordadura da clareira em direção ao interior da floresta, nas direções norte, sul, leste e oeste, conforme mostradas nas figuras I e II a seguir.
Considerando os dados apresentados no texto e nas figuras acima, julgue os próximos itens.
Na última coleta, o incremento corrente anual representou mais de 40% do incremento total observado.Em uma vegetação secundária da estação de pesquisas José Haroldo da CEPLAC em Marituba - PA, foi desenvolvido um trabalho de florística e fitossociologia. Foram determinados: índice de diversidade, densidade relativa, freqüência relativa, dominância relativa e valor de importância de espécie. Além desses parâmetros, foram determinados o grau de homogeneidade entre espécies, o quociente de mistura e a distribuição diamétrica da vegetação com DAP $ 5 cm com classes diamétricas de 10 cm. Foram identificados 1.262 indivíduos/ha com DAP $ 5 cm, distribuídos em 44 famílias, 95 gêneros e 135 espécies.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
O índice de diversidade de Shannon-Weaver (H') encontrado foi de 4,07 nats/espécie, o que significa alta diversidade e, portanto, elevada heterogeneidade.Em uma vegetação secundária da estação de pesquisas José Haroldo da CEPLAC em Marituba - PA, foi desenvolvido um trabalho de florística e fitossociologia. Foram determinados: índice de diversidade, densidade relativa, freqüência relativa, dominância relativa e valor de importância de espécie. Além desses parâmetros, foram determinados o grau de homogeneidade entre espécies, o quociente de mistura e a distribuição diamétrica da vegetação com DAP $ 5 cm com classes diamétricas de 10 cm. Foram identificados 1.262 indivíduos/ha com DAP $ 5 cm, distribuídos em 44 famílias, 95 gêneros e 135 espécies.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
O quociente de mistura de Jentsch apresentou relação 1:9, ou seja, nove indivíduos, em média, para cada espécie encontrada no inventário, evidenciando uma baixíssima heterogeneidade.Em uma vegetação secundária da estação de pesquisas José Haroldo da CEPLAC em Marituba - PA, foi desenvolvido um trabalho de florística e fitossociologia. Foram determinados: índice de diversidade, densidade relativa, freqüência relativa, dominância relativa e valor de importância de espécie. Além desses parâmetros, foram determinados o grau de homogeneidade entre espécies, o quociente de mistura e a distribuição diamétrica da vegetação com DAP $ 5 cm com classes diamétricas de 10 cm. Foram identificados 1.262 indivíduos/ha com DAP $ 5 cm, distribuídos em 44 famílias, 95 gêneros e 135 espécies.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
A distribuição dos indivíduos por classes de DAP mostrou uma conformação de "J" invertido, com o maior número de indivíduos concentrado na primeira classe diamétrica. Esse padrão evidencia a necessidade de que a vegetação seja mantida como área de preservação durante muito tempo, antes de ser explorada.A colheita florestal é um conjunto de operações efetuadas no povoamento florestal com o objetivo de preparar e extrair a madeira até o local de transporte, utilizando-se para isso técnicas e padrões estabelecidos. Atualmente, a colheita florestal no Brasil pode ser dividida em três divisões: as grandes empresas, que possuem máquinas leves, médias, pesadas e altamente sofisticadas; as empresas médias, que utilizam máquinas e equipamentos pouco sofisticados e mão-de-obra especializada; e as pequenas empresas, que continuam a utilizar métodos rudimentares, baseados em mão-de-obra pouco qualificada. Quanto à mecanização da colheita florestal, julgue os itens subseqüentes. A mecanização das operações torna-se, dentro de uma empresa florestal, peça importante na busca do acréscimo da produtividade e do controle mais efetivo dos custos e das facilidades administrativas.
A colheita florestal é um conjunto de operações efetuadas no povoamento florestal com o objetivo de preparar e extrair a madeira até o local de transporte, utilizando-se para isso técnicas e padrões estabelecidos. Atualmente, a colheita florestal no Brasil pode ser dividida em três divisões: as grandes empresas, que possuem máquinas leves, médias, pesadas e altamente sofisticadas; as empresas médias, que utilizam máquinas e equipamentos pouco sofisticados e mão-de-obra especializada; e as pequenas empresas, que continuam a utilizar métodos rudimentares, baseados em mão-de-obra pouco qualificada. Quanto à mecanização da colheita florestal, julgue os itens subseqüentes. A topografia do terreno é, talvez, a variável operacional mais importante a se considerar na mecanização florestal, podendo, inclusive, inviabilizar o processo de mecanização. Dessa forma, declives entre 10% e 20% impossibilitam a dirigibilidade e a estabilidade em tráfego transversal de tratores florestais Feller-buncher e Skidder, com rodados de pneus.
A colheita florestal é um conjunto de operações efetuadas no povoamento florestal com o objetivo de preparar e extrair a madeira até o local de transporte, utilizando-se para isso técnicas e padrões estabelecidos. Atualmente, a colheita florestal no Brasil pode ser dividida em três divisões: as grandes empresas, que possuem máquinas leves, médias, pesadas e altamente sofisticadas; as empresas médias, que utilizam máquinas e equipamentos pouco sofisticados e mão-de-obra especializada; e as pequenas empresas, que continuam a utilizar métodos rudimentares, baseados em mão-de-obra pouco qualificada. Quanto à mecanização da colheita florestal, julgue os itens subseqüentes. Harvester é uma máquina sofisticada conhecida como colhedor e(ou) processador florestal. Esse equipamento é automotriz e tem a finalidade de cortar e processar as árvores dentro da floresta.
A colheita florestal é um conjunto de operações efetuadas no povoamento florestal com o objetivo de preparar e extrair a madeira até o local de transporte, utilizando-se para isso técnicas e padrões estabelecidos. Atualmente, a colheita florestal no Brasil pode ser dividida em três divisões: as grandes empresas, que possuem máquinas leves, médias, pesadas e altamente sofisticadas; as empresas médias, que utilizam máquinas e equipamentos pouco sofisticados e mão-de-obra especializada; e as pequenas empresas, que continuam a utilizar métodos rudimentares, baseados em mão-de-obra pouco qualificada. Quanto à mecanização da colheita florestal, julgue os itens subseqüentes. Guincho arrastador é uma máquina formada por um trator agrícola de rodas de pneus e um guincho com grande capacidade de carga, acoplado e acionado pela tomada de potência (TDP) do trator, com a finalidade de extrair madeira em áreas de difícil acesso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...