Questões de Engenharia Ambiental do ano 2011

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A Norma OHSAS 18.001:2007 estabelece as diretrizes para implementação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional em uma empresa. Nessa perspectiva, considere as ações a seguir.

P - Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Q - Eliminação

R - Sinalização/alertas e/ou controles administrativos

S - Substituição

T - Uso de controles de engenharia

Segundo essa Norma, na etapa de Planejamento, que inclui a identificação de perigos, a avaliação de riscos e a determinação de controles, deve-se considerar a redução dos riscos de acordo com uma hierarquia das ações acima, dada por

  • A.

    Q - S - T - R - P

  • B.

    Q - R - T - S - P

  • C.

    R - Q - P - S - T

  • D.

    S - R - P - T - Q

  • E.

    S - Q - T - P - R

A NBR ISO 14031 estabelece diretrizes para a avaliação do desempenho ambiental do sistema gerencial e de seu relacionamento com o meio ambiente. Ela inclui, ainda, exemplos de indicadores ambientais, como indicadores de desempenho da gestão, de desempenho operacional e de condição ambiental. É um exemplo de indicador de desempenho da gestão a(o)

  • A.

    temperatura média global.

  • B.

    quantidade consumida de gás natural por unidade de produto.

  • C.

    energia poupada por programas de eficiência energética.

  • D.

    tamanho da população de peixes no corpo receptor.

  • E.

    número de programas ambientais implementados.

O solo contaminado por petróleo e seus derivados é um problema ambiental complexo, mas que pode ser remediado com o uso adequado de tecnologias in situ ou ex situ. É uma tecnologia de remediação do solo ex situ a denominada

  • A.

    bioventilação.

  • B.

    biopilha.

  • C.

    biosparging.

  • D.

    fitorremediação.

  • E.

    atenuação natural.

Sobre a tecnologia de remediação de solos conhecida como landfarming, afirma-se que

  • A.

    é predominantemente físico seu processo.

  • B.

    é utilizada sempre in situ.

  • C.

    é um dos processos de fitorremediação existentes.

  • D.

    pode ser usada para o tratamento de hidrocarbonetos.

  • E.

    necessita de áreas reduzidas para sua utilização.

Sobre os parâmetros que influenciam no processo de compostagem para o tratamento de resíduos sólidos urbanos, sabe-se que

  • A.

    a principal fonte de energia usada pelos micro-organismos é o nitrogênio.

  • B.

    a aeração permite controlar a temperatura e retardar a atividade microbiana.

  • C.

    a digestão anaeróbia e a aeróbia proporcionam a diminuição da temperatura.

  • D.

    o composto, para ser aplicado no solo, deverá ter uma relação C/N (carbono/nitrogênio) superior a 35:1.

  • E.

    os baixos teores de umidade inibem a atividade dos micro-organismos.

A tecnologia para remediação de solos e águas subterrâneas que injeta ar na zona saturada do solo, com o objetivo de promover a passagem do contaminante da fase líquida para a fase gasosa, é denominada

  • A.

    Air Sparging.

  • B.

    Air Stripping.

  • C.

    Pump and Treat.

  • D.

    Soil Flushing.

  • E.

    Soil Venting.

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

As substâncias que alteram de forma nociva a composição do ar são denominadas poluentes atmosféricos, a respeito dos quais é sabido que

  • A.

    o dióxido de carbono (CO2) é o principal composto resultante da combustão completa de combustíveis fósseis e de outros combustíveis que contenham carbono.

  • B.

    o material particulado, oriundo dos processos de combustão de combustíveis fósseis, não é prejudicial à saúde humana, mas sim à flora.

  • C.

    os poluentes primários são os formados na atmosfera por reações químicas, a partir dos poluentes secundários.

  • D.

    os hidrocarbonetos são resultantes da queima completa dos combustíveis que contenham enxofre e nitrogênio.

  • E.

    as erupções vulcânicas são responsáveis pela emissão de grandes quantidades de metano (CH4) para a atmosfera.

Nos últimos anos, o tema mudanças climáticas ocupa lugar de destaque nos debates da comunidade científica internacional. Os efeitos catastróficos previstos para a ecosfera exigem medidas urgentes para a preservação do planeta. Nessa ampla discussão, é consenso afirmar que a(o)

  • A.

    emissão dos chamados gases de efeito estufa diminui a quantidade de energia que é mantida na atmosfera, devido à reflexão do calor emitido pela superfície do planeta, provocando a elevação da temperatura da superfície.

  • B.

    chuva ácida, formada pela reação de amônia e dióxido de carbono com vapor d’água, apresenta pH superior a 5,6 e é um dos principais problemas que atinge a ecosfera.

  • C.

    maior fonte brasileira de emissão de gases de efeito estufa é a queima de combustíveis fósseis, representando 50% do total, e o desmatamento é a segunda maior fonte com 30% do total.

  • D.

    smog fotoquímico é um problema de poluição do ar típico de cidades frias de clima úmido, sendo que o principal agente poluidor, nesse caso, são os veículos.

  • E.

    dióxido de carbono (CO2) é o principal gás de efeito estufa, embora o metano (CH4) e os hidrofluorcarbonos (HFC) também estejam entre os que contribuem para esse efeito.

Diversos são os meios para o controle e abatimento das emissões de poluentes para a atmosfera, sabendo-se que

  • A.

    a queima do carvão sólido é mais eficiente no controle da emissão de material particulado que a queima de carvão liquefeito ou gaseificado.

  • B.

    a adsorção em carvão ativado ou em géis especiais é eficiente no controle de emissão de partículas, mas sua aplicação é contraindicada no controle da emissão de gases.

  • C.

    o separador ciclônico é o equipamento mais eficiente para a separação e remoção de gases, como, por exemplo, o dióxido de enxofre (SO2).

  • D.

    os precipitadores eletrostáticos são equipamentos eficientes para a remoção de material particulado, limitado, porém, à remoção das partículas finas, menores que 1 μm.

  • E.

    os catalisadores veiculares são usados, principalmente, para a remoção de compostos de carbono e óxido de nitrogênio (NOx) oriundos da combustão nos motores.

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