Questões de Engenharia Ambiental da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL)

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Visando não só a garantir a qualidade, mas também a disponibilidade de água, as políticas públicas estão cada vez mais voltadas à gestão do uso e ocupação do solo das bacias hidrográficas. Um dos mecanismos adotados é a criação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs), sobre as quais é correto afirmar:

I. São unidades de conservação de domínio público, que só podem ser instituídas pelo poder executivo, com o objetivo de preservar os ecossistemas essenciais, devendo ser dotadas de plano de gestão.

II. São instituídas pelo poder público em áreas geralmente extensas, públicas e/ou privadas com um certo grau de ocupação humana, que apresentam atributos bióticos, abióticos, estéticos ou culturais importantes para a sociedade.

III. São unidades de conservação classificadas como de uso sustentável, que têm como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

IV. Para a gestão, as APAs deverão dispor de um Conselho Consultivo constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações representativas da sociedade civil e da população residente no local.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e IV.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

O Licenciamento Ambiental é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, previsto na Lei Federal 6.938/81 e na Resolução CONAMA 237/97. Nele são avaliadas todas as atividades e empreendimentos que se utilizam dos recursos ambientais e que podem ser considerados efetiva ou potencialmente poluidores ou que, sob qualquer forma, podem causar degradação e/ou modificação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso. Portanto, os empreendimentos e atividades são avaliados pelos impactos positivos e negativos, sua importância e repercussão para o meio ambiente. Quanto ao licenciamento ambiental de obras rodoviárias, considere as afirmações abaixo:

 Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

A escolha do local para implantação do canteiro de obras deve considerar o mínimo impacto ambiental, priorizando locais que já sofreram ação antrópica. Para minimizar o impacto causado pelos veículos, máquinas e equipamentos durante a implantação e operação de rodovias, podemos adotar como medidas mitigadoras:

  • A.

    Manutenção de motores, máquinas e equipamentos em boas condições de operação, com regulagem periódica, instalação do canteiro distante de aglomerações urbanas e instalação de medidas de segurança que evitem o derramamento de hidrocarbonetos ou outros que possam causar contaminação nos pátios para equipamentos.

  • B.

    Medições de emissões de poluentes, regulagem dos motores das máquinas e equipamentos, estudar alternativas de traçado e monitorar os níveis de ruídos.

  • C.

    Manter motores regulados e com o uso de catalisadores conforme a legislação, locação das oficinas, postos de lavagem, lubrificação, abastecimento e garagens distantes dos recursos hídricos e observar o Zoneamento ecológico-econômico para o local.

  • D.

    Medição dos níveis de ruídos emitidos por motores de máquinas e outros equipamentos, desapropriação e aquisições antecipadas dos terrenos objetos do empreendimento e manipulação e uso adequado de combustíveis e similares.

  • E.

    Controle de derrame de combustíveis, graxas e lubrificantes no pátio, na oficina e durante a lavagem de máquinas, revegetação dos cortes e aterros e conscientização dos operários e usuários.

A implantação de um programa de recuperação de uma área tem como objetivo minimizar ou eliminar os efeitos adversos decorrentes das intervenções e alterações ambientais inerentes ao processo construtivo e à operação do empreendimento, com capacidade de gerar impactos ambientais nas áreas de influência do empreendimento. A recuperação deverá ter por objetivo o retorno do sítio degradado a uma forma de utilização, de acordo com um plano pré-estabelecido para o uso do solo, visando à obtenção de uma estabilidade do meio ambiente. Planos de Recuperação são importantes instrumentos da gestão ambiental para atividades antrópicas, sobretudo aquelas que envolvem desmatamentos, terraplenagem, exploração de jazidas e áreas de empréstimos e bota-foras. Em relação à recuperação de ambientes, considere as afirmativas a seguir.

I. A análise da(s) região(ões) fitogeográfica(s) em que estão localizadas as áreas a recuperar e o conhecimento das fases sucessionais e das relações ecológicas são essenciais para a escolha correta das espécies a serem utilizadas na recuperação de áreas degradadas. Esta observação auxilia no sucesso da atividade, visto que a utilização de plantas adequadas ao local permite que a própria natureza encarregue-se dos passos subseqüentes da sucessão.

II. É muito mais voltada para aspectos do solo e da vegetação, muito embora possa contemplar também, direta e indiretamente, a reabilitação ambiental da água, do ar, da fauna e do ser humano.

III. A definição do tipo de uso futuro das áreas a recuperar não influencia o processo de recuperação do ambiente, que deve se basear principalmente na vegetação ocorrente na região, topografia e análises físicoquímicas do solo.

IV. A caracterização ambiental dos itens de passivo e de seus processos causadores e o estabelecimento de medidas corretivas e preventivas contribuem para a degradação ambiental da área.

<p al

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

Quanto à incorporação de medidas ambientais necessárias à minimização das interferências ambientais dos empreendimentos rodoviários por grupos específicos, considere as afirmativas a seguir.

I. A maioria absoluta dos estudos e serviços ambientais costumam demandar equipes multidisciplinares.

II. Os serviços de conservação e reabilitação são intervenções pouco significativas e limitadas à faixa de domínio e são dispensadas de licenciamento ambiental.

III. Quando da implantação de novas vias, variantes e contornos, as ações a serem adotadas são resultados dos estudos ambientais, envolvendo o meio físico, biótico e antrópico.

IV. Empreendimentos relativos à restauração e melhorias em rodovias existentes estão dispensados de envolver ações para correção de Passivos ambientais.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

Em decorrência do diagnóstico ambiental para as obras rodoviárias, são definidas medidas mitigadoras e compensatórias e os programas ambientais. Em relação ao exposto, considere as afirmativas a seguir.

I. Impactos não evitáveis devem ser mitigados.

II. Regidas pela Lei Federal 9.985/00 (SNUC), as medidas compensatórias referem-se às formas de compensar impactos negativos considerados irreversíveis.

III. A execução de dissipadores de energia das águas pluviais dentro e fora do corpo estradal e instalação de filtros nas usinas de asfalto, solo e concreto são algumas medidas mitigadoras.

IV. O eventual corte de vegetação nativa necessária à obra rodoviária deve ser mitigada através do plantio de área correspondente.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

Quanto à regularização ambiental de pedreiras, é correto afirmar:

  • A.

    As licenças ambientais só poderão ser expedidas sucessivamente, ou seja, LP, LI e LO.

  • B.

    As licenças ambientais só poderão ser expedidas sucessivamente, ou seja, LP e LO.

  • C.

    Ao regularizar pedreiras não é possível rever o passivo ambiental e corrigir eventuais distorções.

  • D.

    Pedreiras em atividade e sem licenciamento ambiental não podem ser regularizadas.

  • E.

    Pedreiras não necessitam de licenciamento ambiental.

Para a recuperação ambiental de áreas degradadas por atividades de mineração como a exploração de pedreiras e instalações de britagem, recomenda-se:

  • A.

    A recuperação de áreas por reflorestamento pelo método de plantio aleatório de espécies que é sempre o mais indicado.

  • B.

    Retirada de equipamentos e materiais, especialmente rejeitos, bem como blocos soltos, seguido do imediato plantio de espécies herbáceas ou gramíneas.

  • C.

    Os tratos iniciais devem ser a terraplenagem, reposição da camada orgânica do solo, subsolagem a 50 cm, gradagem e coveamento.

  • D.

    Construção de terraços e banquetas com solo compactado e cobertos com vegetação vigorosa, principalmente leguminosas para facilitar a drenagem aos cursos d'água.

  • E.

    Medidas de sistematização de terreno e restabelecimento da cobertura vegetal com a adoção de modelos de sucessão secundária para espécies nativas.

Em se tratando de empreendimentos viários localizados em áreas de bacias de rios que compõem os Mananciais de Abastecimento Público, são necessários cuidados ambientais especiais visando manter a qualidade da água e sua potabilidade, impedindo sua contaminação, especialmente através de:

  • A.

    Posicionamento de instalações industriais, oficinas, depósitos de materiais betuminosos fora das proximidades e a montante de contribuintes de mananciais.

  • B.

    Ações para conscientização dos motoristas que trafegam pelas rodovias alertando sobre o transporte de cargas perigosas e sobre os problemas do lixo nas rodovias por meio da assinatura de Termos de Compromisso.

  • C.

    Sistemas de drenagem superficial com dispositivos para evitar o carreamento de material particulado e dejetos para os corpos d'água, evitando a erosão, assoreamento e contaminação.

  • D.

    Implantação de placas indicativas nas áreas de bota-fora e de empréstimos para evitar o lançamento de materiais de escavação e instalação de central de emergências para cargas perigosas próximo a mananciais.

  • E.

    Construção de caixas de sedimentação e caixas sifonadas para evitar o surgimento de processos erosivos nas áreas limítrofes e carreamento de materiais para os cursos d'água adjacentes.

A avaliação dos possíveis impactos causados, o estudo de soluções técnicas e economicamente viáveis e o aprimoramento das ações de controle e fiscalização das obras constituem um conjunto de medidas para alcançar um padrão de desenvolvimento satisfatório, com o mínimo de interferências nos meios físico e social. Em relação a impactos ambientais causados por uma rodovia durante as fases de implantação e operação podemos afirmar que:

I. Para avaliar o impacto ambiental é necessário conhecer profundamente as variáveis envolvidas e sua área de influência, pois a construção e operação de Projetos Rodoviários afetam os meio físico, biótico e sócioeconômico, em função das intervenções previstas.

II. Podem ser positivos e negativos, pois, segundo a Resolução CONAMA 01/86, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.

III. Os impactos são previsíveis, alguns passíveis de mitigação, e alguns de caráter permanente, como os danos à imagem da paisagem e danos às relações de visibilidade, desmatamentos, risco de atropelamento de fauna, risco de incêndios, desapropriação, interferência com patrimônio arqueológico, quilombo e populações indígenas, dentre outros.

IV. A identificação e a análise dos impactos ambientais é fundamental para propor novas ações ao projeto e tem como base a relação causa/efeito das ações ou atividades desenvolvidas, sendo os efeitos negativos compensados pelos positivos para viabilizar a realização da obra.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e I
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