Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analisando uma Matriz de Avaliação de Impactos Ambientais (MAIA) no processo de alteamento de uma barragem, pode-se deparar com o seguinte ImpactoAmbiental:
Geração de sedimentos.
Geração de material particulado.
Disposição de rejeitos.
Alteração da qualidade do ar.
Geração de ruídos.
Quando se bombeia uma vazão constante de um aquífero subterrâneo, o lençol d'água que ocupava um plano horizontal, depois do início do bombeamento passa a ter superfícies cônicas em torno do poço. Ainda com relação a esses aquíferos, avalie as afirmativas abaixo.
I. Em aquíferos freáticos, o armazenamento é definido pela porosidade e pela compressibilidade da água enquanto que, nos artesianos, pela elasticidade das rochas.
II. De uma unidade de volume de um aquífero freático pode-se tirar mais água do que em uma unidade de volume de um aquífero artesiano de mesma porosidade.
III. O coeficiente de transmissividade de um aquífero é definido pelo produto da permeabilidade pela espessura desse aquífero.
IV. O abaixamento da superfície do lençol, com o tempo de bombeamento, depende da permeabilidade do aquífero e da quantidade de água nele armazenada.
V. Chama-se coeficiente de armazenamento de um aquífero o adimensional dado pelo volume de água que se pode retirar do mesmo quando se rebaixa a superfície piezométrica de 1 metro dividido pelo produto da área da base do aquífero por 1 metro.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e Vestão corretas.
Somente as afirmativas II e Vestão corretas.
Somente as afirmativas III, IV e Vestão corretas.
O processo de planejamento e, principalmente, de se levar à prática o pagamento por serviços ambientais para provimento de recursos hídricos requer que sejam abordados vários temas distintos, mas relacionados entre si, dos quais depende o êxito desse importante instrumento de preservação. Entre eles podem ser relacionados,COMEXCEÇÃODE:
Identificação e quantificação dos recursos hídricos.
Levantamento dos beneficiários-chave e cobrança pelos serviços de provimento.
Projeto de sistemas viáveis de pagamentos por serviços.
Identificação de condições institucionais que tornem possíveis os pagamentos.
Recuperação de áreas degradadas e projetos de reflorestamento.
A respeito dos métodos preventivos de combate a enchentes a que se refere o texto acima, todas as alternativas estão corretas,COM EXCEÇÃO DE:
Dragagem dos córregos com aumento da seção de escoamento e redução da rugosidade relativa.
Delimitação de áreas de parques e de preservação permanente junto aos talvegues e fundos de vale.
Estabelecimento de legislação competente, obrigando a captação de águas de chuva nas novas edificações.
Identificação de áreas frágeis e rigidez no cumprimento das determinações das leis de uso do solo.
Desviar parte do volume da enchente para outra bacia ou para a jusante da mesma, seja por gravidade, ou por bombeamento.
ALei que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (9985/2000) contém diversas considerações no que concerne à criação, implantação e gestão de uma unidade de conservação. Com relação a esse tema, selecione abaixo a única alternativa correta.
A criação de Estação Ecológica ou Reserva Biológica deve ser precedida de consulta pública obrigatória e estudos técnicos, que permitam identificar sua localização, dimensão e os limites mais adequados.
As unidades de conservação são criadas por ato do Poder Público, com exceção das Reservas Particulares de Proteção à Natureza.
As unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo abrangendo a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas.
As unidades de conservação somente poderão ser geridas por entidades públicas com objetivos afins aos da unidade, mediante instrumento a ser firmado com o órgão responsável por sua criação.
É proibida a introdução de espécies não autóctones bem como a criação de animais domésticos e o cultivo de plantas em unidades de conservação de proteção integral bem como nas áreas particulares localizadas em Refúgios de Vida Silvestre e Monumentos Naturais.
Valoração ambiental significa determinar valores monetários para serviços ambientais não precificados pelo mercado. Os métodos disponíveis buscam determinar a variação de bem-estar dos indivíduos e da sociedade devido à alteração na oferta de bens e serviços ambientais. Com relação a esse tema, correlacione a 2ª coluna com a 1ª.
A única sequência correta é, portanto:
4,5,3,2,1
3,5,2,1,4
4,2,5,3,1
4,3,2,5,1
3,5,4,1,2
Os elementos químicos, inclusive todos os elementos essenciais do protoplasma, tendem a circular na biosfera em vias características, do ambiente aos organismos e destes novamente para o ambiente. Em relação a essas vias de ciclagem, pode-se afirmar que:
No caso do enxofre, é a produção primária que responde pela incorporação do sulfato na matéria orgânica, ao passo que o excremento animal é uma fonte de sulfato reciclado.
Em função de novas entradas antropogênicas, o pool atmosférico no ciclo do dióxido de carbono se tornou muito grande, excedendo o carbono em outras fontes como o dos oceanos e outros depósitos da crosta terrestre.
Os maiores depósitos de fósforo se encontram nos compostos de fosfato das plantas, que ao morrerem liberam o fósforo para o ecossistema e posterior recirculação.
O nitrogênio entra continuamente na atmosfera, seu maior reservatório, pela ação das bactérias ou algas fixadoras, retornando ao ciclo por meio das bactérias denitrificantes.
Cada ciclo pode ser dividido em dois compartimentos ou pools principais, sendo o pool reservatório menor, de movimentos lentos e geralmente não biológico enquanto que o pool de ciclagem é maior e por isso menos ativo.
A Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA) é caracteristicamente uma ferramenta de gestão para medição se houve melhora ou piora do desempenho ambiental de uma empresa ou órgão. Com relação à ADA, pode-se afirmar que ela apresenta as seguintes vantagens, EXCETO:
Trata-se de uma forma de visualizar como se encontra a interface da empresa com o seu entorno.
Identifica e ressalta tendências no tempo de maneira dinâmica.
Verifica reais fragilidades ambientais nas empresas.
Permite quantificar objetivos e metas no tempo.
A certificação obtida resulta em marketing ambiental.
Na definição do itinerário de coleta de lixo devem ser evitados percursos improdutivos, com menor desgaste possível para a guarnição e o veículo de coleta. Para sua definição deve ser considerado como premissa:
Trechos de vias com declividade positiva mais acentuada devem ser preferencialmente percorridos no final do percurso.
O início do percurso de coleta deve se situar distante da garagem.
O término do percurso deve se situar o mais distante possível da área de descarga.
Adoção de percurso contínuo, ou seja, coleta dos dois lados da rua, especialmente em vias de tráfego intenso.
Mudanças como pavimentação de novas ruas ou o estabelecimento de novos grandes geradores.
A Ecologia considera prioritariamente a função dos indivíduos nos ecossistemas e que existe uma forte relação de interdependência entre os seres, incluindo também os fatores abióticos. Em relação a alguns conceitos fundamentais em ecologia e suas aplicações, correlacione a 1ª coluna com a 2ª coluna.
A única sequência correta é, portanto:
2,1,4,3,5
5,1,4,2,3
5,4,1,2,3
2,5,4,3,1
1,5,2,3,4
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...