Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os sistemas de tratamento de efluentes líquidos possuem várias etapas que incluem processos físicos, químicos e biológicos. Com relação a essas etapas e processos avalie as sentenças abaixo:
I. Os reatores biológicos anaeróbios, como os biodigestores, são mais eficientes que os reatores aeróbios e geram subprodutos como CO2 e água.
II. Na precipitação química de substâncias coloidais e dissolvidas, alem do coagulante, deve ser também adicionado um alcalizante para ajuste de pH na faixa ótima, como no caso dos cianetos.
III. O acúmulo de lodo devido a uma baixa inclinação do fundo do decantador pode gerar gases que interferem de maneira negativa no processo de sedimentação dos flocos e clarificação do efluente.
IV. No sistema de lodos ativados, recircula-se o excesso de lodo do decantador primário aumentando assim a relação A/M no tanque de aeração.
V. A flotação é um processo eletroquímico para retirada de óleos emulsionados no efluente, funcionando de forma análoga a um decantador primário.
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente II e IV estão corretas.
Somente III e Vestão corretas.
Somente II, IV e Vestão corretas.
Ainda que, de uma maneira geral, não muito exploradas no país, as águas subterrâneas são importantes mananciais de um recurso cada vez mais escasso. Um dos principais motivos para esse ainda incipiente aproveitamento pode ser assinalado abaixo:
Os aquíferos subterrâneos, por permearem o solo, apresentam uma água de qualidade duvidosa que necessita de mais tratamento do que o usual.
Gasta-se muita energia no bombeamento e na retirada da água para um aproveitamento em condições de viabilidade econômica.
Esses poços são de construção mais complexa e podem gerar a poluição do aquífero se não forem bem executados.
Como se encontram confinados e distantes, esses mananciais podem secar sem aviso, o que gera grande incerteza se vale a pena explorá-los.
São mais sujeitos à contaminação e à poluição do que os aquíferos superficiais e mananciais freáticos.
Importantes biomas brasileiros se encontram ameaçados pelo avanço das atividades humanas e seus impactos diretos e indiretos. Pela exiguidade de sua área remanescente e proximidade dos maiores núcleos urbanos, pode-se afirmar que o bioma mais ameaçado é:
o Cerrado.
a Floresta Amazônica.
a Caatinga.
o Pampa gaúcho.
a Mata Atlântica.
A remoção de uma fina camada de solo relativamente uniforme pela chuva, que escorre superficialmente de forma generalizada e não canalizada, é um tipo de erosão:
eólica.
glacial.
laminar.
em sulcos.
fluvial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...