Questões de Engenharia Ambiental da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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As espécies recomendadas para recuperar uma área degradada são:

  • A.

    Sterculia apetala, Parapiptadenea rigida, Paquira aqualis;

  • B.

    Leucaena leucocephala, Guarea kunthiana, Mimosa caesalpiniaefolia;

  • C.

    Zolernia glabra, Mangifera indiana, Cassia javaniaefolia;

  • D.

    Myrcia glabra, Manaca mellea, Lophantera lactea;

  • E.

    Andira legalis, Sapotis umili, Guareana acjaa.

A contenção de animais silvestres pode ser realizada pelos seguintes meios:

  • A.

    químico, famacológico e armadura;

  • B.

    físico, químico e associação de ambos;

  • C.

    físico, farmacológico e suspensão parenteral;

  • D.

    presilha, físico e associação de ambos;

  • E.

    farmacológico, suspensão parenteral e presilha de focinho.

São técnicas utilizadas para o resgate de matrizes:

  • A.

    brotações epicórmicas após o corte raso, anelamento da base do caule, uso do fogo na base da árvore, uso de galhos podados mantidos em casa de enraizamento, enxertia e micropropagação;

  • B.

    brotações epicórmicas após o corte raso, enxertia, borbulhia, desbaste seletivo e macropropagação reversa;

  • C.

    desbaste alternado, anelamento dos galhos, uso do fogo na base da árvore, borbulhia e cultivares gerenciados;

  • D.

    cepa rustificada, tubetes protegidos, controle químico, enraizamento controlado e macropropagação direta;

  • E.

    disseminação controlada, anelamento da base do caule, cepa rustificada, tubetes protegidos e micropropagação.

Os métodos de amostragem usualmente empregados para estudos quantitativos de vegetação arbórea são:

  • A.

    Tokey, Lepage e quadrante;

  • B.

    quadrante, transecto e Poason;

  • C.

    parcelas, quadrantes e método combinado (quadrante e parcelas) e Bitterlich;

  • D.

    Bitterlich, parcelas e Lepage;

  • E.

    Lepage, método combinado (quadrante e parcelas) e transecto.

No caso de árvores com mais de um tronco, para se obter a área basal com precisão recomenda-se:

  • A.

    desprezar o de menor diâmetro e, com a suta ou fita métrica, medir o outro para realizar os cálculos;

  • B.

    medir separadamente cada diâmetro e calcular a área máxima para o indivíduo;

  • C.

    calcular a soma dos diâmetros e multiplicar pelo fator de forma a obter a área basal do indivíduo;

  • D.

    medir separadamente cada diâmetro e calcular a respectiva área basal para depois somar e obter a área basal do indivíduo;

  • E.

    medir a altura e o diâmetro de cada indivíduo, calcular a média e obter a área basal da árvore.

Entre os índices e parâmetros que podem ser adotados na análise quantitativa de populações ou comunidades vegetais, se destacam:

  • A.

    abundância, densidade absoluta, biomassa, dominância, área basal, cobertura, freqüência, riqueza de espécies, agregação, raridade e similaridade;

  • B.

    índice de valor de importância, cobertura, riqueza de espécies, agregação, biomassa, casualidade, índice de isolamento e freqüência;

  • C.

    índice de valor de cobertura, índice de altura, agregação, área basal, biomassa e diâmetro;

  • D.

    diâmetro, cobertura, riqueza de espécie, área basal, biomassa e área da copa;

  • E.

    cobertura, freqüência, área da copa, índice de valor comercial, fator de forma e similaridade.

A maior parte das espécies em extinção encontra-se nesse limiar devido às seguintes atividades humanas:

  • A.

    destruição da natureza, degradação do habitat, superexploração das espécies, introdução de espécies exóticas e aumento de ocorrência de doenças;

  • B.

    ocorrência e aumento de doenças, degradação de matas ciliares, exportação de espécies roedoras e predação por animais invertebrados;

  • C.

    introdução de espécies nativas, anilhamento indevido, caça predatória e criadouros não oficializados;

  • D.

    super-exploração das espécies abundantes pelo homem, oficialização dos clubes de caça, aumento de doenças e anilhamento indevido;

  • E.

    destruição da natureza, caça predatória, oficialização de criadouros sem infra-estrutura e predação por animais invertebrados.

O impacto ambiental no solo pode ser minimizado quando se buscam os seguintes objetivos:

  • A.

    maximizar a cobertura do solo, diminuir a infiltração da água no perfil do solo, controlar o escorrimento superficial e acelerar a cobertura do solo com leguminosas;

  • B.

    plantar leguminosas arbóreas, diminuir a infiltração da água no solo, evitar a aradura e gradagem e promover o escorrimento superficial próximo à linha de plantio;

  • C.

    maximizar a cobertura do solo, aumentar a infiltração da água no perfil do solo, controlar o escorrimento superficial e controlar a poluição derivada das atividades agrícolas;

  • D.

    diminuir a infiltração da água, liberar o escorrimento superficial para áreas restritas e controlar a poluição advinda das práticas agrícolas;

  • E.

    aumentar a cobertura do solo, maximizar a infiltração da água no perfil do solo, controlar o escorrimento superficial e evitar o plantio em curva de nível.

Na educação ambiental podem ser empregados instrumentos de avaliação como:

  • A.

    dinâmica de grupo, teste cognitivo e motricidade;

  • B.

    pré-teste, pós-teste e sondagem dinâmica;

  • C.

    pós-teste, avaliação em equipe e pré-entrevista;

  • D.

    teste cognitivo, avaliação crítica e entrevista;

  • E.

    pré-teste, pós-teste e teste de retenção.

Na cultura do mogno, tanto em plantios como em escala menor ou regeneração natural, o maior problema com que se depara o silvicultor é o ataque de:

  • A.

    Hymenaea magnífica ou H. robusta;

  • B.

    Hypsipyla grandella ou Buprestidae;

  • C.

    Platypus sp. ou Cerambycidae;

  • D.

    Hypsipyla grandella ou H. robusta;

  • E.

    Scolytidae e Bruprestidae.

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