Questões de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto a seguir é referência para as questões 41 e 42.

Assinale a alternativa que interpreta corretamente as informações contidas no texto:

  • A.

    Apesar da quantidade de nucleotídeos mapeados, a grande maioria deles não é capaz de especificar aminoácidos, mas possui grande relevância para a determinação das doenças, uma vez que estão presentes nas pessoas que possuem as enfermidades mencionadas.

  • B.

    O estudo indica que quem possuir as seqüências de genes chamadas de "snp" terá grande predisposição a desenvolver as doenças mencionadas em algum momento de sua vida.

  • C.

    O estudo ajuda a esclarecer que as enfermidades citadas nada têm a ver com a predisposição genética do indivíduo, devido ao fato de não ter sido identificado qualquer gene responsável por tais doenças.

  • D.

    A falta de entusiasmo pelos resultados do estudo é decorrente da não identificação de genes específicos para a doença, mas apenas de marcadores genéticos presentes tanto em genes quanto em "desertos gênicos".

  • E.

    A afirmativa "os saudáveis tendem a ter ali outras letras" refere-se ao fato de os trechos não-funcionais de DNA, chamados "desertos gênicos", possuírem, por exemplo, U (uracila) ao invés da T (timina) em sua composição.

Num estudo sobre o impacto de uma barragem sobre determinada região, foram encontrados os seguintes resultados da contagem de indivíduos de cinco espécies em três diferentes ambientes:

A partir dos resultados apresentados, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A.

    O ambiente II possui maior riqueza de espécies, portanto também possui maior diversidade.

  • B.

    Nessa região, o ambiente III é o hábitat típico da espécie E, apesar de poder ocupar em menor proporção outros ambientes.

  • C.

    O ambiente III possui diversidade intermediária entre I e II, porém possui a maior riqueza entre os ambientes.

  • D.

    Dentre as cinco espécies apresentadas, a espécie C é a que apresenta menor abundância total.

  • E.

    O ambiente II é o que possui abundância mais equilibrada entre as espécies nele presentes.

Na Holanda, um estudo para determinar os efeitos do aumento da temperatura global causados pelo efeito estufa sobre uma população de pássaros foi conduzido durante 20 anos e seus resultados publicados na revista científica Nature em 2001. A chegada desses pássaros migratórios à Holanda é ajustada ao período de brotamento do carvalho, cujos brotos servem de alimento para lagartas de insetos e que constituem o principal alimento dos filhotes desses pássaros. Considere os resultados apresentados no gráfico abaixo:

Com base nesses resultados, é correto afirmar:

  • A.

    O efeito estufa não possui qualquer efeito sobre os filhotes de pássaros, mas em compensação altera profundamente a dinâmica populacional dos adultos, devido a mudanças causadas pelo pico de biomassa das lagartas.

  • B.

    A mudança no período do pico de biomassa das lagartas ocasionou o aumento da taxa de mortalidade de filhotes, alterando o ciclo reprodutivo das aves.

  • C.

    A maior dependência de lagartas a que estão sujeitos os filhotes de pássaros ocorre entre o período de eclosão e crescimento das penas, fato este que sofre atrasos depois de 20 anos, como resultado das alterações no pico de biomassa das lagartas.

  • D.

    O efeito estufa em nada influencia o pico de biomassa das lagartas; a sua antecipação é resultado de uma adaptação evolutiva por parte das lagartas para fugir à predação dos filhotes.

  • E.

    O efeito estufa ainda não apresenta influência sobre os pássaros, porém provocou desajuste entre o pico de biomassa das lagartas e as necessidades alimentares dos filhotes de pássaros.

Sobre os sistemas sensores mais utilizados em Sensoriamento Remoto, considere as afirmativas abaixo:

1. O sensor AVHRR possui baixa resolução espacial e grande resolução temporal e foi originalmente projetado com a finalidade de prover dados para estudos meteorológicos, oceanográficos e hidrológicos.

2. O sensor à bordo da missão NOAA-14 registra informações utilizando 5 bandas espectrais, com largura da faixa de observação de 2394 km, sendo que os dados são armazenados usando 11 bits.

3. O sistema QuickBird foi projetado para suprir imagens de alta resolução espacial para fins comerciais. Na posição nadiral, a resolução espacial é de 61 cm no modo pancromático e 2,44 m no multiespectral, com imagens sendo obtidas com 11 bits de resolução radiométrica.

4. A principal característica das imagens obtidas pelo sistema Ikonos é a sua resolução espacial de 1 metro da banda PAN (região pancromática, englobando comprimento de onda de 0,45–0,90 micrômetros) e da resolução espacial de 4 metros da banda 1 (região do visível azul, englobando comprimento de onda de 0,45 a 0,52 micrômetros).

5. Na interpretação de imagens radar, deve-se lembrar que a direção de iluminação do radar afeta a aparência dos objetos e que as microondas interagem com a superfície de maneira diferente se comparadas às imagens não-radar.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 2, 4 e 5 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Atualmente, cada vez mais a ecologia da restauração desempenha um papel fundamental na conservação de comunidades biológicas. Para isso, utiliza algumas abordagens principais, que estão representadas no gráfico abaixo:

  • A.

    A situação representada pelo número 1 no gráfico corresponde à ausência de qualquer ação, porém o ecossistema se recupera sozinho por sucessão ecológica.

  • B.

    A situação representada pelo número 2 no gráfico corresponde à ausência de qualquer ação e, por conseqüência, ocorre uma deterioração contínua.

  • C.

    A situação representada pelo número 3 no gráfico indica que o ecossistema é reabilitado para recuperar algumas das funções do ecossistema e algumas das espécies originais.

  • D.

    A situação representada pelo número 4 no gráfico demonstra que um ecossistema degradado é substituído por outro tipo de ecossistema produtivo, restaurando algumas funções do ecossistema.

  • E.

    A situação representada pelo número 5 no gráfico indica que ocorre a restauração da área em sua composição original de espécies e estrutura, através, por exemplo, de um programa ativo de reintrodução.

Em Sensoriamento Remoto, alguns elementos devem ser considerados, como aquisição, coleta e registro de imagens; utilização de regiões do espectro eletromagnético que incluem e excedem a região visível; o uso de instrumentos localizados em plataformas móveis e transformação simbólica de dados coletados com auxílio da computação, entre outros. Sobre os conceitos que envolvem a área de Sensoriamento Remoto, considere as afirmativas abaixo:

1. No processo de aquisição de informações de sensoriamento remoto, a presença de uma fonte de emissão de energia é uma característica básica.

2. O fenômeno da absorção é importante no Sensoriamento Remoto, porque nele as moléculas dos elementos na atmosfera retêm parte da energia solar. Os principais elementos causadores da absorção são o oxigênio, o ozônio, o dióxido de carbono e vapor d'água.

3. O espalhamento atmosférico ocorre quando a energia é refletida ou refratada pelas partículas na atmosfera, como moléculas de gases, pó ou água; um exemplo é o espalhamento Raleigh, uma forma de espalhamento na região alta da atmosfera, que ocorre quando as partículas são muito grandes em relação ao comprimento de onda.

4. O teor de umidade na folha da vegetação pode alterar a resposta espectral, principalmente em torno de 0,38 micrômetros e 0,7 micrômetros, ao passo que a curva de reflectância típica da água é alta, entre 1,1 micrômetros e 0,96 micrômetros.

5. A água absorve toda a energia solar incidente em comprimentos de onda superiores a 0,7 micrômetros. Logo, o balanço de energia se reduz a alfa = 1. Essa propriedade é importante para o mapeamento de corpos d'água usando a informação espectral do infravermelho, pois sendo a reflectância nula, é mais fácil discriminar a água de outros elementos.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Ao analisar a qualidade de água de um rio, um perito coletou o material e dividiu-o em três alíquotas. Cada uma dessas alíquotas sofreu um tratamento diferenciado, dependendo da substância a ser analisada.

• A primeira, após a preparação adequada da amostra, foi analisada quanto a sua composição de elementos. O resultado demonstrou altos teores de chumbo, cádmio, mercúrio e ferro.

• A segunda, após preparação adequada da amostra, foi analisada quanto a sua composição de combustíveis e solventes orgânicos. O perfil de massas das amostras voláteis indicou a presença de heptano, octano, benzeno e tolueno.

• A terceira, após preparação adequada da amostra, foi submetida a métodos colorimétricos que determinaram as concentrações de nitrato e fosfato no meio. Além disso, análises de varredura de espectro indicaram também a presença de compostos com anel aromático.

 A partir das informações acima, assinale a alternativa que apresenta, na respectiva ordem, os equipamentos necessários para obtenção adequada dos resultados.

  • A.

    Equipamento de RMN de 13C, Espectrofotômetro UV-Visível e Fotocolorímetro.

  • B.

    Equipamento de RMN de 13C, Cromatógrafo Gasoso acoplado a Espectrometria de Massa e Fotocolorímetro.

  • C.

    Espectrômetro de Absorção Atômica, Cromatógrafo Gasoso acoplado a Espectrometria de Massa e Espectrofotômetro UV-Visível.

  • D.

    Cromatógrafo Líquido de Alta Performance, Equipamento de RMN de 13C e Espectrofotômetro UV-Visível.

  • E.

    Espectrômetro de Absorção Atômica, Cromatógrafo Líquido de Alta Performance e Fotocolorímetro.

Uma empresa fictícia desenvolveu um produto para ser usado no tratamento de efluente doméstico de fossas em regiões em que não há tratamento de esgoto. O produto trata-se de uma cepa de bactéria isolada de fezes humanas, com alto potencial de consumo de matéria orgânica em condições aeróbicas. Essas bactérias são comercializadas na forma de uma esfera, com um composto polimerizante que as mantém agrupadas. São colocadas nas fossas e, em contato com água, o composto se despolimeriza, sendo as bactérias liberadas e ativadas na fossa. A empresa afirma que o produto não causa impacto ambiental, uma vez que essas bactérias apresentam um ciclo de vida programado, morrendo antes de alcançarem o ambiente.

A partir das informações acima, considere as seguintes afirmativas:

1. As bactérias selecionadas para o material foram obtidas através de alterações genéticas na sua composição, para que tivessem um melhor potencial de degradação de matéria orgânica.

2. As bactérias presentes nesse produto alteram a composição da flora bacteriana naturalmente encontrada na fossa, de maneira que, após a morte das bactérias do produto, a ausência de flora bacteriana natural ocasiona na fossa um acúmulo de material não-degradado.

3. Alterações genéticas que eventualmente ocorram na população de bactérias podem alterar seu ciclo de vida e liberarem-nas ao meio ambiente.

4. As bactérias presentes nesse produto são as mesmas utilizadas em outras formas de tratamento de efluentes, como biodigestores e Reatores Anaeróbios de Lodo Fluidizados (RALF).

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

Sobre o processo de eutrofização que ocorre por meio do aumento da produtividade biológica em ambientes aquáticos, em função do excesso de nutrientes, considere a série de eventos a seguir:

1. Predomínio de bactérias anaeróbias e facultativas no fundo do lago. Ocorrência de uma estreita camada superficial de algas macrófitas.

2. Aumento da demanda bioquímica de oxigênio.

3. Diminuição dos processos de aeração superficial.

4. Condições anaeróbias no fundo do lago.

5. Aumento da biomassa vegetal.

6. Morte de organismos sensíveis à redução da concentração de oxigênio.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de eventos que melhor explica o processo de eutrofização nesse lago.

  • A.

    2 / 3 / 1 / 5 / 4 / 6.

  • B.

    3 / 5 / 4 / 1 / 6 / 2.

  • C.

    5 / 3 / 6 / 2 / 4 / 1.

  • D.

    2 / 1 / 6 / 4 / 3 / 5.

  • E.

    1 / 5 / 2 / 4 / 3 / 6.

Os organismos marinhos, independentemente do seu posicionamento filogenético, podem ser classificados em duas grandes categorias, em função de o organismo viver na massa d'água (pelágico) ou associado aos sedimentos de fundo ou rochas (bentônico). Com relação ao tema, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Atuns são organismos pelágicos que, quanto a sua motilidade, pertencem ao Nécton.

  • B.

    A maioria das espécies marinhas são pelágicas.

  • C.

    A tridimensionalidade é uma característica importante do ambiente pelágico.

  • D.

    Organismos bentônicos da região entre-marés freqüentemente apresentam adaptações para tolerar condições ambientais que sofrem grande variação.

  • E.

    Organismos bentônicos na fase adulta podem apresentar fases larvais pelágicas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...