Questões de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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O aquecimento global é um fenômeno provocado pelo aumento atmosférico de gases de efeito estufa, originados principalmente pela queima de combustíveis fósseis, os quais constituem hoje a principal matriz energética do planeta. Outras fontes de energia surgem como opção futura para substituir essa matriz energética, dentre as quais podemos citar a energia nuclear, a energia eólica, a energia solar, os biocombustíveis e a energia hidroelétrica.

  • A.

    3 – 4 – 1 – 6 – 2 – 5.

  • B.

    2 – 1 – 4 – 3 – 6 – 5.

  • C.

    2 – 4 – 1 – 5 – 3 – 6.

  • D.

    3 – 1 – 4 – 6 – 5 – 2.

  • E.

    2 – 4 – 1 – 6 – 5 – 3.

A figura abaixo apresenta um gráfico no qual o eixo das abscissas representa um rio, sendo a direção de corrente indicada por esse eixo. O eixo das ordenadas representa a concentração de oxigênio das curvas 1 e 2. As zonas delimitadas de A a E representam diferentes regiões do rio, que apresentam biodiversidades distintas. Finalmente, a estrela representa o ponto onde ocorre o lançamento de uma grande quantidade de matéria orgânica, como, por exemplo, efluente doméstico sem tratamento.

A partir das informações acima e da interpretação do gráfico, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A biodiversidade presente nas zonas A e E é menor do que a encontrada nas zonas B e D.

  • B.

    As curvas 1 e 2 representam, respectivamente, demanda bioquímica de oxigênio e concentração de oxigênio disponível.

  • C.

    A região C apresenta uma alta atividade microbiana, sendo composta por organismos anaeróbios.

  • D.

    A característica da zona A nos permite afirmar que esse rio já se encontrava poluído antes do lançamento de matéria orgânica representado pela estrela.

  • E.

    Quando comparada com a zona C, a zona D se caracteriza por uma diminuição da concentração de oxigênio e conseqüente perda de diversidade biológica.

Considere o texto abaixo:

"As discussões sobre a atual crise de extinção muito freqüentemente focalizam os destinos das espécies mais proeminentes que estão em perigo, e, em muitos casos, na superexploração deliberada feita por seres humanos como causa desse perigo. Assim, os rinocerontes negros estão desaparecendo da África, porque seus chifres são necessários para a produção de adagas cerimoniais usadas nos ritos de puberdade do Oriente Médio; os elefantes estão ameaçados pelo grande valor econômico do marfim; felinos correm risco porque os peleiros querem suas peles; e as baleias são raras porque, entre outras coisas, podem ser transformadas em comida para animais de estimação".

Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o problema da redução da biodiversidade, considere as afirmativas abaixo:

1. A perda de populações geneticamente distintas dentro de uma espécie é uma questão pelo menos tão importante quanto a perda de toda a espécie.

2. O atual estado do conhecimento científico sobre a redução da biodiversidade sugere a ocorrência de baixas taxas de extinção de espécies para o futuro próximo.

3. Do ponto de vista antropocêntrico, a preservação da biodiversidade é importante para que microorganismos, animais e plantas continuem prestando serviços aos ecossistemas, de forma que a sociedade humana continue se beneficiando desses serviços.

4. A preservação de organismos menos atraentes e espetaculares, como insetos e microcrustáceos, é menos importante do que a preservação da macrofauna carismática, como tigres e focas.

5. A redução da biodiversidade é principalmente causada pela supressão de hábitats resultante da expansão das populações humanas e de suas atividades.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), conjuntamente chamados de EIA/RIMA, são instrumentos de compatibilização do desenvolvimento econômico com a proteção ambiental. A respeito desses instrumentos, considere as afirmativas abaixo:

1. O EIA deve contemplar as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, desconsiderando a hipótese de não-execução do projeto.

2. O RIMA deve ser apresentado em linguagem que propicie sua compreensão por leitores não-especialistas, com amplo uso de recursos da comunicação visual, como mapas e gráficos, e deve ser acessível ao público.

3. O EIA é tipicamente um documento extenso e complexo, envolvendo diversas áreas do conhecimento técnico e científico, elaborado necessariamente por equipe multidisciplinar habilitada.

4. Dependerá de elaboração de EIA/RIMA o licenciamento ambiental de qualquer atividade modificadora do meio ambiente, por menor que seja seu impacto ambiental.

5. EIA/RIMA não se constituem em instrumentos de planejamento ambiental, visto que podem ser elaborados após a execução do empreendimento.

6. Não é prevista a realização de audiências públicas durante o processo de licenciamento ambiental que envolve a realização de EIA/RIMA.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2, 5 e 6 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 6 são verdadeiras.

De acordo com o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro II, a zona costeira brasileira é formada por uma faixa marítima de 12 milhas náuticas de largura, e por uma faixa terrestre composta pelo território dos municípios que sofrem influência direta dos fenômenos ocorrentes na zona costeira. Com relação a esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A urbanização é um dos processos que caracteriza a zona costeira.

  • B.

    Devido a sua alta complexidade, o gerenciamento costeiro é reservado a especialistas, não cabendo a participação da comunidade nesse processo.

  • C.

    Os planos diretores são importantes instrumentos de ordenamento territorial dos municípios costeiros.

  • D.

    A Constituição Federal estabeleceu que a zona costeira é patrimônio nacional.

  • E.

    O conhecimento técnico-científico é importante para o planejamento do uso e ocupação da zona costeira.

Em relação aos resíduos sólidos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Resíduos patogênicos podem ser gerados nas atividades portuárias.

  • B.

    A Associação Brasileira de Normas Técnicas emitiu a NBR 10004, que classificou os resíduos sólidos em três classes, de acordo com sua periculosidade: perigosos, não-inertes e inertes.

  • C.

    Oportunidades de redução de geração de resíduos na fonte e de reutilização de resíduos podem reduzir custos com tratamento e/ou disposição final.

  • D.

    O co-processamento não é uma alternativa viável de destinação final de resíduos sólidos impregnados com óleos e graxas.

  • E.

    O lodo proveniente de sistemas de tratamento de água é considerado resíduo sólido, segundo a NBR 10004.

"Uma companhia francesa necessita reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa no âmbito da sua contribuição para atingir as metas de redução da França. Em vez de reduzir as suas emissões na França, a companhia financia um projeto de biomassa na Índia, somente possível com esse financiamento. Esse projeto vai reduzir a procura de energia fóssil, conduzindo a redução de emissões pela Índia. O investidor francês recebe créditos pelas reduções que contribuirão para atingir as taxas de redução da França".

Assinale a alternativa que descreve a que tipo de estratégia se refere o texto acima.

  • A.

    Mercado de créditos de carbono.

  • B.

    Projeto de seqüestro de carbono.

  • C.

    Mecanismo de desenvolvimento limpo.

  • D.

    Síntese orgânica limpa.

  • E.

    Protocolo de Londres.

Entre as diversas fontes alternativas de energia disponíveis, o biogás é uma opção existente há muitas décadas e originalmente desenvolvida nas zonas rurais da Alemanha, Índia e China. Assinale a alternativa que apresenta os principais elementos que qualitativamente compõem esse gás.

  • A.

    Propano, oxigênio, dióxido de carbono e nitrogênio.

  • B.

    Metano, oxigênio, dióxido de carbono e ácido sulfídrico.

  • C.

    Propano, dióxido de carbono, ácido sulfídrico e hidrogênio.

  • D.

    Metano, dióxido de carbono, ácido sulfídrico e hidrogênio.

  • E.

    Metano, oxigênio, dióxido de carbono e hidrogênio.

O processo químico de formação do biogás pode ser analisado sob a óptica de três fases. Estas ocorrem em função dos diferentes grupos de bactérias que transformam os substratos orgânicos entre si, de uma maneira simbiôntica, criando condições físico-químicas apropriadas que culminam com a produção do biogás.

Assinale a alternativa que apresenta as três fases do processo de formação do biogás.

  • A.

    Hidrólise, acidificação e metanização.

  • B.

    Lipólise, propanização e metanização.

  • C.

    Hidrólise, metanização e alcalinização.

  • D.

    Lipólise, alcalinização e acidificação.

  • E.

    Hidrólise, acidificação e propanização.

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