Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Lista completa de Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Geodésia Física, a determinação gravimétrica das ondulações do geoíde e do desvio da vertical é fundamental para os trabalhos geodésicos desenvolvidos na superfície terrestre pela Engenharia, nas suas mais diversas áreas.

Em relação a esse tema, é correto afirmar que a mais importante contribuição da fórmula de Stokes para a Geodésia é permitir a determinação do(a)

  • A. geoide e a sua separação do elipsóide.
  • B. polinômio de harmônicos esféricos de grau (n) e ordem (m).
  • C. identidade de Greem de um ponto situado sobre a superfície terrestre e sujeito a um campo gravífico.
  • D. massa de um ponto (P) no interior de uma esfera com distribuição contínua de massas, simplesmente considerando o raio (r) da esfera e a densidade no seu interior.

Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.

A Geodésia Física preocupa-se com estudo do campo de gravidade e suas aplicações geodésicas. Assim, as determinações relativas à gravidade, notadamente simplificadas com o advento do_______________, permitem chegar às_______________ e, com essas, é possível o cálculo das componentes principais do_______________ e das _______________.

  • A. gravímetro / anomalias da gravidade / desvio da vertical / ondulações do geóide.
  • B. gravímetro / ondulações do geóide / desvio da vertical /anomalias da gravidade
  • C. desvio da vertical / anomalias da gravidade / gravímetro / ondulações do geóide.
  • D. desvio da vertical /ondulações do geóide / gravímetro / anomalias da gravidade.

O geodesista está sempre envolvido com três superfícies, a saber: superfície física da terra, superfície de referência e geóide. A parte da Geodésia que cuida da determinação dos parâmetros definidores do campo de gravidade e, consequentemente, a determinação do geóide é a Geodésia Física, que tem a sua equação diferencial básica definida como sendo:

Com relação à observação da equação fundamental da Geodésia Física, é correto afirmar que

  • A. proporciona as componentes da força de atração pela derivada do potencial perturbador.
  • B. elimina as massas de uma região da superfície terrestre e constitui uma calota esférica cujo polo é estação de medida na superfície física.
  • C. traduz o fato da anomalia da gravidade ser expressa como uma combinação linear entre o potencial perturbador ou anômalo e sua derivada normal.
  • D. elimina a anomalia no esferoide, condensa massas no potencial perturbador e, consequentemente, na ondulação geoidal, no ponto considerado na superfície terrestre.

Na Geodésia Física, estudam-se diferentes tipos de altitudes baseado nos conceitos de gravidade, potencial gravitacional, variação de densidade de massas, dentre outros. Dentre as altitudes estudadas tem-se a altitude ortométrica, que, no Brasil, está referenciada ao geope passante pelo nível médio local registrado pelo marégrafo de Imbituba/SC.

No que tange à altitude ortométrica, é correto afirmar que

  • A. é a diferença entre o geopotencial no elipsoide e o geopotencial do geóide.
  • B. dispensa a formulação de hipóteses sobre variação da densidade de massas topográficas.
  • C. é a distância entre um ponto na superfície terrestre e o geóide, contada sobre a vertical do lugar.
  • D. não obstante caracterizar todos os pontos de uma superfície eq uipotencial, carece de uma natureza geométrica.

A informação cartográfica em meio digital consiste em uma base de dados computacional finita e discreta. A realidade geográfica da superfície terrestre precisa ser convertida em um número finito de registros de acordo com um modelo de estrutura de dados. Quanto aos modelos de estrutura de dados, existem dois tipos de básicos: representação vetorial e representação raster ou matricial.

Em relação a representação matricial, qual imagem representa o cenário proposto?

  • A. a.
  • B. b.
  • C. c.
  • D. d.

No processamento de dados do Sistema de Posicionamento Global (GPS), se as observações em campo foram coletadas utilizando-se o método relativo, é possível aplicar algumas combinações lineares das observáveis. Uma vantagem do posicionamento relativo é que os erros presentes nas observações originais são reduzidos quando se formam as combinações entre os dados observados nas estações. As observáveis derivadas das originais são denominadas de simples, dupla e triplas diferenças.

Em relação ao resultado alcançado em cada uma destas combinações ou diferenças, é correto afirmar que na

  • A. dupla diferença de fase determinam-se as correções a serem acrescidas às derivadas parciais das funções não lineares de cada linha de base.
  • B. simples diferença são determinados os resíduos de cada linha de base subtraindo-se do vetor das observações calculadas o vetor dos parâmetros aproximados.
  • C. simples diferença o erro do relógio do satélite é eliminado, na dupla diferença o erro do relógio do receptor é eliminado e na tripla diferença que, além de ser utilizada na detecção de perdas de ciclos na fase de pré-processamento dos dados, elimina a ambiguidade da fase da portadora.
  • D. simples diferença determina-se o vetor aproximado de ajustamento das coordenadas, na dupla diferença determinam-se os resíduos das coordenadas calculadas para a estação da qual se deseja calcular as coordenadas e na tripla diferença é calculado o vetor de observações ajustadas e corrigidas.

No emprego de posicionamento por satélite o engenheiro pode optar por uma série de métodos de posicionamento. A escolha de um dos métodos depende de algumas variáveis que estão relacionadas ao tipo de receptor disponível, ao nível de obstrução do horizonte na região do levantamento, ao tempo que se dispõe para o levantamento, dentre outros. Dentre esses métodos, destaca-se o relativo cinemático em tempo real. Em relação a tal método é possível afirmar:

I. Método de posicionamento relativo cinemático em tempo real é também denominado Stop and Go.

II. No método relativo cinemático em tempo real é necessário que haja link de comunicação entre os dois receptores (base e móvel) para que as correções calculadas para a base sejam enviadas ao receptor móvel, o qual deve estar provido de um aplicativo apropriado para processamento, validação dos dados e correção das coordenadas.

III. Uma das limitações do método cinemático em tempo real está relacionada ao link de rádio utilizado na transmissão dos dados entre os receptores.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. II e III.

O posicionamento por satélite é uma tecnologia inovadora e extremamente eficiente. Conseguir determinar as coordenadas geodésicas (latitude, longitude e altitude) de um ponto sobre a superfície terrestre, em alguns segundos, é algo extraordinário. O princípio básico desta tecnologia é: conhecidas as coordenadas dos satélites em um sistema de referência apropriado, é possível calcular as coordenadas da antena de um usuário sobre a superfície terrestre no mesmo sistema de referência dos satélites. O sistema de posicionamento por satélite artificial pioneiro foi o Navy Navigation Satellite System (NNSS) também chamado de TRANSIT, no qual as medidas eram baseadas no efeito Doppler. Como eram poucos satélites e com órbitas muito baixas, obter coordenadas com precisão, demandava um grande período parado no mesmo ponto. Depois do TRANSIT foram lançados outros sistemas, alguns em pleno funcionamento, outros parcialmente e, finalmente, alguns ainda na fase de lançamento da constelação de satélites com previsão de operação a partir do ano de 2020.

Analise as alternativas a seguir e marque aquela em que todas as siglas representam sistemas de posicionamento por satélite, lançados após o sistema TRANSIT.

  • A. NAVSTAR-GPS, GAOFEN, TRILESAT e RAPID EYE.
  • B. NAVSTAR-GPS, GLONASS, LANDSAT e Quick Board.
  • C. NAVSTAR-GPS, KompSat 3, SENTINEL-2B e GEOEYE.
  • D. NAVSTAR-GPS, GLONASS, GALILEO e BeiDou/COMPASS.

No posicionamento por satélite, o usuário pode escolher realizar o posicionamento utilizando o método que lhe convier, além das especificidades envolvidas no projeto.

Com relação ao posicionamento por satélite, é correto afirmar que o método

  • A. relativo é aquele em que se utiliza pelo menos dois receptores simultaneamente.
  • B. absoluto simples é aquele em que se utiliza apenas um satélite para o rastreio em campo.
  • C. cinemático é aquele em que o operador obrigatoriamente deverá retornar ao ponto inicial em intervalo de, no máximo, 40 (quarenta) minutos.
  • D. Differential GPS (DGPS) é aquele que não tem limitação para o link de comunicação, tendo em vista que o vetor de correções das efemérides, relógio dos satélites, ionosfera e troposfera é enviado por satélite de comunicações.

Na Fotogrametria convencional, onde o voo é realizado com filme, a escala da foto é definida em função da relação entre altura de voo e distância focal da câmera. Na Fotogrametria digital, essa definição de escala não se aplica. Assim para garantir a resolução espacial na Fotogrametria digital aplica-se o(a)

  • A. controle de altitude de voo e de deriva do avião na linha de voo.
  • B. relação entre as dimensões de cada fotografia e o número de linhas de voo.
  • C. conceito de Ground Sample Distance (GSD) que representa o tamanho real, em unidades de terreno, que um determinado pixel representa em função da resolução de uma imagem.
  • D. sobreposição em todas as fotografias, de tal forma que seja garantido que, em todas as fotos, aparecerá o ponto principal e pelo menos dois pontos transferidos (homólogos), os quais serão utilizados no modelo de regressão linear.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...