Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) ou Posicionamento Absoluto Preciso (PAP), assinale a opção correta.

  • A. O IBGE-PPP é um serviço on-line para o pós-processamento de dados GPS (Global Positioning System). Ele permite aos usuários de GPS obterem coordenadas de boa precisão no Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS2000) e no International Terrestrial Reference Frame (ITRF), considerando que os dados devem ser carregados no sistema no formato RINEX ou HATANAKA.
  • B. O IBGE-PPP processa dados GNSS (GPS e GLONASS) que foram coletados por receptores de uma ou duas frequências, no modo estático ou cinemático. Só serão aceitos dados GPS que foram rastreados a partir do ano 2000, considerando que o Sistema Geodésico Brasileiro adota o SIRGAS em sua realização de 2000,4.
  • C. Existem dois tipos de órbitas precisas disponibilizadas pelo IGS / NRCAN (International GNSS Service/Natural Resources Canada), as quais recebem as denominações de FINAL e RÁPIDA. Cada uma delas possui uma precisão associada e são disponibilizadas em diferentes momentos.
  • D. Nos casos em que os arquivos de observação contenham as observáveis L1+L2, o IBGE-PPP corrigirá os erros decorrentes do adiantamento ou atraso da propagação dos sinais utilizando as informações sobre a ionosfera, visando melhorar os resultados do processamento. Essas informações são obtidas através dos mapas de ionosfera denominados IONEX (final e rápido) ou nos modelos de ionosfera enviados através das órbitas transmitidas (BRDC).
  • E. Como o IBGE-PPP realiza um processamento absoluto e baseado somente nas órbitas precisas e nas correções de relógios dos satélites, ele permite processar observações GPS e GLONASS realizadas em qualquer lugar do mundo e em qualquer horário do dia.

Julgue as assertivas abaixo e assinale a opção correta.

I. O campo elétrico e o campo magnético são perpendiculares entre si e ambos oscilam perpendicularmente à direção de propagação da onda. A faixa de comprimentos de onda ou frequências em que se pode encontrar a radiação eletromagnética é ilimitada, sendo que o espectro visível está posicionado entre as faixas de ultravioleta e de infravermelho, com comprimento de onda no intervalo aproximado de 380nm e 750nm.

II. Os sensores TM e ETM dos satélites LANDSAT 5 e 7 possuem sete bandas, numeradas de 1 a 7, sendo que a resolução espacial da banda 6 é de 120x120 e das demais 30x30m; já os Satélites Sino-brasileiro CBERS 1 e 2 e 2B possuem, além de outros sensores, uma Câmera Imageadora de Alta Resolução (CCD), com 5 bandas e resolução espacial de 20x20m.

III. Toda matéria a uma temperatura superior a zero absoluto (0º K ou -273º C) emite radiação eletromagnética, como resultado de suas oscilações atômicas e moleculares.

  • A. Somente a assertiva I está correta.
  • B. Somente as assertivas I e II estão corretas.
  • C. Somente as assertivas I e III estão corretas.
  • D. As assertivas I, II e III estão corretas.
  • E. Somente a assertiva III está correta.

Sobre Modelos Digitais de Elevação, assinale a opção incorreta.

  • A. O MDT – Modelo Digital de Terreno – é utilizado para modelagem do relevo e outros tipos de informações que variam de acordo com ele. Os dados topográficos de alta resolução da Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) formam um MDT e estão disponíveis globalmente, com resolução de 3” de arco, ou seja, aproximadamente 90m e exclusivamente para os Estados Unidos da América com resolução de um segundo de arco, ou aproximadamente 30m.
  • B. O MNT – Modelo Numérico de Terreno – é uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial em uma região da superfície terrestre. Assim, é possível utilizar esta representação matemática para armazenamento de dados de altimetria para gerar mapas topográficos, elaboração de mapas de declividade, entre outros.
  • C. O modelo TIN (Triangular Irregular Network) é construído através de um conjunto de faces triangulares interconectadas. Para cada um dos três vértices, os valores das coordenadas (x,y), que representam a localização, e da coordenada z, que representa a altimetria, são codificados formando uma triangulação dos pontos, sendo, portanto, uma representação vetorial do terreno.
  • D. Uma grade regular (GRID) pode ser gerada a partir de outra grade regular ou de uma irregular. Para a geração de uma nova grade regular a partir de outra grade regular, podem ser utilizados os interpoladores linear e bicúbico. Para a geração de grade retangular a partir de um TIN (Triangular Irregular Network), pode-se ajustar uma superfície plana ou uma superfície de quinto grau, que garante suavidade ao modelo.
  • E. O uso de dados de sensores remotos orbitais para a geração de DEM (Digital Elevation Model) é uma alternativa para suprir a ausência de informações sobre a altimetria. Podem ser gerados DEMs a partir de sensores remotos ópticos (ASTER) e radar (RADARSAT-1, SRTM – Shuttle Radar Topography Mission), tanto por estereoscopia quanto por interferometria.

Sobre Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados e ferramentas de geoprocessamento, assinale a opção correta.

  • A. Um Sistema de Informações Geográficas (SIG) procura, também, representar fenômenos geográficos e esquematizar relações entre eles. Padrões de interrelacionamento podem assumir correlações espaciais, temáticas, temporais e topológicas. O Cadastro Ambiental Rural (MMA) e o Sistema de Gestão Fundiária (INCRA) são exemplos de Sistemas de Informações Geográficas.
  • B. SQL (Structured Query Language) é uma linguagem de computador de propósito especial e é reconhecida por organizações internacionais de padrões, como a ISO (International Organization for Standardization) e a ANSI (American National Standards Institute), destinando-se somente para manipular dados em bancos de dados relacionais, sendo que, para criação e modificação de tabelas é necessário utilizar a DDL (Data Definition Language).
  • C. Em se tratando de Sistemas de Informações Geográficas, os Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais, por possuírem conceitos como integridade referencial e relacionamento entre tabelas, permitem o armazenamento de tipos de dados mais complexos que os bancos de dados orientados a objetos.
  • D. Os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs) têm origem no início dos anos 60, época em que foram criados os primeiros bancos de dados relacionais. O final dos anos 60 foi marcado pelo primeiro grande salto na tecnologia de Banco de Dados, quando um projetista da General Electric criou o Network Data Model, modelo de banco de dados em rede.
  • E. Fruto da união das tecnologias CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing), criada nos anos setenta, e dos bancos de dados orientados a objetos (OODBM), criados na primeira metade da década de noventa, surgiram no final daquela década os Sistemas de Informações Geográficas, sistemas que permitem o armazenamento e análise de informações gráficas e literais de objetos geográficos.

Considerando a matéria relativa ao Processamento Digital de Imagens, julgue as seguintes assertivas e, ao final, assinale a opção correta.

I. Os métodos de reamostragem de imagens mais comuns são Vizinho Próximo; Bilinear; e Convolução Cúbica, sendo que este último utiliza uma matriz (janela) de 4x4 pixels, ou seja, 16 pixels para determinar o valor de um pixel reamostrado.

II. A água tem a característica de refletir muito pouco da energia luminosa incidida. O espectro da radiação refletida pela água ocupa em geral a faixa de comprimentos de onda entre 400- 900nm, o que equivale à faixa do visível e o infravermelho próximo.

III. A Resolução de uma imagem, em sensoriamento remoto, pode ser classificada em espacial, espectral, radiométrica e temporal, sendo que a resolução espectral se refere ao comprimento das faixas espectrais captadas pelo sensor.

  • A. Somente a assertiva I está correta.
  • B. Somente as assertivas II e III estão corretas.
  • C. Somente as assertivas I e II estão corretas.
  • D. As assertivas I, II e III estão corretas.
  • E. Somente a assertiva III está correta.

Conhecidos alguns elementos de um triângulo – ângulos e/ou comprimentos de lados – é possível determinar as coordenadas de um dado ponto. O método no qual são observados ângulos e distâncias entre os vértices intervisíveis de uma rede de triângulos, que se destaca por possibilitar uma melhor precisão e melhor análise estatística das observações e das coordenadas, tendo em vista o elevado número de observações redundantes, é a:

  • A. Triangulação.
  • B. Triangulateração.
  • C. Interseção.
  • D. Trilateração.
  • E. Ressecção.

Quanto ao processo de produção cartográfica, assinale a opção correta.

  • A. Orientação Interior é a operação que permite a recuperação da posição de cada aerofoto, quando se obtém as coordenadas X0, Y0 e Z0, bem como os parâmetros que definem a atitude da câmera: phi, omega e kappa.
  • B. Orientação Exterior é a etapa destinada a promover a determinação do centro perspectivo de uma fotografia em relação ao de outra, e do par, tendo por base os parâmetros interiores e um ponto no espaço-objeto, ou seja, as coordenadas xyz de pontos medidos direta ou indiretamente no terreno.
  • C. A câmara aérea se desloca durante a exposição, necessitando de objetivas adequadas, obturadores de alta velocidade e filmes de emulsão ultra-rápida. São classificadas quanto ao aspecto angular em: Ângulo normal: até 75º; Grande angular: de 75º até 125º e Super grande angular: maior que 125º
  • D. Restituição é a técnica de analisar imagens fotográficas com a finalidade de identificar e classificar os elementos naturais e artificiais e determinar o seu significado.
  • E. Gruber prevê que, quando cinco raios homólogos do par estereoscópico se cruzam, todos os demais pontos residentes na área de sobreposição longitudinal se cruzarão. Assim, para os aparelhos de restituição, a paralaxe (Px e Py) eliminada nos seis Pontos de Gruber proporciona um modelo estereoscópico do terreno sem escala.

O projeto de exploração, pela União, de recursos naturais do subsolo em uma Reserva Indígena necessita de um levantamento aerofotogramétrico que prevê a tomada de fotografias aéreas com câmera digital colorida Intergraph DMC®, considerando os parâmetros da câmera, uma superposição horizontal de 80%, que as imagens deverão ter pixel de 10x10cm, calcule a altura de voo sobre a altura média do terreno.

  • A. 2200m
  • B. 2000m
  • C. 1800m
  • D. 1600m
  • E. 1400m

A fotointerpretação é a técnica de examinar as imagens dos objetos na fotografia e deduzir sua significação.

São elementos básicos de leitura de uma fotografia ou imagem, exceto:

  • A. tonalidade e cor.
  • B. altura.
  • C. sombra.
  • D. padrão.
  • E. textura.

Assinale a opção incorreta.

  • A. As coordenadas nos Sistemas de Referência Geodésicos são normalmente apresentadas em três formas: cartesianas, geodésicas (ou elipsoidais) e planas. O atual Sistema Geodésico Brasileiro adota o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, o SIRGAS, que tem como Elipsoide o Geodetic Reference System 1980 (GRS80).
  • B. A aceleração gravitacional é sempre perpendicular à superfície geoidal. O ângulo entre a linha de prumo que é perpendicular ao geoide (“vertical”) e a perpendicular ao elipsoide (“normal”) é definido como o desvio da vertical. Através das componentes do desvio da vertical, pode-se estabelecer, de forma simplificada, a relação entre as coordenadas astronômicas (Φ, Λ) e as coordenadas geodésicas (φ, λ).
  • C. O geoide coincide com a superfície que os oceanos descreveriam se fossem livres para se ajustar ao efeito combinado da atração gravitacional causada pela distribuição de massa da Terra e pela força centrífuga resultante de sua rotação. Para converter a altitude elipsoidal (h), obtida através de receptores GNSS, em altitude ortométrica (H), é necessário utilizar o valor da altura geoidal (N), H=h+N, sendo: altitude elipsoidal (h), altitude ortométrica (H) e altura geoidal (N).
  • D. Os referenciais geodésicos Córrego Alegre (CA), SAD 69 e o SIRGAS2000 são sistemas de concepção diferente. Enquanto a definição/ orientação do CA/SAD69 é topocêntrica, a definição/orientação do SIRGAS2000 é geocêntrica. Enquanto o SAD-69 adotava o elipsoide Internacional de 1967 (UGGI67) como superfície de referência, a realização SIRGAS adotou a estrutura de referência internacional mais precisa na ocasião, o ITRF94, época 1995.4.
  • E. Um sistema coordenado cartesiano no espaço 3-D é caracterizado por um conjunto de três retas (x,y e z), denominados de eixos coordenados, mutuamente perpendiculares e, quando associado a um Sistema de Referência Geodésico, recebe a denominação de Sistema Cartesiano Geodésico(CG).
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...