Questões de Engenharia Civil

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Qual das afi rmações é falsa?

  • A.

    No espaço, uma estrutura possui seis graus de liberdade (translação segundo 3 eixos e rotação em torno de 3 eixos).

  • B.

    A função dos apoios é restringir os graus de liberdade das estruturas.

  • C.

    Uma estrutura plana, carregada no próprio plano, é sempre uma estrutura isostática.

  • D.

    Os apoios criam reações sobre a estrutura, que se opõem aos movimentos impedidos.

Qual das afirmações abaixo é falsa?

  • A.

    Por questão de segurança, é aconselhável reduzir o número de portas externas nas edificações.

  • B.

    A localização das portas e janelas deve ser estudada porque afeta a comodidade e aproveitamento dos cômodos

  • C.

    As emulsões betuminosos são tintas miscíveis em água, usadas, normalmente, para proteger superfícies.

  • D.

    A argamassa de aderência(chapisco) tem a função de eliminar imperfeições e falhas de assentamento do tijolo.

No projeto de instalação elétrica a seguir, estão representados um circuito de iluminação, todo feito com fio de 1,5 mm² e protegido por um disjuntor de 10 A e um circuito (A) para um chuveiro de 6000 W de potência, feito com fio de 4,0 mm² e protegido por um disjuntor de 35 A. Ainda se sabe que os disjuntores devem trabalhar com, no máximo, 80% de sua capacidade nominal e que os condutores foram dimensionados pela capacidade de condução constantes na tabela abaixo:

Quem analisou o projeto fez as seguintes afirmações:

1. As fiações do comando paralelo "c"e dos comandos simples "a , b" estão corretas.

2. A fiação do comando paralelo simultâneo "d" está errada.

3. O disjuntor de 35 A está superdimensionado.

4. O fio de 4,0 mm2 do circuito A deve ser trocado por fio de seção 6,0 mm².

Analisando o projeto, você constata que estão corretas as afirmações:

  • A.

    1 e 2 somente

  • B.

    1, 2 e 3

  • C.

    1, 2 e 4

  • D.

    3 e 4

As vias urbanas para o trânsito de veículos são parte integrante da infra-estrutura que permite a mobilidade dos moradores das cidades. A pavimentação dessas vias impacta os aspectos econômicos e de segurança do tráfego de veículos, além de possibilitar melhorias relacionadas à limpeza pública e ao escoamento de águas pluviais. Julgue os itens subseqüentes, relativos a esse assunto. Pavimento flexível é constituído de placas delgadas de concreto armado, assentadas sobre a sub-base ou subleito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Referente ao projeto geométrico de rodovias, qual afirmação é falsa?

  • A.

    Nas curvas, os veículos acupam fisicamente espaços laterais maiores que a sua largura, e esta é uma das razões para o uso da superlargura.

  • B.

    O abaulamento tem, nos trechos em tangente, a mesma função que a superelevação tem nos trechos em curva.

  • C.

    As curvas de transição tem a função de permitir uma passagem suave e gradual entre a condição do trecho em tangente e a condição de trecho em curva.

  • D.

    A superelevação tem por objetivo eliminar os efeitos das forças laterais sobre os passageiros e as cargas, nos trechos em curva das rodovias.

As vias urbanas para o trânsito de veículos são parte integrante da infra-estrutura que permite a mobilidade dos moradores das cidades. A pavimentação dessas vias impacta os aspectos econômicos e de segurança do tráfego de veículos, além de possibilitar melhorias relacionadas à limpeza pública e ao escoamento de águas pluviais. Julgue os itens subseqüentes, relativos a esse assunto. Nas rodovias com dispositivos eficientes de drenagem, a umidade de equilíbrio do subleito atinge, no máximo, o teor de umidade ótimo do ensaio proctor normal de compactação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sendo A um apoio de 2º gênero e B um apoio de 1º gênero, na estrutura carregada abaixo representada, qual das afirmações é falsa?

  • A.

    Em A existem duas reações.

  • B.

    Em B existe uma reação.

  • C.

    A carga horizontal de 2t não produz reação.

  • D.

    Não há momento de reação

As vias urbanas para o trânsito de veículos são parte integrante da infra-estrutura que permite a mobilidade dos moradores das cidades. A pavimentação dessas vias impacta os aspectos econômicos e de segurança do tráfego de veículos, além de possibilitar melhorias relacionadas à limpeza pública e ao escoamento de águas pluviais. Julgue os itens subseqüentes, relativos a esse assunto. Nos métodos de dimensionamento de pavimentos que levam em conta o índice de suporte Califórnia (ISC), a espessura das camadas é inversamente proporcional ao ISC.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

O desenho acima apresenta um muro de arrimo rígido em contato com uma camada homogênea de argila saturada. Os resultados de ensaios de laboratório forneceram o valor de resistência não-drenada da argila igual a 100 kPa e o peso específico saturado igual a 20 kN/m3. Considere que o muro seja empurrado rapidamente de encontro ao solo, sob condições não-drenadas. Nessa situação, com base na teoria de empuxos de terra de Rankine, é correto afirmar que o empuxo passivo, por unidade de comprimento normal ao plano do desenho, obtido em uma análise a tensões totais, será igual a

  • A. 1.000 kN/m.
  • B. 1.250 kN/m.
  • C. 1.500 kN/m.
  • D. 2.000 kN/m.
  • E. 4.000 kN/m.

Numa construção foi executada uma laje em balanço (marquise). 40 dias após a concretagem, ocorreu um acidente: ao tirar as escoras a laje dobrou, junto ao engaste, fi cando suspensa pelos ferros que dobraram. Um engenheiro, antes mesmo de vistoriar o ocorrido, aventou as seguintes hipóteses como causa do acidente. Qual dessas hipóteses pode ser descartada a priori?

  • A.

    A dosagem do concreto estar incorreta.

  • B.

    Não haver tempo sufi ciente de cura para o concreto.

  • C.

    A armadura, embora corretamente dimensionada, estar mal posicionada.

  • D.

    A armadura estar sub-dimensionada.

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