Questões de Engenharia Civil

Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As sondagens permitem a identificação e a caracterização de solos, sendo, portanto, fundamentais em obras de terraplenagem, fundações e escoramentos, entre outras. Com relação a sondagem à percussão, assinale a opção correta.

  • A.

    É indicada para identificação e caracterização de materiais rochosos.

  • B.

    Fornece um índice de resistência do terreno à penetração do amostrador padrão a uma dada profundidade, o qual é calculado como o número de golpes de um peso padrão caindo de uma altura padronizada necessários para se cravar todo o comprimento do amostrador.

  • C.

    Pode fornecer amostras deformadas de solos argilosos.

  • D.

    Não pode ser executada abaixo do nível d'água freático.

  • E. Não pode ser executada em solos estratificados.

Foi construído um complexo comercial, onde existe um sistema de esgoto composto por um tanque séptico e dois sumidouros, que atende um restaurante que serve 120 refeições por dia e um setor administrativo com 30 funcionários. Ainda lhe informam que o sistema de esgoto não funciona desde a inauguração e lhe fornecem os seguintes dados do sistema:

  • O tanque séptico é de câmara única e tem volume útil de 3,00 m³.
  • Os sumidouros têm base retangular de 3,00 m x 1,00 m e altura de 1,50 m

Dados e informações adicionais:

  • O terreno tem um coeficiente de infi ltração igual a 75 litros/m²/dia

Tabela: contribuição de esgoto e lodo fresco por tipo de ocupação

Fórmulas:

V = volume útil (litros)

N = número de contribuintes

C = contribuição de despejo por entidade por dia (Litros /pessoa ou litros/refeição)

T = período de detenção (dias)

K = taxa de acumulação de lodo digerido em função da temperatura e tempo de acumulação (adotar K = 65)

Lf = contribuição de lodo fresco por entidade por dia (litros/pessoa ou litros/refeição)

A = área de infi ltração (m2)

Vc = N × C = volume de contribuição (litros/dia)

I = coeficiente de infiltração (Litros/m2 x dia)

Qual das alternativas abaixo resolverá o problema de maneira mais econômica?

  • A.

    Aumentar o volume da fossa para 6 m3.

  • B.

    Aumentar o volume da fossa para 6 m3 e construir mais dois sumidouros iguais aos existentes.

  • C.

    Construir mais dois sumidouros iguais aos existentes.

  • D.

    Substituir os sumidouros por um filtro anaeróbico.

Em face da complexidade dos desenhos de engenharia, torna-se necessária a utilização de procedimentos de gerenciamento e organização dos mesmos. No programa AutoCAD, o LAYER é uma ferramenta que permite desenvolver o desenho em camadas superpostas e independentes. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Para melhor organização, deve-se alterar o nome da camada padrão, LAYER 0 (zero) para um nome alfanumérico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estruturas são componentes das edificações responsáveis por resistirem aos esforços ocasionados pelas cargas de serviço nessa obra. São empregadas, usualmente, estruturas metálicas, de concreto ou de madeira para se alcançar o melhor benefício da escolha em relação a características específicas da obra e a aspectos econômicos. Acerca desses tipos de estrutura, julgue os itens que se seguem.

Nas estruturas metálicas, peças com seção múltipla devem resultar da associação de peças simples com ligações contínuas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relacionados a estabilidade de taludes.

I Para que um talude constituído de uma camada de solo homogêneo seja estável, é necessário que a sua inclinação em relação à horizontal seja menor ou igual ao ângulo de atrito de repouso do solo constituinte do talude.

II Denomina-se corrida de detritos à movimentação lenta de taludes compostos de solos argilosos plásticos saturados.

III O método de análise de estabilidade de Morgenstern-Price permite o cálculo de fatores de segurança para superfícies de deslizamento de forma qualquer.

IV Os drenos sub-horizontais profundos podem reduzir as poropressões em taludes e, conseqüentemente, aumentar o seu fator de segurança.

V Pelos métodos de análise de estabilidade de taludes, conhecidos como métodos das fatias, a exatidão do fator de segurança calculado será maior quanto maior for o número de fatias empregadas.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, IV e V.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.

O croqui abaixo mostra a instalação de água fria de um vestiário de quadra de esportes, onde:

AB, BC, CD... são trechos de ramal.

LV = lavatório

CH = chuveiro

VS = vaso sanitário com caixa acoplada.

Você sabe, também, que após uma competição, todos os aparelhos são usados simultaneamente.

Dados e informações adicionais:

Diâmetro mínimo dos sub-ramais dos aparelhos:

Para a situação acima descrita e os dados fornecidos, qual das afirmações abaixo é falsa?

  • A.

    Neste tipo de uso, o melhor método de dimensionamento é o "método das seções equivalentes", que considera o máximo consumo possível.

  • B.

    O método de Hunter (também conhecido como método dos pesos) considera que os aparelhos não são usados todos simultaneamente.

  • C.

    A ordem de colocação dos aparelhos afetará o diâmetro do trecho CD.

  • D.

    No método de Hunter o critério de dimensionamento é pelo consumo máximo provável.

Em face da complexidade dos desenhos de engenharia, torna-se necessária a utilização de procedimentos de gerenciamento e organização dos mesmos. No programa AutoCAD, o LAYER é uma ferramenta que permite desenvolver o desenho em camadas superpostas e independentes. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Ao se congelar (FREEZE) uma camada, os elementos nela contidos não são regenerados, reduzindo, assim, o tempo de regeneração do desenho como um todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estruturas são componentes das edificações responsáveis por resistirem aos esforços ocasionados pelas cargas de serviço nessa obra. São empregadas, usualmente, estruturas metálicas, de concreto ou de madeira para se alcançar o melhor benefício da escolha em relação a características específicas da obra e a aspectos econômicos. Acerca desses tipos de estrutura, julgue os itens que se seguem.

As vigas de concreto armado em T trabalham, usualmente, com tensões moderadas na mesa de compressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Assinale a opção que contém o desenho que representa corretamente a vista frontal (na direção paralela ao eixo X) do objeto apresentado em perspectiva no desenho acima.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A respeito da composição analítica simplificada do custo de um serviço, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O custo unitário total é a soma do custo unitário direto com o valor do BDI.

  • B.

    O custo unitário é o produto do valor do coeficiente pelo preço do componente.

  • C.

    No caso da mão-de-obra e equipamentos, a unidade de tempo normalmente utilizada é a hora por dia.

  • D.

    O coeficiente refere-se à quantidade com que cada componente participa na composição analítica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...