Questões de Engenharia Civil

Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para identificação dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho, as empresas devem estabelecer seus respectivos Mapas de Risco, utilizando-se de padrões de cores para alertar os usuários. Considerando que, na parte interna de um aeroporto exista uma área para manuseio de produtos químicos em geral, a cor que deverá ser utilizada para identificar tal risco nessa área é a

  • A.

    azul.

  • B.

    verde.

  • C.

    marrom.

  • D.

    amarela.

  • E.

    vermelha.

A avaliação funcional de pavimentos, asfálticos ou rígidos, deve contemplar a medição da irregularidade longitudinal do pavimento. A irregularidade caracteriza-se pelo desvio da superfície da rodovia em relação a um plano de referência, que afeta a dinâmica dos veículos, a qualidade de rolamento e as cargas dinâmicas sobre a via. A medição deste índice NÃO pode ser realizada com:

  • A.

    Levantamento topográfico com nível e mira.

  • B.

    Georradar (Ground Penetrating Radar).

  • C.

    MERLIN (Machine for Evaluating Roughness using Low-Cost Instrumentation).

  • D.

    Integrador IPR/USP.

  • E.

    Perfilômetro inercial a laser.

Avalie, respectivamente, os valores de VA, VD e HA na estrutura a seguir:

  • A.

    11,2; 4,8 e 5,0

  • B.

    9,6; 6,4 e 5,0

  • C.

    10,6; 5,4 e 4,0

  • D.

    9,6; 6,4 e 4,0

  • E.

    11,2; 4,8 e 4,0

A respeito dos conceitos e das responsabilidades sobre elaboração de relatórios e laudos técnicos, julgue os itens subsequentes.

A perícia e a vistoria são atividades que podem ser consideradas iguais, pois as duas visam a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que a constituem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre instalações prediais de água fria, considere:

I. A velocidade de escoamento da água é limitada em função do ruído, da possibilidade de corrosão e também para controlar o golpe de aríete. A norma brasileira limita a velocidade máxima em 3 m/s.

II. Válvulas de gaveta podem operar abertas ou parcialmente abertas em razão do fechamento se dar por corrediça, próprio para bloqueios estanques de baixa pressão.

III. Válvulas tipo globo podem operar abertas ou parcialmente abertas. Este tipo de válvula é empregado em chuveiros, torneiras e misturadores.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II.

Uma instalação de 110 V tem um de seus ambientes com 10 pontos de iluminação de 200 W cada. Na compra de interruptores para acionar o conjunto, constatou-se que só havia disponibilidade de interruptores de 10 A. Ao se fazerem os cálculos, verifica-se que a quantidade mínima de interruptores a ser adquirida para acender/apagar todas as lâmpadas desse ambiente é

  • A.

    1

  • B. 2
  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

O Balanced Scorecard é uma técnica que tem como objetivo a integração e o balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho definidos por uma empresa, servindo de base para a avaliação empresarial. Essa técnica baseia-se em quatro perspectivas, na busca de resultados, formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando.

Qual, dentre as abaixo relacionadas, NÃO representa uma perspectiva estratégica considerada nessa técnica?

  • A.

    Aprendizado

  • B.

    Clientes

  • C.

    Financeira

  • D.

    Planejamento

  • E.

    Processos internos

Considerando que, no planejamento de uma obra, o tempo é um parâmetro importante para que se garanta a conclusão da obra dentro dos prazos acordados, julgue os seguintes itens.

Em uma rede de planejamento, o caminho crítico é a sequência de atividades críticas compreendidas entre o início e o fim da rede; já as atividades críticas são aquelas que apresentam sempre as menores folgas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao elaborar um projeto de arquitetura por meio da ferramenta AUTOCAD, quando se deseja inserir o elemento "projeto de estrutura", proveniente de um arquivo distinto, com coordenadas iguais, de forma que ambos fiquem interligados e compatibilizados, sem sobrecarregar o projeto original e sem que haja alteração em ambos os projetos, deve-se utilizar o comando

  • A.

    Raster image reference.

  • B.

    External references.

  • C.

    Extend.

  • D.

    Hatch.

  • E.

    New viewports.

Como modal de transporte de carga, os aeroportos podem dispor de área específica para armazenamento e manuseio de materiais radioativos. Com o objetivo de preservar a segurança das pessoas que transitam nessa área, a cor que deve ser utilizada para pintar as portas e aberturas de acesso é a

  • A.

    púrpura.

  • B.

    preta.

  • C.

    azul.

  • D.

    amarela.

  • E.

    vermelha.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...