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Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O orçamento, além do objetivo de valorar a obra, constitui a entrada de vários processos de acompanhamento e controle. Em relação às ferramentas de controle desses processos, julgue os itens a seguir.
Os custos indiretos não são considerados na elaboração do cronograma físico-financeiro, pois não podem ser quantificados para fins de acompanhamento e controle por parte da fiscalização.
Considere que, em uma planilha eletrônica do Microsoft Excel/2003, do pacote de aplicativos Office XP, versão em português, na sua configuração padrão, o valor da célula B1 foi obtido através da aplicação da fórmula =2+3. Um usuário seleciona e copia a célula B1 e, em seguida, seleciona a célula C1 e executa a operação de colar. Com base nessas informações, após a operação, é correto afirmar:
A célula C1 passa a exibir o valor 5.
A célula C1 fica bloqueada, impossibilitando alterar seu conteúdo.
A célula B1 fica bloqueada, não sendo possível alterar seu conteúdo.
Se o valor da célula B1 for alterado para 10, a célula C1 também passará a exibir o valor 10.
O Excel exibe uma mensagem de erro informando que não é possível copiar células que contenham fórmulas.
Os asfaltos diluídos ou recortados constituem CAPs liquefeitos por adição e mistura de solventes. Expostos às condições ambientais, os solventes evaporam de modo a restar somente o CAP. As emulsões asfálticas são dispersões de uma fase em outra fase líquida. As emulsões asfálticas são produzidas a partir de CAP adicionado à água e ao agente emulsificante. Na pavimentação, as principais utilizações dos asfaltos diluídos e das emulsões asfálticas são, respectivamente,
imprimadura impermeabilizante e pintura de ligação.
pintura de ligação e pré-misturado a frio.
tratamentos superficiais e imprimadura impermeabilizante.
pintura de ligação e microrrevestimento.
areia-asfalto e imprimadura impermeabilizante.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Uma barra em perfil I, conforme figura (seção transversal), está submetida à tração simples no valor de 200 kN. Observe:
A tensão normal a essa barra é:
200 MPa.
50 MPa.
20 MPa.
2 MPa.
500 MPa.
Acerca da gestão de resíduos na indústria da construção, julgue os itens que se seguem.
A minimização de resíduos é uma das maneiras adotadas para se reduzir o impacto ambiental.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O engenheiro que elabora o projeto básico de uma edificação deve ter conhecimentos acerca de projetos hidrossanitários. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Sempre que possível, as tubulações de esgotos sanitários devem ser projetadas para trabalhar como dutos forçados, para se obter o melhor desempenho de escoamento.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O orçamento, além do objetivo de valorar a obra, constitui a entrada de vários processos de acompanhamento e controle. Em relação às ferramentas de controle desses processos, julgue os itens a seguir.
O cronograma físico-financeiro é a representação gráfica do plano de execução da obra, em que todas as fases de execução são representadas.
Durante a construção de um empreendimento, o processo de gerenciamento de riscos é desenvolvido em atividades interligadas, EXCETO
a identificação de riscos.
a análise qualitativa e quantitativa.
o planejamento de atividades técnicas.
o planejamento de resposta a riscos.
o monitoramento e controle de riscos.
A aquaplanagem é a perda de contato entre o pneu e o pavimento devido à presença de uma película de água na pista. Nesta situação, o atrito por adesão é praticamente nulo. NÃO caracteriza uma ação para combater o fenômeno da aquaplanagem:
dispositivos de drenagem superficial.
implantação de revestimento drenante.
adequada declividade transversal e longitudinal.
limitação de tráfego de veículos pesados.
sistema de drenagem subsuperficial (pavimento).
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Quanto ao dimensionamento de estruturas em concreto armado, a partir da NBR 6118:2003, analise:
I. O cobrimento mínimo para a ferragem em lajes, no caso de Classe de Agressividade Ambiental IV é de 45mm.
II. Nas lajes maciças, deve ser respeitado o limite mínimo de 5cm de espessura para lajes de cobertura, inclusive em balanço.
III. A armadura transversal de pilares, constituída por estribos e, quando for o caso, por grampos suplementares, deve ser colocada em toda a altura do pilar, sendo obrigatória sua colocação na região de cruzamento com vigas e lajes. O diâmetro dos estribos em pilares não deve ser inferior a 5mm nem a 1/4 do diâmetro da barra isolada ou do diâmetro equivalente do feixe que constitui a armadura longitudinal.
IV. O diâmetro das barras para armadura longitudinal de pilares não deve ser inferior a 10mm nem superior a 1/8 da menor dimensão transversal.
V. Nas lajes maciças, deve-se armar nas duas direções apenas quando a razão entre a medida do maior vão pela medida do menor vão for menor que 2.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
I, III, IV, V
II
I, II, III, IV, V
I, V
I, II, IV, V
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